BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Mega City & Manual do Aventureiro

Existem grandes cidades onde o mundo se encontra. Tudo que é possível acontece. Tudo que existe está ali. Tudo que é real tem seu lugar em algum bairro, gueto ou casa de shows.
E existe a Cidade das Cidades. Onde o impossível está em cada esquina.
MEGA CITY é o primeiro cenário totalmente voltado para 3D&T, perfeito para acomodar os poderes extremos deste jogo. Aqui você pode desafiar supervilões dos quadrinhos, lutar em torneios de artes marciais secretos, viver no futuro dos robôs atômicos, explorar o mundo sombrio dos seres sobrenaturais, ou mesmo correr o maior dos riscos: ser um aventureiro (mais ou menos) normal em meio a isso tudo.
Você, herói extremo de 3D&T, tem agora o merecido palco para suas batalhas.
Mega City & Mega City: Manual do Aventureiro
Autor: Gustavo Brauner
Editora: Jambô
Páginas: 144 & 80

MEGA CITY: SKOOB - COMPARE & COMPRE - LOJA RECOMENDADA (FÍSICO/DIGITAL)
MANUAL DO AVENTUREIRO: SKOOB - COMPARE & COMPRE - L. RECOMENDADA (FÍSICO/DIGITAL)

O sistema 3D&T surgiu sem uma ambientação própria, apenas algumas referências aos heróis japoneses, e com o tempo ganhou algumas oficiais para cenários já existentes como Tormenta e U.F.O Team e adaptações para produtos de outras mídias como filmes, livros, quadrinhos e animes. Mesmo depois de 10 anos de sucesso ainda não possuía um cenário exclusivamente seu, coisa que só foi mudar com Mega City, que chegou trazendo um Mega-Cenário com cinco Mini-Cenários dentro de si.
-
Mega City é um módulo complementar ao Manual 3D&T Alpha - ou seja não é obrigatório possuí-lo para começar a jogar, mas é um tempero bem vindo - que apresenta o primeiro cenário oficial voltado exclusivamente para o sistema. A Cidade das Cidades reúne aquilo que o sistema pode oferecer de melhor quando se trata de aventuras modernas: super-heróis, lutadores de artes marciais, robôs patrulheiros, defensores sobrenaturais e detetives que usam a astúcia para desvendar mistérios. 
-
O primeiro capítulo apresenta a história do cenário de maneira geral - com um texto bem rico em detalhes e bastante aprofundado - contando desde sua descoberta por um navegador Italiano, a colonização e contato com Holandeses e Ingleses, a migração Japonesa e Chinesa, até chegar nos dias atuais com toda miscigenação e sua divisão geográfica. Enquanto isso os capítulos subsequentes se aprofundam um pouco mais na história de cada um dos cinco mini-cenários (Super Mega City, O Torneio das Sombras, Megadroide, Crônicas de Nova Memphis e Mega-City Contra-Ataca) e suas particularidades - personalidades, heróis e vilões conhecidos, e ideias para aventuras - apresentando novas regras, vantagens e desvantagens para uso em jogo. Cada um deles foi criado para ser utilizado de maneira separada, mas funcionam bem quando misturados, exceto por Megadroide. Inclusive o último capítulo, voltado para o Mestre, conta com  regras para equilibrar aventuras em que personagens estejam em patamares diferentes.
Super Mega City, o primeiro dos cinco mini-cenários a ser apresentado e talvez o mais detalhado dentre eles, traz a história dos Super-Heróis em Mega City fazendo referência a história dos quadrinhos, desde as Revistas Pulp até a Era Heroica. Além disso apresenta os personagens icônicos do cenário e novas regras para superpoderes e habilidades.
-
O capítulo seguinte apresenta O Torneio das Trevas, um cenário que explora histórias envolvendo torneios de artes marciais e histórias policias de pancadaria. A história do torneio e da sociedade que lhe deu origem é descrita em detalhes, desde a origem na Babilônia até os dias atuais, quando se tornou fachada para uma organização envolvida em atividades criminosas. Também é descrita a misteriosa Força Treva, que pode dar poderes surpreendentes para os seus usuários através de algumas novas vantagens, além de técnicas que tornam o combate mais variado.
-
O terceiro cenário, Megadroide, é responsável pela faceta tecnológica de Mega City, mas apesar das novas mecânicas apresentadas é o que mais parece não pertencer à colcha de retalhos. Essa sensação vem do fato dele ser o mais diferente entre todos e o mais restrito por tudo que é apresentado.
-
Crônicas de Nova Memphis, o penúltimo cenário, talvez seja o que dentre eles peça uma ampliação o mais breve possível. Ele apresenta um evento místico na virada do Milênio, e as descrições de clãs e facções de Vampiros, Lobisomens, Anjos e Demônios que se enfrentam na chamada Guerra Secreta, embora  participações de Magos Humanos, Imortais e Espíritos também seja citada. Muito do cenário é apenas pincelado, deixando a cargo do mestre a criação de conteúdo e no leitor um gosto de quero mais. O cenário apresenta novas regras e variações para Vantagens Únicas oriundas do manual base
-
Mega City Contra-Ataca traz o mini-cenário menos detalhado em termos de história já que o foco é em personagens mais humanos, e a para isso a história básica apresentada no primeiro capítulo já é suficiente. O capítulo apresenta regras para personagens mais mundanos, sem acesso a poderes impressionantes ou habilidades (muito) extraordinárias e pode render histórias interessantes com uma pegada bem diferente do que se está acostumado para o sistema.




