BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Review: Room-25 & Room-25 Season 2


“Queridos candidatos, olá! Vocês foram selecionados pelo Ministério do Entretenimento para serem integrantes do nosso espetáculo fabuloso, transmitido mundialmente em HD! Vocês vão divertir milhões de espectadores ao sobreviverem às armadilhas mortais de nosso Complexo! Seu tempo é limitado para escapar… Então, vamos começar! E não se esqueça de sorrir – você está sendo filmado!”
Designer: François Rouzé
Artista: Daniel Balage, Camille Durand-Kriegel
Editora: Conclave Editora, Matagot
Mecânica: Ação Simultânea, Cooperativo, Memória



Em um futuro não tão distante, onde o entretenimento extrapola os níveis do bom senso para aumentar a audiência e chocar os telespectadores - será que estamos quase lá? - é criado o reality show Room-25. É com essa premissa que você - o jogador - encarna o papel de um dos participantes desse reality bizarro onde deve arriscar a sua vida e trabalhar em equipe para escapar de um complexo labiríntico de salas de conteúdo desconhecidos encontrando a Sala 25; se não encontrá-la dentro do devido tempo você morre! E talvez alguns de seus colegas de cela sejam traidores prontos para te impedir... 
Apesar da complexidade aparente - são cinco modos de jogo (Suspeita, Competição, Equipe, Cooperativo e Solo) que acrescentam variedade e rejogabilidade ao boardgame - Room-25 é um jogo divertido, fácil de aprender e ensinar, bastando uma breve leitura do MANUAL para começar a jogar. Independente do modo escolhido para a partida, a pedra fundamental é a mesma: escapar do complexo composto por salas embaralhadas e colocadas com a face voltada para baixo em torno da sala inicial - como na imagem abaixo - até a rodada final. O número de jogadores e o modo de jogo escolhido pode alterar tanto a configuração das salas quanto a duração da partida, que irá variar entre 8 e 10 rodadas, ou algo entorno de 30 minutos.
Para as partidas, cada jogador irá escolher um entre seis personagens disponíveis inspirados em figuras do cinema de ficção científica e horror, e receber uma miniatura monocromática (as minhas são coloridas porque eu pintei, não se iluda), uma ficha de personagem com detalhamento sobre as salas e níveis de dificuldade que poderão ser encontrados no complexo (Verdes são seguras, Amarelas tem efeitos moderados e Vermelhas são mortais), quatro marcadores de ação (Mover, Observar, Empurrar e Controlar), um marcador de turno e um marcador de lembrança. Após o complexo estar configurado, todas as miniaturas dos personagens serão colocadas na sala central da onde iniciarão a partida.
O que faz de Room-25 um jogo bastante divertido, além dos variados modos de jogo, é a simplicidade do formato que move a partida e as situações geradas por ela. As rodadas são organizadas em três fazer etapas: Organização, Ação e Contagem.
A primeira delas diz respeito a um dos elementos mais fundamentais do jogo, onde simultaneamente os jogadores selecionam até duas ações entre as quatro disponíveis para executarem na fase seguinte, mas sem revelá-las aos adversários e aliados. O que a depender do modo de jogo, traz para a partida elementos de blefe e intriga, além de atrapalhar a organização das jogadas caso não haja comunicação adequada entre os aliados. "Não era pra usar Controlar agora cara, a gente tava a um passo da Saída, vamos ter que gastar mais uma rodada inteira pra reverter isso!"
A segunda é auto-explicativa e é relativa a resolução das ações selecionadas, seguindo a ordem dos jogadores, e uma vez selecionada a ação DEVE ser executada. "E daí que você planejou empurrar aquele guarda para uma sala mortal e ele fugiu antes, agora você vai ter que empurrar o seu amigo que está aí".
Na terceira, Contagem, após todos terem jogado, a rodada termina, os marcadores de ação usados são recolhidos pelos seus respectivos jogadores e o primeiro jogador move seu marcador de turno para o final da linha do tabuleiro avançando a contagem do turno. Então o jogador a sua esquerda torna-se o primeiro jogador e inicia-se um novo turno. "O tempo está correndo, vamos lá galera!"
Uma partida de Room-25 dificilmente será igual a outra graças as variáveis disponíveis como modo de jogo, seleção das salas - são 32 disponíveis - do complexo e os jogadores envolvidos. Isso faz dele um boardgame bastante atrativo e interessante para quem precisa busca por jogos de partidas rápidas, com bastante interação e que abarcam um bom número de jogadores. Mas se você quiser torná-lo ainda mais divertido, PRECISA incluir a expansão Room-25 Season 2.
Ainda mantendo a simplicidade apresentada no jogo base (confira aqui o MANUAL), a expansão Room-25 Season 2 adiciona novos recursos como novas salas e regras, uma nova ação que adiciona habilidades especiais para os personagens e torna eles únicos, robôs, cartas que modificam a partida, além de dois novos personagens, o que permite jogar não apenas com seis pessoas, mas com oito.
As modificações permitem que o que já era divertido se torne melhor, tanto por adicionar mais desafios quanto por permitir um novo leque de combinação de ações por conta das habilidades dos personagens e pela inserção da adrenalina. E mesmo as partidas com oito jogadores correm bem, sem perda de agilidade ou grande acréscimo de tempo.
A Conclave Editora caprichou nos detalhes da edição publicada no Brasil trazendo na caixa básica um berço organizador que comporta não apenas o jogo base como a expansão (com espaço sobrando para conteúdo vindouro), permitindo guardar todo o conteúdo em um única caixa e facilitando o transporte para jogatinas fora de casa. Tudo isso com qualidade em padrão internacional!
Como já foi dito Room-25 é um jogo extremamente simples, ágil e divertido, perfeito para quem precisa reunir um grupo razoável de amigos e quer manter a interação, e sem segregar nenhum tipo de jogador: mesmo pessoas que tenham pouco contato com jogos de tabuleiro não terão dificuldade em sair jogando junto ou ferrando o coleguinha. Posso afirmar isso por experiência própria! Não foram poucas as vezes que esse jogo foi jogado em oito pessoas sem que ninguém se dispersasse com celular enquanto aguarda a sua vez; ou que não terminasse a partida comentado os erros e acertos, e pedindo a próxima.
Se você quer uma segunda opinião e/ou quer deixar mais claro o funcionamento do jogo, você pode  - além de ler os manuais linkados acima - conferir o vídeo abaixo produzido pelo Jack Explicador.