BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Review | Aos que habitam a escuridão e outras histórias

Quando olhou nos olhos da besta, já estava perdido. – Como você fez isso? O quanto desse filme é real? – perguntou o crítico. Seu coração disparou como nunca acontecera antes. Pensou que estivesse morrendo. Essa era a exata sensação que o filme lhe provocara: a iminência da morte.” 

Reunindo 12 contos de terror e ficção científica de autoria de Cesar Alcazar, entre inéditos e republicações, Aos que habitam a escuridão e outras histórias é o mais recente lançamento da AVEC Editora. A coletânea pode impressionar o leitor acostumado com outras obras do autor, ao mostrar uma faceta mais sinistra.
Apesar de manter a escrita direta e rápida apresentada no recém publicado O Cão Negro de Clontarf, obra também publicada pela Avec Editora que reúne os contos do guerreiro irlandês em um cenário de baixa fantasia, a diferença é perceptível nos detalhes. Enquanto os contos do Cão Negro são muito mais focados em combates e aventuras do protagonista, Aos que habitam a escuridão e outras histórias apresenta vários protagonistas vivenciando diversos dramas e mistérios, muitas vezes flertando com o sobrenatural.
Variando entre ambientes urbanos do século XIX e futuro espacial, terror psicológico e sobrenatural, dramas internos e externos, a coletânea traz contos curtos e outros mais longos em sua estrutura. Particularmente, gostei mais dos longos, pois senti que o autor teve mais tempo para construir um ambiente e clima mais macabro, que me fizessem mergulhar nas histórias.  
Como seria impossível destrinchar um a um, vou citar meus favoritos! 
Em Pandora, acompanhamos o furto de um objeto em um museu. O conto conta com visões diferentes de personagens que avançam a história por focos individuais, nos dando respostas que não obteríamos com o foco em um único personagem. Gostei bastante de como o Cesar atiça nossa curiosidade nesse conto. 

Já em Na Solidão em Phobos, acompanhamos uma personagem que está sozinha em um satélite no espaço. Aqui o terror é puramente psicológico, não sabemos se o que a protagonista vê é real ou fruto de sua sanidade se esvaindo. Gosto bastante desse tipo de terror, e o Cesar soube explorá-lo muito bem. 

Em O Relato do capitão Blackburn acompanhamos um narrador lendo matérias e documentos jornalísticos do final do século XIX e início do XX sobre estranhos acontecimentos envolvendo diversos crimes. Mesclando uma narrativa policial com terror e suspense, a partir daqui comecei a admirar ainda mais a escrita do Cesar, achei esse conto um dos mais empolgantes que li no ano. 

E como última menção, o derradeiro conto da antologia, A última viagem do Lemora fecha com maestria essa antologia. Aqui vemos de novo o capitão Blackburn, dessa vez como protagonista narrador de uma tragédia que o marcou para toda a vida. Aparentemente o capitão Blackburn não teve um só segundo de paz na sua vida de lobo do mar, esse conto foi o mais marcante pra mim, finalizei o livro bem contente com o que li.
Como um todo, achei que os melhores contos foram os últimos que li. A ordem dos contos - intencionalmente ou não - parecia acompanhar uma melhora gradativa na leitura. Não é como se houvesse algum conto ruim, mas após metade da coletânea os contos realmente deram um salto de qualidade que me agradou muito. 
Aos que habitam a escuridão e outras histórias  é um bom livro de contos, possui diferentes estilos de narrativa, o que só mostra como a escrita do Cesar é diversificada. Tenho certeza que para os amantes do gênero de terror esse livro é uma boa aquisição!

Resenha escrita por Samuel Muca. Siga no twitter: @samuelmuca_  


Título: Aos que habitam a escuridão e outras histórias 
Autor: Cesar Alcazar
Editora: AVEC Editora
Ano: 2020 | Gênero: Contos de Terror
Compre: AMAZON