O Manual do Aventureiro - Mega City funciona como um suplemento ao suplemento, se assim podemos dizer. Ao contrário do primeiro, que tem a função de introduzir e apresentar todo um cenário com novas regras e históricos, o segundo livro é totalmente focado na criação de personagens. O livro se inicia introduzindo e explicando o conceito de Kit e de como eles dão mais variabilidades aos personagens e de forma semelhante ao módulo básico, cada capítulo é dedicado exclusivamente a um distrito de Mega City. 
-
O primeiro capítulo apresenta arquétipos de heróis e vilões para serem utilizados em Super Mega City como o Humano Uniformizado, o Aprendiz Mirim, o Alien Amigo e o Super Soldado. O capítulo seguinte abrange o Torneio das Sombras com seus Street Fighters, Sensei Ansiões, Boxeadores, Luchadores, Dragões Brancos e Kickboxers. O terceiro, sobre Megadróide, traz além dos óbvios kits voltados para robôs alguns que reverenciam o gênero tokusatsu como o Super Sentai, o Metal Hero e o Kamen Figther. O quarto apresenta os kits para o heróis de Crônicas de Nova Memphis, não apenas para os seres sobrenaturais, mas também para personagens humanos bem interessantes como o médium. O último capítulo, Mega City Contra-Ataca aborda personagens mais humanos, tidos como comuns ou realistas, como o Chef e Médico, e alguns nem tanto como o Atleta XXX, o Agente X e o Cientista Fringe. 
-
De maneira geral, Mega City é um cenário interessante, com espaço para uma grande leque de possibilidades, embora com dito antes algumas partes dessa mistura não me agradaram. O Manual do Aventureiro abre um novo leque de possibilidades, principalmente para Megadroide e para mistura, Afinal é bem mais fácil imaginar um Kamen Fighter lutando ao lado de Aliens Amigos, Magos, Jovens Prodígios, Velocistas contra Ninjas Urbanos, Monstros, Parasitas e Mafiosos, do que imaginar a mesma situação com um robô no estilo Megaman (embora nada proíba isso). A novas regras apresentadas acrescentam bastante coisa ao sistema podem ser adaptadas para outros cenários (e algumas já foram, como os equipamentos presentes em Brigada Ligeira Estelar) e mesmo não sendo o meu cenário favorito recomendo fortemente a leitura e aquisição da obra.