BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Audioverso: Frank Turner


Que o universo da música é tão apaixonante quanto o da literatura, o cinema e as artes ilustradas não há dúvidas! Portanto ele também merece seu espaço aqui no Multiverso X. A seção Audioverso é onde buscamos apresentar novos artistas e bandas, dando um pequeno aperitivo daquilo que de melhor eles têm a oferecer, bem como valorizar a sua arte e contribuir para o seu reconhecimento ao indicar e recomendá-los para um novo público.

Sem mais delongas, falemos de Frank Turner, cantor e compositor inglês de Meonstoke, Hampshire cuja carreira como vocalista teve início na banda de post-hardcore Million Dead. Após a divisão desta banda em 2005, ele seguiu carreira solo focando em apresentações acústicas trocando assim o som pesado da Million Dead pelo ritmo mais calmo do folk punk que o tornaria conhecido e alavancaria uma carreira de sucesso. Desde então, Frank Turner já lançou mais de seis álbuns de estúdio, cinco EPs, além de três álbuns de compilações. De todos esses discos, ele foi nomeado para 13 prêmios, vencendo três — incluindo dois AIM Awards, ganhos em 2011. Em 2012, lançou o seu terceiro DVD, gravado durante uma apresentação no Estádio de Wembley, na Inglaterra além de ter participado de um show na cerimônia dos Jogos Olímpicos de 2012. Em estúdio e durante apresentações ao vivo, Turner ainda é acompanhado por sua banda de apoio, a The Sleeping Souls, que consiste de Ben Lloyd (guitarra, bandolim), Tarrant Anderson (baixo), Matt Nasir (piano) e Nigel Powell (bateria).
Em entrevista ao site Phoenix New Times, Frank Turner revelou que a mudança para a carreira solo foi um passo importante também na vida. “Eu tentei achar meu conforto, o que é algo muito importante quando se é um artista.” Frank Turner também comenta que apesar de ser mais reconhecido pelo estilo folk punk, usa influências de diversos gêneros e estilos musicais para compor suas canções e que elas não visam um público específico e limitado. “Atualmente, uma das coisas que mais me orgulho é o fato de que nós temos um incrível alcance. As pessoas trazem os seus familiares aos shows. Há jovens de todos os cabelos nos shows, ao lado de pessoas mais velhas. É música para as pessoas, música para todos”, afirma o cantor.
Seu trabalho mais recente, Positive Songs For Negative People de 2015, é uma clara continuação ao anterior Tape Deck Heart de 2013, cujo tema principal traz uma explosão de sentimentos desencadeada por uma desilusão amorosa conferindo ao álbum um tom dramático e depressivo, mas como o nome “canções positivas para pessoas negativas” já denuncia, este traz uma mensagem mais positiva sobre seguir adiante e aproveitar as experiências do percurso, é uma retomada na qual o artista evidencia que enquanto você está vivo, você ainda é capaz de melhorar a situação não importa ela qual seja. “Depois de anos cantando dramas, tragédias e corações partidos, o punk inglês descobriu que a vida pode ser melhor – mesmo quando os dramas continuam nela, basta mudar o ponto de vista.”
Frank Turner contagia, emociona e motiva, seu estilo folk punk pede para ser cantado a plenos pulmões, é rápido, explosivo, sincero e traz muito de rock e pop e em suas misturas mais inspiradas nos lembra um pouco Bob Dylan e merece ser conhecido e apreciado!
Você pode conferir uma pequena amostra nos vídeos abaixo e ao longo da postagem e conhecer mais visitando o Site Oficial e os perfis do artista no Facebook, YouTube, Twitter e Instagram. Os álbuns, e singles podem ser adquiridos em formato digital tanto na iTunes quanto na Playstore e estão disponíveis também para audição em plataformas de streaming como o Spotfy e o Deezer.