BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Review | A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça e Outros Contos

Pronto! Agora sim vamos começar as atividades deste ano oficialmente, no caso falando sobre aquela que foi a última leitura do ano de 2020: A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça e Outros Contos, obra de Washington Irving, publicada pela Editora Wish.
A edição reúne quatro contos do autor que brinca bastante mesclando o insólito, o sobrenatural e o histórico em suas tramas. Além disso, traz dois EXCELENTES textos complementares - o Prefácio de Oscar Nescarez e a Introdução de Jim Anotsu - que destacam todo o contexto histórico, importância enquanto referência para outros autores e também o seu racismo, comum a outros de seus contemporâneos (Século XIX).
Um fato importante a destacar é que, apesar das adaptações que o conto A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça inspirou, é preciso alinhar as expectativas para melhor proveito da leitura, visto que o tom beira mais o insólito e a dúvida sobre a presença do sobrenatural do que o terror ou horror esperado por muitos. Feito isso é possível aproveitar e surpreender com o que está por ser contado nele, bem como nos demais contos.
A narrativa de Irving, assim como o trabalho de tradução, me envolveram bastante durante a leitura. Apesar de toda óbvia irritação com os pensamentos ultrapassados e desprezíveis do autor - como o forte machismo e o já citado racismo - a leitura dos contos foi proveitosa. A forma como o tom bem humorado é mantido na perspectiva de relatos feitos pelo narrador, o suspense em relação ao sobrenatural e a buscas por amarração histórica e no factível acabam prendendo o leitor na narrativa. Dentre os quatro contos, destaco a trama de Rip Van Wickle, pelo tom inusitado, e O Noivo Espectral, pela surpresa e a desperta vontade de transformá-lo em um audiodrama!
Quanto a parte editorial e gráfica, não faltam elogios e poderia perder muito tempo enchendo a bola da Editora Wish! Porém, como nada ganho com isso, vou apenas destacar o trabalho de curadoria com as artes internas do livro, as notas de rodapé e os já citados textos extras. Além é claro de todo o acabamento de luxo com capa dura, pintura trilateral em vermelho e outros detalhes que são um verdadeiro desbunde.
Se você busca conhecer mais obras clássicas da literatura mundial talvez essa seja uma oportunidade para conhecer o trabalho do Washington Irving, devidamente contextualizado e com seus defeitos devidamente apontados, para que aprendamos com seus pontos positivos e nunca repitamos o que deve ser deixado no passado para nunca mais prosperar.*

*Originalmente postado no Instagram @MultiversoX