BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Fortaleza Negra






De uma inóspita região da antiga União Soviética, vampiros, até então considerados criaturas lendárias, surgem inesperadamente e põem fim à Guerra Fria em 1985. Usando seu poder mental extraordinário e sua força sobre-humana, os Mestres da Realeza Vampírica exigem a rendição dos líderes mundiais e se autoproclamam senhores absolutos do planeta.
Anos depois, vivendo num mundo de relativa paz entre humanos e vampiros, Aleksandra Baker, uma garota de 17 anos, se ressente por não ter a mesma liberdade que os jovens do passado. Agora, além de viver sob o jugo dos vampiros, Sasha, como é chamada por todos, está apavorada com uma nova ameaça, a invasão de predadores letais: os mitológicos!
Em 2013, diante dos terríveis ataques de centauros e minotauros, a família Baker não vê outra saída a não ser se mudar para a Rússia e morar entre os muros do único lugar onde é possível viver livre dos seus ataques: a impenetrável Fortaleza Negra, reduto da Realeza Vampírica.
Mas a ideia de se mudar para a Fortaleza não agrada Sasha. Ela não gosta de vampiros e para o seu desespero, Helena, sua melhor amiga, vai ficar para trás, correndo perigo constante. O que a adolescente ruiva não esperava era que os Mestres da Realeza Vampírica fossem tão fascinantes. Principalmente Mestre Mikhail, que parece ter uma implicância gratuita com a garota e sempre a deixa nervosa com seu jeito arrogante e autoritário.
Dividida entre viver uma vida trivial ao lado dos novos colegas de escola ou se envolver num mundo cheio de segredos, jogos de poder, sedução e protocolos da Realeza, Sasha ainda precisará encontrar uma forma de levar Helena para a Rússia e se manter a salvo dos mitológicos que rondam a Fortaleza.
A única esperança são as pesquisas do seu pai, um biólogo que estuda uma forma de extinguir de vez essas criaturas. Para isso ele conta com a ajuda de Blake, um prodígio adolescente, que balançará o coração de Sasha. Mas a jovem talvez já esteja envolvida demais com a obscuridade de Mestre Mikhail…
Título: Fortaleza Negra
Série: Trilogia Fortaleza Negra
Autora: Kel Costa
Editora: Jangada - Grupo Editorial Pensamento
Páginas: 416




Devo começar esta resenha avisando que ela apresentará, em diversos momentos, dois pontos de vista. Contudo, não de duas pessoas diferentes. Ambos pontos são meus e explico a razão disso: no decorrer da leitura percebi que não sou parte do público alvo do livro e não seria justo avaliar levando em conta minha falta de costume e aversão a certas coisas, já que enxergava diversos pontos positivos na obra. Sendo assim, estejam preparados para uma resenha longa e detalhada desta que é a primeira parte de uma série que deve conquistar vários fãs por todo Brasil.
-
Romance, dramas adolescentes, relações de amizade, mistérios, vampiros, ação e sexo. Todos esses elementos fazem parte da agitada vida de Aleksandra Baker e é através de sua narrativa que acompanhamos a história de Fortaleza Negra. Por ser a personagem âncora da história, Sasha faz o papel de guia, nos levando consigo a cada descoberta sobre si, sobre o mundo e sobre as tramas. Existem também capítulos narrados por Mikhail, onde podemos ver os efeitos que a jovem tem sobre o vampiro e seu relacionamento com os outros mestres. Porém senti falta de um maior desenvolvimento da trama nas partes de mistério e da ação. Embora existam no livro, são passagens rápidas que instigam o leitor, mas não vão muito além. O maior foco da trama é a autodescoberta de Aleksandra e seu relacionamento conturbado com Mikhail.
-
Sasha é uma personagem em constante mudança, ora inocente, ora sensual, ora infantil, ora mulher, e isso afeta diretamente a trama. Mas se existe uma constante em seu comportamento é sua capacidade de se meter em confusão e ser irritante. Os Mestres terem permitido ela viver é um verdadeiro milagre (a história do pai dela ser importante para mim não cola, já que eles podem apagar memórias e seria como se ela nem existisse). O mesmo pode se dizer do interesse de Mikhail por ela, mas quem irá dizer que existe razão para as coisas feitas pelo coração?! Os amigos de Sasha, Kurt e Lara, fazem papel de alivio cômico, ombro amigo para o drama e ponte para novas confusões. Os cinco mestres tem personalidades bem diferentes entre si e trabalhadas cada uma a sua maneira, mas o destaque recai sobre os mais participativos - Klaus e Mikhail - deixando os outros um pouco mais ocultos. Assim também ficam os outros personagens da trama. Mesmo o pai de Sasha e Blake tem grandes participações, bem como o resto da família.
-
A escrita rica em detalhes e extremamente fluida foi um dos fatores para que eu, mesmo averso ao hot e ao comportamento de alguns personagens, continuasse a leitura. E se eu que não sou adepto só tenho elogios a fazer sobre a forma como a Kel Costa escreve, imagina o que quem gosta de vampiros, romance, triângulos amorosos e uma pegada hot terá a dizer!? Durante a minha leitura era impossível não pensar o quanto esse livro irá agradá-los. E o mesmo pode se dizer dos vampiros, mais próximos dos clássicos que das novas roupagens.
-
Uma coisa que me incomodou durante a leitura, e que provavelmente passará em branco a muitos outros leitores, foram as músicas citadas pela personagem. Bem, não foram as músicas em si que causaram o incomodo, mas a forma que a produção cultural ao todo se manteve intacta durante os anos. Se levarmos em conta que a política mundial e diversas outras coisas foram alteradas com a presença dos vampiros e depois com os ataques do mitológicos a produção cultural também deveria ser alterada. Inclusive acredito que alguns músicos nem chegariam a ter uma carreira por conta dos toques de recolher ou teriam morrido durante algum ataque. Ou mesmo Stephanie Meyer poderia não ter escrito a saga Crepúsculo devido ao choque com a realidade vampírica em sua vida, incluindo a proibição religiosa imposta por eles (Mormons também seriam afetados).
-
A programação visual do livro é muito bem feita - desde a capa à diagramação - não há em que por defeito. As ilustrações feitas pelo Ralph Damiani de alguns personagens nas últimas páginas do livro são excelentes, embora a descrição de Sasha e a ilustração não casem perfeitamente.
-
A Fortaleza Negra é um livro que irá deixar deixar uma legião de fãs enlouquecidos no aguardo das sequências, fandoms surgirão aos montes e logo várias moças e rapazes irão querer um vampiro sedutor para si. Sucesso é apenas uma questão de tempo. Digo isso sem a menor sombra de dúvida.



*Resenha postada originalmente no blog Coisas de Meninas na coluna Um Toque Masculino.