BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Perdido em Marte


Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho. Depois de uma forte tempestade de areia, a missão Ares 3 é abortada e a tripulação vai embora, certa de que Mark morreu em um terrível acidente. Ao despertar, ele se vê completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar às pessoas na Terra que está vivo. E, mesmo que conseguisse se comunicar, seus mantimentos terminariam anos antes da chegada de um possível resgate. Ainda assim, Mark não está disposto a desistir. Munido de nada além de curiosidade e de suas habilidades de engenheiro e botânico e um senso de humor inabalável , ele embarca numa luta obstinada pela sobrevivência. Para isso, será o primeiro homem a plantar batatas em Marte e, usando uma genial mistura de cálculos e fita adesiva, vai elaborar um plano para entrar em contato com a Nasa e, quem sabe, sair vivo de lá. Com um forte embasamento científico real e moderno, Perdido em Marte é um suspense memorável e divertido, impulsionado por uma trama que não para de surpreender o leitor.
Perdido em Marte
Autor: Andy Weir
Editora: Arqueiro
Páginas: 336


Duas outras missões Ares já haviam estado lá e alcançado um êxito sem precedentes. Aquela já era a terceira vez que humanos pousavam em Marte. Seis tripulantes altamente capacitados e treinados viveriam ali durante um mês fazendo pesquisas de campo e experiências científicas até que as condições de retorno fossem favoráveis e todos os preparativos para a partida estivessem em ordem. Mas no 6º dia (ou Sol) algo saiu errado. Uma forte tempestade de vento ameaçava destruir todos os equipamentos. A missão foi abortada e os astronautas receberam ordens para entrarem no VAM (Veículo de Ascenção de Marte) e saírem de lá o quanto antes. Na correria e por puro azar Mark Watney é atingido por uma antena de comunicação arremessada pelo vento e cai desacordado. Após procurar e não encontrar e julgando que ele havia morrido, a tripulação parte deixando-o para trás. Contudo ele sobrevive e agora sozinho e sem ter como se comunicar com a tripulação e a Terra, terá de encarar uma luta ferrenha contra um planeta hostil se quiser viver.
-
E sobreviver em Marte não será nada fácil. As provisões são limitadas, a atmosfera é tóxica e a temperatura é congelante. Um resgate a partir da Terra levaria anos, os equipamentos simplesmente param de funcionar e ninguém sabe que Mark está vivo! Bem trágico, não? Mas por sorte o que não falta em Mark Watney é uma incrível e contagiante vontade de viver.
-
Assim começa Perdido em Marte, livro de estreia de Andy Weir e que vem arrancando elogios da crítica especializada mundo afora. Quem me conhece sabe o quanto a pesquisa e a exploração espacial me deixam entusiasmado. Quando soube da temática deste livro não tive dúvidas de que fosse gostar.
-
O personagem principal, o nosso improvável sobrevivente, é um engenheiro mecânico e botânico. O fato dele ser também um astronauta já o faria ser alguém excepcional para os padrões mundanos mas não são estas as características que o tornam marcante. Seu senso de humor, velocidade de raciocínio e capacidade de improvisação juntamente com seu carisma e otimismo são os pontos fortes da sua personalidade e os que mais me cativaram. Fica impossível não se ver torcendo para que ele consiga se manter vivo e consiga voltar à Terra.
-
A maior parte do texto é composta pelos diários de bordo narrados em primeira pessoa pelo próprio Mark Watney. Com muita perspicácia, bom humor e boas doses de sarcasmo, ele nos relata didaticamente tudo o que faz para sobreviver naquele ambiente hostil. Em outros pontos a narrativa muda para a terceira pessoa e temos cortes para a Terra (com a NASA, os bastidores das missões espaciais e a repercussão midiática) e para a nave Hermes, na qual viajam de volta os colegas de Mark.
-
Tais mudanças não são abruptas e são feitas entre os capítulos ou em intersecções ao longo dos mesmos. A tensão em ambos os casos é constante. Você quer saber como serão os próximos sóis de Mark Watney, como ele irá resolver os próximos problemas e se ele irá sobreviver até o resgate.
-
Por tratar de uma das mais ambiciosas jornadas que a ciência e a tecnologia podem empreender, é inevitável (e seria um erro se não fosse assim) que o livro apresente vários conceitos técnicos e siglas em suas páginas, contudo o texto é extremamente acessível. Leigos não terão dificuldade em entender os cálculos e conceitos de física e química por trás das muitas improvisações de Mark.
-
Outro ponto interessante é o de Perdido em Marte ser uma obra de ficção extremamente plausível. A história se passa no nosso quintal celeste e na iminência do nosso tempo. Não é uma viagem a outra galáxia ou sequer a outro sistema estelar, tampouco se passa a milênios no futuro ou aborda improváveis viagens no tempo. Não requer tecnologias mirabolantes tais como dobra, buracos-de-minhoca ou buracos-negros tão comuns em outras obras de ficção científica, e que nem sabemos como (ou mesmo se vamos) dominar algum dia. A chegada do homem à Marte é apenas uma questão de tempo e vontade. Já dispomos de boa parte da tecnologia de propulsão e conhecemos melhor o planeta vermelho do que os nossos oceanos. Num futuro muito próximo podemos esperar que uma missão como a Ares descrita no livro chegue lá. (E que nenhum astronauta precise ser como um Mark Watney). Neste aspecto, vejo este livro como uma possível prévia de uma missão real.
-
Perdido em Marte me deixou extremamente empolgado! É uma ficção moderna, plausível e gostosa de ler com um forte apelo humano pela perseverança e sobrevivência. É a prova de que quando nos unimos num objetivo comum podemos literalmente fazer o impossível. Ouso dizer que já é um dos melhores que li este ano e recomendo fortemente a todos.
Ps. A obra ganhou uma adaptação cinematográfica protagonizada por Matt Damon e dirigida por Ridley Scott. Jessica Chastain, Kate Mara, Michael Peña, Jeff Daniels, Kristen Wiig, Chiwetel Ejiofor, Mackenzie Davis, Sean Bean e Donald Glover completam o elenco. Perdido em Marte será lançado no Brasil em 27 de novembro deste ano e o primeiro trailer foi oficialmente lançado hoje (08 de Junho). Confiram!