BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

A Verdade É Uma Caverna Nas Montanhas Negras


Publicada incialmente em uma coletânea de contos do autor, A verdade é uma caverna nas Montanhas Negras é uma história fascinante sobre família, a busca por um tesouro e a descoberta de um novo mundo. Em uma colaboração inédita, os personagens e as paisagens de Gaiman ganham forma com um traçado sombrio e impreciso do artista Eddie Campbell, e o resultado é uma obra que passeia entre o livro ilustrado e o graphic novel, desafiando os limites entre texto e imagem em uma explosão de cor e sombra, memória e arrependimento, vingança e, principalmente, amor.
Título: A Verdade É Uma Caverna Nas Montanhas Negras
Autor: Neil Gaiman - Ilustrador: Eddie Campbell
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 80


Quando decidiu começar seu conto A Verdade É Uma Caverna Nas Montanhas Negras com a frase “Indaga se sou capaz de me perdoar?” Neil Gaiman talvez nem imaginasse que não bastaria mais do que isto para me fisgar e me convencer de que algo muito sério aconteceria numa incursão por aquela montanha. Aquele pequeno livro, de apenas 80 páginas, mostra logo na primeira delas ser algo bem maior do que apenas o detentor do título mais extenso de toda a minha estante.
-
Originalmente publicado em uma antologia de contos, A Verdade é Uma Caverna Nas Montanhas Negras tem como inspiração os livros de Otta F. Swire e a deslumbrante paisagem natural da Ilha de Skye na Escócia. Neil Gaiman nos conta a história de um anão, cujo nome não é revelado em parte alguma, em busca de um lendário tesouro escondido numa caverna no alto de uma montanha escura na Ilha das Brumas. Por desconhecer o caminho, o anão contrata o salteador Calum McInnes como guia e rapidamente ambos se põe a subir montanha acima. No caminho, o que poderia ser apenas uma história de ambição ganha ares mais trágicos e misteriosos.
-
Uma atmosfera de desconfiança e tensão logo se instaura entre ambos. O anão, que a princípio dizia buscar um tesouro a mando de um rei para que este pudesse restabelecer o seu reino, parece mais interessado em descobrir mais sobre o passado de McInnes: como ele poderia saber o caminho? O que o levou a ir até lá pela primeira vez? E o que afinal ele encontrara dentro da tal caverna? Não conseguimos descobrir o quanto de verdade cada um deles conta. Não espere por maniqueísmos. Tanto Calum quanto o anão têm motivações egoístas e obscuras, são ladrões ardilosos e agem de maneira astuta e desconfiada o tempo todo. A trama se adensa ainda mais a cada página. Conforme eles escalam, o cenário se torna mais lúgubre e escuro, deixando transparecer apenas uma tensão inquietante no ar até culminar em um final no mínimo surpreendente no qual a verdade é enfim revelada e toda àquela indagação que me prendeu na primeira página passa a fazer sentido. Trágico e tocante, o conto nos faz pensar o quão longe somos capazes e ir em busca da verdade e da realização dos nossos desejos sejam eles nobres ou não e se estamos prontos para lidar com as consequências desta decisão.
-
Sobre a escrita do Neil Gaiman, e acredite eu não quero soar tendencioso, é algo que beira o sublime. Cada frase parece ser pensada esteticamente para se encaixar com perfeição na narrativa que aqui nos é contada em primeira pessoa pelo protagonista anão. Por já conhecer a habilidade do autor em vários de seus outros trabalhos eu não espero por menos e aqui toda a construção da história em si, dos personagens, diálogos e cenários, não deixam a desejar em nada.
-
O livro é inteiramente ilustrado por Eddie Campbell, renomado autor de quadrinhos e também responsável pela arte do best-seller Do Inferno numa colaboração com Alan Moore. O texto se mistura a estas ilustrações compondo uma atmosfera sombria e carregada propiciando uma experiência de leitura imersiva e diferenciada da de um livro comum ou mesmo de uma graphic novel. A Intrínseca fez uma escolha acertada pela qualidade e beleza ao apostar em uma edição em capa-dura e com interior em papel couchê de alta gramatura e que realça ainda mais o trabalho do artista.
-
A Verdade É Uma Caverna Nas Montanhas Negras agradará bem os fãs de Neil Gaiman por conter todos os elementos característicos das obras deste autor e também àqueles que buscam uma surpreendente e soturna história de ambição, mistério e vingança habilmente contada por um dos maiores escritores contemporâneos. Vale imensamente a leitura.