BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Audioverso: Postmodern Jukebox


Que o universo da música é tão apaixonante quanto o da literatura, o cinema e as artes ilustradas não há dúvidas! Portanto ele também merece seu espaço aqui no Multiverso X. A seção Audioverso é onde buscamos apresentar novos artistas e bandas, dando um pequeno aperitivo daquilo que de melhor eles têm a oferecer, bem como valorizar a sua arte e contribuir para o seu reconhecimento ao indicar e recomendá-los para um novo público.
E hoje vou falar um pouco da Postmodern Jukebox, uma banda que descobri totalmente por acaso, buscando versões cover de algumas músicas que gosto no YouTube. Com uma formação variável e com vários artistas convidados especialmente para cada nova produção, a banda se tornou famosa dentro e fora da internet pelas releituras que faz de hits populares, atuais e do passado, em versões vintage inspiradas em ritmos musicais clássicos do passado, passando pelo jazz, blues, country, rock e muito mais!
A Postmodern Jukebox foi idealizada e é liderada pelo instrumentista Scott Bradlee. Nascido em Long Island, Bradlee mudou-se para Nova York depois de estudar jazz na Universidade de Hartford. Enquanto tocava em shows nos restaurantes e boates de Nova York, Bradlee começou a experimentar usar arranjos de ragtime e jazz em melodias pop dos anos 80, gravando e lançando posteriormente e de forma independente, álbuns digitais com estas versões já misturando sons de diferentes eras.
Bradlee aumentou a aposta nessas experiências em 2012 com um álbum chamado A Motown Tribute to Nickelback, mas já vislumbrava o YouTube como uma nova plataforma para suas experiências musicais pois desde 2009 já vinha publicando vídeos nele com relativo sucesso.
Então, em 2013, Bradlee começou a postar vídeos semanais em que ele e um elenco rotativo de músicos e vocalistas executavam uma nova música, gravada ao vivo em uma única apresentação em sua sala. Nascia assim a Postmodern Jukebox. Em setembro de 2013, Bradlee publicou sua versão anos 50 de We Can't Stop, de Miley Cyrus, e o clipe logo se tornou viral, acumulando mais de quatro milhões de visualizações em menos de dois meses e chegando a 14 milhões dois anos depois. Desde então o canal ChillBradlee's Postmodern Jukebox vem galgando sucesso na internet com uma base de fãs sólida e contando, até hoje, com mais de 250 clipes disponibilizados em seu acervo.
O canal do YouTube ultrapassa os 2 milhões de inscritos e os vídeos mais populares já somam mais de 20 milhões de visualizações cada. O sucesso é tanto que a agenda de shows da banda está lotada até abril do próximo ano, com apresentações marcadas para diversos países da Europa, Ásia, Oceania e América do Norte como parte de sua primeira grande turnê mundial iniciada em 2016.
Entre os principais motivos para este merecido sucesso, podemos destacar a qualidade dos músicos, tanto instrumentistas quanto vocalistas, os arranjos criativos, familiares e ao mesmo tempo muito originais, a ambientação vintage com direito a figurinos e elementos de época nos vídeos, bem como o bom humor com que adaptam canções extremamente populares em estilos clássicos totalmente inusitados.
Uma rápida olhada em alguns dos vídeos já é o suficiente para te convencer a ver e ouvir mais! O que dizer do tema de abertura do anime de Pokémon com muita classe nesta versão jazz? Ou de Anaconda, de Nicki Minaj numa roupagem de blues grass, uma das mais tradicionais vertentes da música county? A super tocada All About That Bass de Meghan Trainer ganha novos ares com solos de contrabaixo e uma bateria suave nessa peça de cool jazz. A banda também explora outras décadas (imagine Barbie Girl de Aqua em versão surf rock anos 60 ou Burn, de Ellie Goulding em doo-wop por um trio de divas ou ainda I Want It That Way dos Backstreet Boys em versão soul anos 60) e temas (temos desde uma releitura de Bad Romance de Lady Gaga inspirada em O Grande Gatsby dos anos 1920 com direito a sapateado, passando por Careless Whisper de Whan num dançante jazz com saxofone direto dos anos 1930 e que tal se Oops!... I Did It Again de Britney Spears fosse performada por Marylin Monroe ou se Shake It Off da Taylor Swift fosse da época de ouro Motown?). A lista é enorme e aumenta a cada semana com a publicação dum novo vídeo no canal no YouTube!
A Postmodern Jukebox também já conta com diversos álbuns e EPs lançados que compilam algumas das músicas vistas nos vídeos e outras exclusivas! Alguns deles figuraram em listas dos mais vendidos da Billboard dentro da categoria de álbuns de jazz e também foram lançados em formato de vinil. Destaque para as artes de capa vintage que, como não poderia ser, remetem às épocas de ouro do rádio e do jazz!
Se você gosta dum estilo musical mais clássico, e é daqueles que sente saudades duma época que nunca viveu, não terá dificuldades de apreciar o trabalho da Postmodern Jukebox. Se você prefere as músicas atuais, dê uma chance a si mesmo de conferir como elas ficariam se fossem produzidas em outras épocas e de quebra aprenda mais sobre estilos musicais variados e que certamente tiveram importância e influência no tipo de música que é produzido hoje.
Você pode conferir algumas músicas da Postmodern Jukebox nos vídeos abaixo ao longo da postagem e conhecer mais visitando o Site Oficial e os perfis da banda no Facebook, YouTube, Twitter e Instagram. Os álbuns, EPs e singles podem ser adquiridos em formato digital tanto na iTunes quanto na Playstore e estão disponíveis também para audição em plataformas de streaming como o Spotfy e o Deezer.