BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

O Mago de Camelot - A Saga de Merlin para Coroar um Dragão

Sinopse: De uma infância pobre e sofrida à irresistível ascensão aos salões dos grandes reis; de um começo sem esperanças ao despertar de um poder inigualável e temido, Merlin vem a se tornar o homem mais influente da Idade das Trevas. Confidente supremo do rei Artur e maior conselheiro da corte de Camelot. Misterioso e enigmático. Amado e odiado. Druida, monge e mago. Na Britânia do Século V da Era Cristã, Merlin surge para impor um novo tipo de rei a um povo aos britânicos.
A saga de um homem determinado a erigir uma civilização de paz e justiça numa terra devastada pelo caos e pela guerra irrompe em uma aventura épica e brutal que equilibra realismo duro com doses amargas de magia.
O Mago de Camelot - A Saga de Merlin para Coroar um Dragão
Autor(a): Marcelo Hipólito
Editora: Novo Século - Páginas: 152
Lançamento: 2013 - ISBN: 978-85-428-0059-3

Recontar um mito conhecido não é fácil. É preciso coragem, criatividade e competência  para mexer com o que já foi canonizado,  dar nova roupagem e garantir o seu diferencial. Quando o mito é algo tão enraizado no inconsciente popular como é o de Merlim, Arthur e seus cavaleiros, a tarefa pode ser ainda mais dura. É possível trazer algo novo para uma história tão antiga? E se o caso fosse beber de várias fontes ricas dessa mesma história para "arrotar" algo enraizado nos clássicos e adicionar novos elementos? Foi dessa forma que encarei a leitura de O Mago de Camelot do autor Marcelo Hipólito.
-
O livro apresenta uma roupagem mais dura e crua para a história de Merlim, não digo real pelo fato haver presença de magia (não que eu desacredite desse fato é claro, afinal: Não creio em bruxas, mas que elas existem, isso existem). Dividido em duas etapas nomeadas Luz e Trevas, arcos que representam ascensão e queda de Merlin, o livro reconta a origem do mito, seu trágico envolvimento com o druidismos, sua entrada em um monastério católico e sua visão de um futuro melhor para a Bretanha. Melhor na visão dele é claro, pois o mago não é tão altruísta o quanto de costume. O clima é bruto, adulto, com textos corridos e ásperos que contribuem para dar ao místico um tom mais próximo ao real, assim como feito nas Crônicas de Fogo e Gelo de George R.R. Martin. Graças a agilidade do texto a leitura se torna dinâmica, e acredite se quiser, apesar de o livro ter apenas pouco mais de 150 páginas o livro se torna profundo.
-
Senti falta de uma maior participação do Merlim nos últimos capítulos. Não que ele esteja ausente, mas por ser um livro sobre ele esperava ver um pouco mais do Mago da Bretanha como conselheiro de Arthur. Achei a parte Trevas muito boa, mas quando chega em Luz a queda de Camelot foi muito rápida e focada em seu rei. Achei que veria mais do período glorioso dos Pendragon e Merlim vendo seu sonho próximo da concretização (ou não). Mas entendi que tudo isso foi para enriquecer e trazer a novidade ao desfecho que é diferente do esperado.
-
Ao Marcelo resta dar os parabéns pela obra e avisar que logo irei atrás dos outros livros. E para vocês deixo essa dica e um petisco para aguçar ainda mais àqueles que se interessaram.

Degustação: Sinta a Magia Clicando Aqui

                                                                   BOOKTRAILER                                                                     





Ps. Essa resenha foi originalmente publicada no blog Coisas de Meninas na coluna Um Toque Masculino em 2013. Reformulada para postagem aqui.