BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Fogo & Sangue

Séculos antes dos eventos de A guerra dos tronos, a Casa Targaryen – única família de senhores dos dragões a sobreviver à Destruição de Valíria – tomou residência em Pedra do Dragão. A história de Fogo & Sangue começa com o lendário Aegon, o Conquistador, criador do Trono de Ferro, e segue narrando as gerações de Targaryen que lutaram para manter o assento, até a guerra civil que quase destruiu sua dinastia.
O que realmente aconteceu durante a Dança dos Dragões? Por que era tão perigoso visitar Valíria depois da Destruição? Quais foram os piores crimes de Maegor, o Cruel? Essas são algumas das questões respondidas neste livro essencial, relatadas por um sábio meistre da Cidadela.
Ricamente ilustrado com mais de oitenta imagens assinadas pelo artista Doug Wheatley, Fogo & Sangue dará aos leitores uma nova e completa visão da fascinante história de Westeros – um livro imperdível para os fãs do autor.
Título: Fogo & Sangue
Autor (a): George R. R. Martin
Tradutor: Leonardo Alves, Regiane Winarski

Editora: Planeta - Minotauro
Número de páginas: 664

Fogo & Sangue, lançado em novembro de 2018, é mais um livro que expande o universo das Crônicas de Gelo e Fogo do consagrado autor, George R. R. Martin. O livro deveria ser um volume único contando o legado da dinastia Targaryen até o início da saga principal, mas sabe como é esse velhinho, ele não consegue escrever pouco, então a obra foi dividida em duas partes.
Como fã da saga que sou, adquiri o livro na pré-venda e o li assim que pude, e posso afirmar com tranquilidade que a obra, apesar de contar com um estilo diferente de narrativa e se passar 300 anos antes dos eventos da saga principal, não me decepcionou nem um pouco. Fico bastante decepcionado, na verdade, com o pouco destaque que o livro recebeu na mídia, os fãs parecem estar saturados com a longa espera pelo sexto volume da saga, Os Ventos do Inverno, e não demonstram o mínimo interesse em lê-lo. O que é uma pena, visto que a obra é mais um calhamaço riquíssimo em detalhes sobre, não só os Targaryen, mas toda a Westeros.
O livro é um trabalho de vários relatos e fontes reunidas pelo arquimeistre Gyldayn, nosso narrador, e ele nos mostra as diferenças existentes entre as fontes sobre uma mesma história, dando seus pitacos pessoais, e por vezes, não muito imparciais, deixando a cargo do leitor em qual versão acreditar.
Atualmente, os meistres da cidadela referem-se aos eventos históricos por D.C (Depois da conquista) e A.C. (Antes da Conquista), assim, temos uma noção muito melhor dos registros mais recentes do que em comparação com os mais antigos.

A Conquista de Aegom


Doze anos antes da conquista de Westeros, os Targaryen eram habitantes de Valíria e não eram, nem de longe, a família mais poderosa dentre os cavaleiros de dragões, todavia, eles previram a destruição de Valíria e, julgados como covardes pelas outras famílias, fugiram, tornando-se os únicos donos de dragões.
Então, Aegom e suas duas irmãs-esposas, Vysenia e Rhaenys, aportaram em Pedra do Dragão e começaram a planejar a conquista de Westeros. Com a ajuda de famílias conhecidas como os Baratheon, que futuramente viriam a ser sua ruína, os Targaryen, montando em seus dragões, Balerion, O Terror Negro, montado por Aegom, Vhagar, montado por Visenya e Meraxes, montado por Rhaenys, travaram diversas batalhas, unificaram Westeros e, com as espadas de seus novos vassalos, construíram o Trono de Ferro.
Particularmente, me diverti mais com os reinados posteriores ao de Aegom, como o de Maygor, O Cruel, Jaehaerys, O Conciliador e, claro, com a Dança dos Dragões, a guerra civil que quase culminou no fim da dinastia Targaryen, com várias batalhas sangrentas e perdas irreparáveis.
Outro destaque que faço é para os personagens secundários, muitos possuem relevância dentro da história, como Rogar Baratheon, que passa de herói para carrasco e por fim se redime, me emocionando com o desfecho de sua trajetória. Corlyz Velaryon, A Serpente Marinha, que foi o maior marinheiro que se teve notícia e contribuiu bastante em muitos conflitos políticos. E tantos outros personagens de várias regiões e famílias de Westeros e Essos.
Também não poderia deixar de mencionar as mais de 80 ilustrações de Doug Wheatley, que intercalam entre as história, dando mais vida ao livro e fazendo a leitura fluir melhor.
Por fim, o livro é um grande reforço para a estante de qualquer fã da saga e/ou da série, complementando bastante o que conhecemos sobre esse universo maravilhoso que o Martin nos presenteou. Muito é explicado na obra e várias coisas que aconteceram na saga principal podem ser considerados ecos do passado. O livro também é um excelente material para quem gosta de conjecturar teorias sobre os mais diversos temas das Crônicas de Gelo e Fogo.