BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Demolidor: A Série da Netflix









Demolidor, a nova série da Marvel, segue a história de Matt Murdock, vítima de um acidente que o deixou cego quando adolescente, mas também incutiu nele superpoderes sensoriais. Matt se forma advogado e abre sua firma na perigosa Hell's Kitchen, onde luta por justiça: de dia como advogado, de noite como o Demolidor, o guardião das ruas de Nova York.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
Título: Demolidor
Título Original: Daredevil
Lançamento/Duração: 2015 - 50 minutos/episódio 
Temporada: 13 Episódios - Gênero: Ação/Thiller
Classificação: 18 - Não recomendado para menores de 18 anos
Direção: Adam Kane, Brad Turner, Euros Lyn, Farren Blackburn, Guy Ferland, Ken Girotti, Nelson McCormick, Nick Gomez, Phil Abraham, Stephen Surjik, Steven S. DeKnight
Roteiro: Bill Everett, Drew Goddard, Stan Lee, Gene Colan, Roger McKenzie, Frank Miller, Johnny Romita, Steven S. DeKnight, Luke Kalteux, Douglas Petrie, Joe Pokaski, Marco Ramirez, Roy Thomas.
Elenco: Charlie Cox, Deborah Ann Woll, Elden Henson, Vincent D'Onofrio, Rosario Dawson, Scott Glenn, Vondie Curtis-Hall


Às vésperas do lançamento de Os Vingadores: A Era de Ultron, um outro herói da Marvel tem se destacado e arrancado aplausos do mundo nerd e sites especializados: o Demolidor. Anos após o filme que até hoje divide opiniões, protagonizado por Ben Affleck, o personagem ganhou uma nova versão, agora fazendo oficialmente parte do universo integrado da Marvel (assim como as séries Agents of S.H.I.E.L.D. e Agent Carter, além de todos os filmes da Marvel Studios)
-
Produzida pela Netflix em parceria com a Marvel, a série do homem sem medo conta com 13 episódios - disponíveis desde o dia 10 de abril - e faz parte de um projeto maior. As empresas se uniram para criar séries um pouco mais adultas utilizando de personagens urbanos e menos conhecidos, que enfrentam problemas em escala menor que seus companheiros do cinema. A primeira delas já foi lançada (Demolidor) e depois disso seguem as series de Jessica Jones, Luke Cage, Punho de Ferro (todas com 13 episódios cada) e finalizará em uma outra com 8 capítulos que reunirá os quatro heróis formando a equipe os Defensores (que não tem nada haver com a das HQs).



Diferente das séries televisivas da Marvel da ABC (Agents of S.H.I.E.L.D. e Agent Carter) que possuem ligações diretas com as tramas universo cinematográfico, a série Demolidor conta uma história a parte, própria, sem preocupações, mas com referências indiretas. O mundo sabe da grandiosa batalha de Nova York onde Os Vingadores salvaram o planeta, e ainda sofre seus efeitos.
-
Em Demolidor, o jovem Mattew "Matt" Murdock quer ajudar pessoas e fazer a diferença neste mundo, mesmo que tenha que começar pensando em mudar a dura realidade de Hell's Kitchen, bairro onde nasceu e cresceu em Nova York. Ter ficado cego ainda muito jovem, em um acidente com produtos químicos, não é um empecilho em sua jornada, a vida deu-lhe compensações. Junto com seu amigo e sócio Foggy Nelson, ele abre seu próprio escritório de advocacia, mas claro, essa não é sua única forma de fazer justiça. Durante a noite, Matt combate o crime com um vigilante e ajuda a limpar a sujeira que assola a vizinhança. Contudo, o homem sem medo - em ambas identidades - vai acabar irritando gente poderosa, pessoas que têm seus próprios planos para o bairro e não tem problemas em jogar sujo para conseguir seus objetivos. Cabe a ele lutar pelo que é certo, e lembrar das palavras do pai: mesmo caindo um Murdock sempre se levanta. O resultado dessa luta determinara o destino de Hell's Kitchen.
-
A série possui grande qualidade, mantém fidelidade ao material fonte - inspirada principalmente no material clássico escrito por Frank Miller - e não tem medo de ser forte, intensa, e levar a sério a trajetória de seus personagens. Mais que uma série de herói, Demolidor aborda diversas questões filosóficas (como conflito entre o que diferencia o certo e o errado, valores morais e religião), conflitos psicológicos e ideológicos. Protagonista e antagonista possuem o mesmo objetivo: tornar Hell's Kitchen um lugar melhor, mas cada um possui uma visão do que seria um lugar melhor.

Os atores escalados fazem um excelente trabalho ao dar vida e personalidade aos personagens, mesmo os coadjuvantes. Apesar de o herói ser o ponto central do seriado, é difícil gostar apenas dele quando temos uma leva de personagens intrigantes e cativantes como Wilson Fisk, Foggy Nelson, Jack Murdock, Ben Urich e Stik. Todos que estão presente servem para levar a história adiante e tornar Hell's Kitchen algo tangível para o espectador.
-
Os roteiros densos e sóbrios, puxam o clima da série para o lado mais sombrio e adulto dos personagens vindos de histórias em quadrinhos. Algo que até então, o universo cinematográfico da Marvel não havia explorado totalmente. A fotografia escura e a trilha também contribuem para que esse clima se evidencie e esteja presente em todos momentos da trama. Outro ponto que merece destaque são as cenas de ação muito bem coreografadas e executadas que te fazem perder o fôlego. Tudo isso sem deixar de transmitir um pouco realismo e manter o espectador crente em ver um herói em formação, com suas vantagens e dificuldades.
-
Como assisti a série com calma pude me permitir analisar a série em diversos ângulos e detalhes, e assisti-la no idioma original e dublada. E preciso dizer que seja qual for a sua escolha ela será acertada. O trabalho de dublagem não deixa nada a dever para o original, e são pouquíssimas as famosas perdas por tradução. Boa parte dos termos e nomes próprios de locais foram mantidos fielmente como a própria Hell's Kitchen, que não foi chamada de Cozinha do Inferno como é nos quadrinhos.
-
Demolidor mostrou ser, na minha opinião e nas notas dos sites especializados, a melhor série de herói feita até o momento. A equipe conseguiu estruturar uma adaptação que une fidelidade aos quadrinhos do personagem, um clima sombrio e maduro, um arco de histórias fechado e coeso que percorre todos os episódios, e se manter dentro do Universo Marvel já consolidado no cinema sem que isso perde-se o sentido. A série é mais que recomendada para os amantes de quadrinhos, mas com certeza irá agradar todo aquele que gosta de bons thillers soturnos também. Aproveita que a netflix já lançou todos os episódios e confere você também, que sabe não rola até maratona!?