BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

O Espadachim de Carvão





Kurgala é um mundo abandonado por Quatro Deuses. Adapak é filho de um deles. E hoje ele está sendo caçado. Perseguido por um misterioso grupo de assassinos, o jovem de pele cor de carvão se vê obrigado a deixar a ilha sagrada onde cresceu e a desbravar um mundo hostil e repleto de criaturas exóticas. Munido de uma sabedoria ímpar, mas dotado de uma inocência rara, ele agora precisará colocar em prática todo o conhecimento que adquiriu em seu isolamento para descobrir quem são seus inimigos. Mesmo que isso possa comprometer alguns dos segredos mais antigos de Kurgala.                                                                                                                                                                                                                                                                                    
Título: O Espadachim de Carvão
Autor: Affonso Solano
Editora: FANTASY - Casa da Palavra - Páginas: 256
Lançamento: 2013 - ISBN: 9788577343348




Kurgala é um daqueles lugares especiais onde uma boa aventura pode começar a qualquer momento. Adapak, o semi-deus preto como carvão, Filho de Enki'När, um dos Quatro Que São Um, os deuses daquele mundo, quer encontrar respostas para a perseguição repentina contra ele e o ataque a sua casa. Para isso precisa abandonar seu local seguro e descobrir o mundo que conheceu apenas através de livros, uma tarefa árdua e cheia de perigos. Para quem vive isolado, uma simples ida a uma cidade poder ser uma imensa aventura.
Para que não me entendam mal precisamos deixar claro que Adapak realmente é preto, assim como o carvão, e não se trata de um homem negro antes que achem ofensivo, nem mesmo "homem" ele é: Adapak é um semi-deus em um mundo fantástico. Então não é nada demais ele ser preto onde existem pessoas, roxas,  outras com tentáculos, outras com cascos e outras simples seres humanos. Assim é Kurgala, lar de diversas raças sapientes diferentes convivendo em uma sociedade, como é visto nos filmes de Star Wars. Cada uma mais interessante que a outra, fazendo-nos imaginar e desejar por ilustrações. Ou como eu, um guia sobre os habitantes daquele mundo, não só das raças como as criaturas que também habitam a fantástica terra dos Quatro Que São Um.
Ilustrações como esta, feitas pelo autor, enfeitam o inicio de cada capitulo.
Em sua estreia como autor, o podcaster e ilustrador, Affonso Solano faz um trabalho com muito primor e carinho. Os personagens são muito bem construídos e envolventes, mesmo os coadjuvantes com a menor das participações. Sobre o cenário nem preciso muito comentar, já deixei claro, mas é sempre bom ressaltar a riqueza de detalhes e beleza da construção da realidade criada pelo autor. Falando em realidade; Solano mantém sua narrativa, sempre que possível, próxima ao real, mesmo se tratando de um livro de ficção fantástica.
A narrativa é não linear. Conhecemos nosso herói em meio a ação e só depois vamos conhecendo seu passado. E dessa forma, intercalando presente e passado, o livro segue até o final. Esse detalhe pode desagradar a quem ache confuso essa alternância, mas a experiência de ler está obra é recompensadora. Ainda mais se você gosta de cenas de ação.
O Espadachim de  Carvão  é com certeza um dos melhores livros de ficção fantástica nascidos no Brasil. Affonso Solano está de parabéns pela excelente estréia, e torço para que os próximos livros sejam ainda melhores. A literatura nacional agradece.  Recomendo à todos a leitura!
Que os Quatro Que São Um olhem por vocês, e abençoem suas aventuras dentro dentro dos livros!