BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Crítica | As Tartarugas Ninja: Caos Mutante

Paramount/Reprodução


Com diversas versões e reinterpretações aos longos dos anos, seja nas telinhas, telonas ou páginas de quadrinhos, As Tartarugas Ninja é uma das propriedades intelectuais mais amadas entre as gerações de apaixonados por heróis. Em diferentes formatos, o quarteto mutante sempre esteve presente, mantendo-se vivo com maior ou menor destaque, mas faltava a eles um longa a altura (esqueçam aquela bomba do Bay e seus cágados bombados)!

As Tartarugas Ninja: Caos Mutante traz mais uma vez aos cinemas o quarteto de quelônios com nomes de pintores renascentistas, apostando em uma linguagem jovem e uma proposta estética fortemente inspirada por Homem-Aranha no Aranhaverso (2018). Desde o lançamento dos primeiros trailers, o longa tem roubado a atenção pela beleza da arte e pelo elenco de vozes, tanto o estrelado elenco adulto quanto pela primeira vez, as tartarugas adolescentes serem interpretados por adolescentes, e se comportar como tal. Felizmente, o longa vai além de uma casca bonita!
Paramount/Reprodução

O cientista Baxter Stockman cria uma fórmula capaz de alterar animais em híbridos mutantes, e uma organização secreta quer usar isso para criar o exército perfeito. A operação de invasão ao laboratório de Stockman, no entanto, não termina bem: suas cobaias desaparecem após a fuga de uma mosca mutante que o cientística criava como filho e parte de sua pesquisa vai parar nos esgotos de Nova Iorque, onde quatro tartarugas bebês e um rato adulto são atingidas pela Gosma.

Quinze anos mais tarde, Leonardo, Michelangelo, Donatelo e Rafael são quatro tartarugas mutantes adolescentes e ninja, cheios de energia encantados com o mundo humano. Os jovens querem apenas uma chance de serem aceitos pela humanidade, apesar do temor de seu pai e mestre de artes marciais, Splinter, que sabe o quando eles podem ser crueis com o que é diferente. Quando conhecem e ajudam a jovem April O'Neil, encontram a oportunidade perfeita para o que procuram: caso se tornem heróis, as pessoas deixarão de temê-los. O plano é deter o Super Mosca e seu reino de terror com a ajuda de April, mas no caminho vão descobrir que não os únicos mutantes e que mais gente está atrás deles.

Com bastante humor, aventura e doses de emoção, Caos Mutante é uma divertida jornada de evolução e transformação de um grupo de adolescentes em heróis, mas também pessoas mais maduras. Discutindo temas como preconceito, superproteção parental, relações familiares e responsabilidade em meio a piadas visuais e referenciais - ao mundo moderno, a cultura pop e a vida de adolescente - o roteiro de Seth Rogen, Evan Goldberg, e do diretor Jeff Rowe reconstrói a origem das tartarugas de forma leve e atual, se comunicando não apenas com seu público alvo, mas também com adultos e crianças menores. 
Paramount/Reprodução

A direção de Jeff Rowe e Kyler Spears conduz muito bem a trama aproveitando os pontos fortes e ressaltando o que o longa tem de melhor. O resultado é um filme divertido e carismático, que sabe onde quer chegar! Um dos maiores destaques fica por conta da parte visual com sua mescla de 3D, 2d e arte não finalizada, dando um aspecto particular a obra, se afastando de ser apenas uma tentativa de Aranhaverso. Por fim, a obra é muito bem complementada pela trilha sonora.

Tivemos acesso a uma cópia dublada, portanto não é possível avaliar o trabalho do elenco original, porém é evidente o quanto a equipe de animação conseguiu colocar dos envolvidos corporalmente em cena. Isso é visível em momentos como o que o rato Splinter se movimenta como Jackie Chan (voz original) em cenas de luta, utilizando o ambiente e objetos disponíveis a seu favor. Sobre as vozes nacionais, apenas elogios! O conjunto de vozes foi muito bem escolhido e dirigido, com destaque pra Anny Gabriele e a breve, porém competente participação de Léo Santana.

Divertido, cativante e espetacular, As Tartarugas Ninja: Caos Mutante abraça suas origens e, com uma condução competente, inovadora e jovial, entrega um excelente caminho para uma retomada da franquia no cinema e uma divertida introdução para um novo público. Mal posso esperar por mais!


Título: As Tartarugas Ninja - Caos Mutante
Título original: Teenage Mutant Ninja Turtles - Mutant Mayhem
Lançamento/Duração: 2023 - 1h 39min
Gênero: Aventura/Ação/Animação
Direção: Jeff Rowe, Kyler Spears
Roteiro: Seth Rogen, Evan Goldberg, Jeff Rowe