BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Sentimentos à Flor da Pele



                                                                                                                                                                                                                                                                                             Acostumados a discutir literatura, 10 podcasters literários – dos programas 30:MIN, CabulosoCast, LivroCast, LiterárioCast e Drone Saltitante – tiveram de escolher sentimentos e transformá-los em personagens dominantes de seus contos. O resultado é um livro pequeno, mas como dito em uma frase de Sandman: “Algumas coisas são grandes demais para serem vistas. Algumas emoções enormes demais para serem sentidas.”                                                                                                                                                                                                                                                                                           
Título: Sentimentos à Flor da Pele
Editora: Independente (Financiamento Coletivo)
Autor: Anna Schermak, Andrey Lehnemann, Cecilia Garcia Marcon, Domenica Mendes, Igor Rodrigues, Jefferson Figueiredo, Lucas Rafael Ferraz, Marcelo Zaniolo, Mateus Lins e Vilto Reis.
Número de páginas: 132


Viabilizada por meio de financiamento coletivo no Catarse em dezembro de 2015 a antologia Sentimentos à Flor da Pele é um projeto colaborativo e independente que reúne dez contos escritos por podcasters literários brasileiros. Inspirados pelos Perpétuos de Neil Gaiman, eles partiram do princípio de contar histórias em que sentimentos diversos tomam formas, são pessoas ou assumem personalidade. Mas não espere pelos sentimentos mais óbvios e tampouco por histórias leves e despretensiosas.
Vou comentar brevemente minhas impressões sobre os contos, mas não vou citar os sentimentos escolhidos pelos autores, já que uma das brincadeiras da antologia é tentar descobrí-los enquanto lê, e nem contar muito sobre os plots pois os contos são bem curtos e isso pode estragar a surpresa de quem ainda vai ler:
Aquele Terno e Aquele Maldito Gato, de Anna Schermak (ex-participante do LiterárioCast): possui bons momentos e lida com um tema denso: o tráfico de mulheres. Achei que careceu de um desenvolvimento melhor para gerar empatia e trabalhar alguns conceitos que ficaram perdidos ao final da leitura, como o próprio homem de terno com um gato referido no título é os conselhos rememorados pela protagonista.
O Bosque Da Depressão, por Andrey Lehnemann (participante do LivroCast): tem uma pegada perturbadora, inquietante e aflitiva que me fez gostar instantaneamente do conto, além de ser muito bem escrito, cadenciado e transmitir bem o sentimento escolhido pelo autor. Sem dúvidas o melhor conto da antologia.
Existe Amor Na Rua Paiquerê, por Cecilia Garcia Marcon (participante do 30:MIN): este te fisga pela construção da história, que vai numa crescente até o final surpreendente e também está entre os meus favoritos da antologia. Fala de um amor platônico e está longe de ser piegas.
Mais Uma Bomba Caiu No Meu Jardim, por Domenica Mendes (participante do CabulosoCast): traz uma temática de guerra e distopia. O sentimento personificado na figura da mãe não poderia ser melhor trabalhado. Tarde demais! Terminei de ler chocado e não acreditando que aquilo pudesse estar acontecendo. Também ficou entre os favoritos.
Sua Herança, por Igor Rodrigues (host do Drone Saltitante): te deixa curioso logo no início ao apresentar duas mulheres conversando sobre traição num bar e dá uma baita guinada no final. É um dos que merecia mais espaço pois achei o final um tanto quanto corrido.
O Grande Duelo, por Jefferson Figueiredo (participante do 30:MIN): o título já diz tudo, é um grande acerto de contas entre dois personagens. Bebe bastante da atmosfera dos filmes de faroeste além de possuir uma das melhores frases de abertura de todo o livro: “Enquanto tomava café, decidi que iria matá-lo.”, simples assim.
N. A.(Nostálgicos Anônimos) por Lucas Rafael Ferraz (participante do CabulosoCast): curioso como um sentimento tido como aprazível pode ser encarado como a pior das doenças. Traz um ótimo conceito que talvez poderia render algo muito maior que um conto.
Onde Não Deveria Estar, por Marcelo F. Zaniolo (host do LivroCast): foi o conto que mais se aproximou da proposta de personificação de um sentimento nos moldes dos Perpétuos. Apesar do pouco espaço, o autor conseguiu caracterizar bem os personagens principais bem como inserir elementos narrativos bem criativos e divertidos para tratar do conflito entre eles.
Ratos Em Sangue, por Mateus Lins (participante do LiterárioCast): é um dos contos mais pesados do livro trazendo uma atmosfera dramática e melancólica num cenário marcado pela guerra e aquilo que de pior ela pode trazer.
Peixe Fora d’Água, por Vilto Reis (host do 30:MIN): aborda o fanatismo religioso e o autoritarismo num conflito familiar entre pai e filho. Possui uma boa construção e um final aberto cuja interpretação mais óbvia já é por si só bem impactante.
A edição física é em formato pocket, com abas e papel pólen e possui uma diagramação interna esmerada e funcional. Não notei erros de revisão durante a leitura. O layout da capa diz pouco sobre os contos e as suas propostas, mas acho que o maior defeito tenha sido o tamanho do livro, pois senti que alguns dos contos se restringiram demais para caber no curto espaço disponível e não se aprofundavam como poderiam em suas premissas.
Alguns dos contos fugiram da proposta inicial da antologia ao não apresentar a personificação do sentimento escolhido, mas no saldo final considero a leitura positiva. Boa parte deles apresentaram histórias fortes, fazendo jus ao título da antologia e me surpreendi muito durante a leitura. Em alguns também é possível notar traços dos gostos literários e preferências de cada autor que já conhecemos previamente das suas opiniões expressas nos respectivos programas que participam.
Como um primeiro trabalho conjunto da podosfera literária a antologia é muito bem vinda, propiciando, além de um bom entretenimento, uma amostra da qualidade literária de pessoas que até então apenas ouvíamos. Fica agora a expectativa para ler contos de podcasters que não participaram e por uma segunda edição. “Sentimento à Flor da Pele” pode ser adquirido em versão ebook na Amazon ou impressa diretamente com os autores.