BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Senhores da Guerra: Vikings





Os Senhores da Guerra voltaram! Traga o mundo viking para suas campanhas de Old Dragon. Se no primeiro volume visitamos as lendas arturianas, agora mergulhamos na fascinante cultura escandinava antiga, com geografia, história, religião e lendas. Neste livro você encontrará novas especializações, regras para runas, equipamentos e itens mágicos e muito mais material para enriquecer seu jogo, além de dicas pra criação de aventuras temáticas.
Título: Senhores da Guerra: Vikings
Autor (a): Aquiles Fraga e Franz Andrade
Editora:  Redbox - RBX
Categoria: Suplemento de RPG (Old Dragon)
Número de páginas: 135
Quem tem contanto com sistemas de RPG sabe - caso não seja o seu caso, fique sabendo agora - que por mais completos que os livros básicos consigam ser, é impossível que ele englobe todas e quaisquer ambientações, regras e minúcias. Isso por si só não impossibilita que você o aproveite plenamente o seu jogo e nem o torna dependente de outros materiais; com o domínio das regras e imaginação, não há limites para o que pode ser feito. Contudo, suplementos, aventuras e outros materiais, auxiliam jogadores e mestres a tornarem o jogo mais rico, envolvente e interessante. Em alguns casos, esses materiais conseguem ir além do jogo, e esse é o caso deste livro.  
Um dos mais recentes lançamentos da Redbox, Senhores da Guerra: Vikings abre as portas para uma nova série de suplementos históricos para o RPG Old Dragon (confira nossa resenha) - revivendo a chama iniciada com o Senhores da Guerra original - causando uma excelente impressão, e marcando a série como algo a se ficar de olho. Mesmo aqueles que não utilizam ambientações históricas em sua mesa de jogo, que não utilize o sistema Old Dragon, ou até mesmo para quem por qualquer motivo não jogue RPG, mas tenha fascínio por história. 

UM EXCELENTE MATERIAL DE REFERÊNCIA HISTÓRICA E CULTURAL


Como dito, alguns suplementos de jogo vão além do ambientar jogadores e mestres, e introduzir novas mecânicas e regras, e se mostram excelentes materiais de referência sobre a temática abordada. Tal qual o Senhores da Guerra original trouxe a vida as histórias arturianas, com fortes influências de Bernard Cornwell, SdG: Vikings mergulha fundo no mundo nórdico antigo, fortemente embasado em pesquisas com uma extensa bibliografia, e isso fica evidente desde a introdução e reforçado capítulo a capítulo.
O livro é rico em descrições do período, indo do início ao colapso da chamada Era Viking, passando pelos povos, origens, alcance geográfico, principais conflitos e figuras importantes, até os pormenores da organização da sociedade, seus hábitos e costumes. Tudo feito de forma a integrar os elementos históricos e culturais às mecânicas de jogo de maneira fluida e descomplicada, mantendo-o conteúdo atrativo e acessível para todos os públicos. É valido destacar que, além do primoroso trabalho de Aquiles Fraga e Franz Andrade, o trabalho de arte de Dan Ramos reforça e ressalta o conteúdo, e amplia a imersão do leitor na obra.


UM SUPLEMENTO DE JOGO TÃO BOM QUANTO


SdG: Vikings não se limita a ser apenas uma boa referência sobre os valores, a história, cultura e sociedade dos povos escandinavos. Toda essa ambientação segue conectada às regras, sejam apresentadas de forma orgânica no texto ou através de tabelas situacionais, e vice-versa. E esse talvez seja o grande trunfo do livro. A decisão de mesclar informação e mecânicas de jogo, tornam o material mais leve, seu entendimento mais fácil, e a leitura mais agradável e utilitária. Isso se reflete durante toda a estrutura da obra.
Desde as novas especializações, passando pela utilização das runas, até as regras de navegação e combate entre exércitos, a assimilação do conteúdo é facilitada de maneira que mesmo quem não domina completamente o sistema de Old Dragon não tenha dificuldade. E nem de longe isso torna este conteúdo menor, pelo contrário. Franz e Aquiles fazem aqui um trabalho tão bom quanto no quesito informativo, e alguns dos elementos apresentados se tornam atrativos e úteis para mestres e jogadores mesmo fora da ambientação proposta, expandindo e ampliando as possibilidades do próprio Old Dragon.


Por fim, digo sem a menor sombra de dúvidas que Senhores da Guerra: Vikings é um excelente livro, daqueles que valem muito a pena se ter na coleção, seja em formato físico ou digital. A qualidade do material, junto a seu preço acessível, o tornam uma excelente aquisição para quem quiser mais informações sobre os povos vikings, seja para dar um bom embasamento para sua mesa de jogo com influências históricas, independente do sistema, como referência para a utilização em outro cenário, ou mesmo a título de curiosidade.
Você ainda pode garantir o seu até o fim deste mês, 30 de Abril, na pré-venda e receber gratuita e antecipadamente o PDF pra já ir conferindo tudo o que foi dito. Aproveite! - LINK