BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Review | Old Dragon Manual Básico: Edição Aprimorada


Volte aos tempos da fantasia clássica dos role-playing games em um mundo de espadas, magias, monstros e perigosas aventuras! O Old Dragon: livro de regras básicas contém tudo que os jogadores precisam para construir seus heróis e para o mestre criar suas fantásticas aventuras, com regras simples e rápidas que dão o tom da verdadeira diversão. Crie seu aventureiro, escolha seu equipamento e prepare-se para ganhar riquezas, fama e glória!
Agora totalmente a cores e com capa dura!


Old Dragon Manual Básico: Edição Aprimorada
Autores: Antonio Sá Neto, Dan Ramos e Fabiano Neme
Editora: Redbox
Número de páginas: 196

Old Dragon, um dos mais bem sucedidos jogos de RPG nacionais dos últimos anos, chega a sua 7ª Impressão com toda pompa e luxo que uma publicação com a marca de mais de 12 mil exemplares vendidos merece. Se você conhece o sistema, siga com a leitura e contribua com a sua experiência com o sistema e a análise aqui feita desta edição. Caso você não conheça Old Dragon ainda, não se culpe: siga com a leitura desta postagem pois pode ser que encontre algo que nem mesmo sabia que estava procurando!
Há um tempo atrás, durante um de nossos episódios sobre RPG do Multiverso X comentei com os participantes sobre uma situação que presenciei: um casal dentro de uma livraria, após ter assistido a série Stranger Things, buscava por aquele jogo que as crianças estavam jogando. É claro que eles não encontrariam ali uma edição de mais de 30 anos do clássico Dungeons & Dragons. No mesmo instante em minha cabeça pensei: "Old Dragon é o que temos de mais próximo a experiência que eles estão procurando". 

Old Dragon é um sistema de RPG em estilo Old School que se propõe a manter as raízes na simplicidade e maior liberdade na resolução de problemas, focando-se menos em regras ou rolamentos de dados, em prol da construção de uma história mais emocionantes e ativa para os participantes. Isso faz de Old Dragon um sistema perfeito para antigos jogadores de RPG saudosos com os tempos áureos do D&D, mas também um sistema perfeito para ser apresentado para aqueles que nunca tiveram contato com RPG, ou que por ventura se afastaram após uma primeira experiência travada por tecnicidades desnecessárias. 
Principalmente se estamos falando da Edição Aprimorada!
A nova edição do sistema, além de belíssima, é extremamente amistosa com novos jogadores, cada elemento é apresentado de maneira detalhada no avançar das páginas e capítulos. Essa divisão e organização facilitam bastante a absorção de conteúdo e a diagramação tem papel fundamental aqui! Além disto, dezenas de textos auxiliares estão lá para exemplificar através de situações práticas o funcionamento de tudo o que foi apresentado. E não é só nisto que o sistema busca ser inclusivo. 
Desde a introdução, Old Dragon busca mostrar o potencial que o RPG tem e o valor da variedade e liberdade que o(a) jogador(a) possui para criar personagens interessantes seja de qual raça, cor, credo, gênero e sexualidade ele definir. Se no mundo real possuímos variedade desde tempos imemoriais, por que na fantasia precisamos nos restringir? Use a sua imaginação e enriqueça a sua história!
O Manual Básico de Old Dragon é completo e traz todos os elementos fundamentais para que você saia jogando após a leitura. Estão aqui as raças e classes icônicas da fantasia, com seus anões, elfos, halflings, magos, ladrões, guerreiros e clérigos, diversas magias e itens mágicos, e também um leque de criaturas variado para dar aos jogadores uma boa gama de desafios. Caso queira deixá-lo ainda mais diverso recomendamos que busque o Old Dragon: Guia de Raças e Old Dragon Bestiário, mas lembre-se que o Manual Básico traz tudo o que você precisa para começar a jogar, basta um pouco de imaginação, alguns dados especiais e um grupo de amigos disposto a viver aventuras.  
Quanto a parte gráfica do livro não há muito o que fazer senão elogiar. O manual totalmente colorido, com ilustrações excelentes e funcionais - todos sabemos que monstros da fantasia podem ser bem difíceis de se imaginar e uma referência é sempre bem vinda - e diagramação perfeita, não fica devendo em nada para trabalhos estrangeiros do tipo luxo. Isso tudo em formato que é uma das maiores vantagens da obra. O padrão A5 do Old Dragon faz dele um dos sistemas mais portáteis no mercado, cabendo em qualquer bolsa sem acrescentar um peso enorme, mesmo quando acompanhado de algum acessório. Um pequeno notável, alguns diriam!
Caso você já possua alguma das versões anteriores, pode ficar tranquilo: o material é totalmente compatível com o que já foi lançado, como bem disse a Redbox. As principais alterações já foram bem descritas na Guilda dos Mestes, na Tábula Quadrada e na Rede RPG, e por isso não me estenderei aqui. A impressão que tive foi que as alterações apenas apararam algumas arestas e simplificaram ainda mais o jogo para antigos e novos jogadores. Não há nada que te obrigue a adquirir o novo material, mas olhar com carinho a possibilidade de ter na estante essa versão com acabamento luxo não mata ninguém.
Uma coisa excelente de Old Dragon é que você não precisa acreditar em mim se não quiser: a Buró Editora disponibiliza a versão PDF do Old Dragon Manual Básico: Edição Aprimorada gratuitamente para download. Assim você pode conferir tudo ANTES de decidir se estou certo ou errado, e se vai comprar ou não o Manual. Até lá você pode se divertir bastante!
Por fim, mas não menos importante, Old Dragon possui uma grande comunidade ativa onde você pode sanar suas dúvidas, compartilhar suas histórias, colaborar com materiais para uso em aventuras com outros jogadores e com os próprios criadores e colaboradores do jogo. Tive o prazer de conhecer o pessoal da Buró Editora durante a CCXP e todos são super solícitos, atenciosos e cheirosos (o Pop que mandou eu dizer), e posso afirmar Old Dragon é um baita sistema, e no que depender deles, vem muito mais material por aí!