BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

CRÔNICAS DOS SENHORES DE CASTELO - EFEITO MANTICORE





Antigos heróis retornam, novos Senhores de Castelo surgem. E, em um planeta desconhecido, o inimigo finalmente se revela. Na segunda parte das Crônicas dos Senhores de Castelo, Kullat, Thagir, Laryssa e Azio, acompanhados de três novos Senhores de Castelo, unem-se ao rei de Agas´B para celebrar a liberdade, a paz e a prosperidade no reino. Mas, comandado pelo misterioso feiticeiro Volgo, um grupo de vilões ataca inesperadamente e sequestra um de nossos heróis.
Este é o início de uma empolgante jornada de resgate, repleta de desafios e perigos, partindo do reino de Agas´B, passando pelos Mares Boreais e chegando a um planeta totalmente desconhecido. Criaturas mágicas nunca vistas, uma batalha naval violenta e a fúria da natureza são pequenos desafios se comparados ao que os amigos terão de enfrentar: o ninho das temíveis criaturas chamadas manticores.
Série: Crônicas dos Senhores de Castelo
Livro II - Efeito Manticore
Autor(a): G. Brasman e G. Norris
Editora: Verus - Páginas: 393
Lançamento: 2012 - ISBN: 9788576861799
Antes de criar o Multiverso X eu apenas colaborava com a Neyla, minha noiva, dando um toque masculino ao blog Coisas de Meninas. Entrei um pouco depois, cerca de quatro meses depois, com a resenha de um excelente livro nacional: Crônicas dos Senhores de Castelo - Poder Verdadeiro (também postada postada aqui). Na época o Gustavo Brasman, um dos autores do livro, deixou um comentário avisando que o segundo livro seria melhor que o primeiro. Poderia ser apenas papo de autor para convencer o leitor se ele não estivesse incrivelmente correto...
-
Três anos se passaram após o primeiro livro e nossos heróis ainda colhem os louros da vitória, mas o vilão Volgo planeja usar um dele como peça para ter acesso a mais poder. A Sinopse já dá informações suficientes para entender o que se passou até então sem dar Spoilers do livro anterior e eu também não farei isso. Não tem graça tirar a diversão de outra pessoa, e diversão não falta nas Crônicas de Senhores de Castelo.


Retornar ao multiverso criado G. Brasman e G. Norris é algo extremamente prazeroso e a diversidade criada pelos autores é um deleite aos fã de fantasia e ficção científica. Sim, se você não sabe, o livro tem elementos de ambas vertentes, com referências a vários clássicos de ambas as realidades. Tecnologia, magia, raças e planetas variados dão origem a uma mitologia própria e extremamente rica em detalhes que te prendem e conquistam pela originalidade e criatividade.
-
Há uma evolução nos personagens provenientes do primeiro livro, tanto na parte física quanto no modo de pensar, o destaque fica novamente com o autômato Azio, cada vez mais "humano" e menos mecânico, e também com o Castelar Thagir e as complicações que o levam a uma difícil decisão ao fim do livro. Uma das maiores características de Efeito Manticore é a ampliação de tudo que foi apresentados no primeiro livro. Novos inimigos, novos planetas e cantos do multiverso são introduzidos a trama, além de novos Senhores de Castelo.
-
Os autores optam novamente por uma narração dinâmica, dando agilidade aos acontecimentos e impedindo que a trama se torne maçante nos pontos de menor intensidade de ação. Mais uma vez essa agilidade se torna um inimigo dos que desejam conhecer mais a fundo os personagens, que apesar únicos e carismáticos, se apresentam de forma rasa em determinadas questões. Contudo isso não atrapalha a leitura de forma alguma, pois o enredo equilibra a balança. Além de tudo isso o livro registra o primeiro encontro entre realidades da literatura brasileira, com partição direta da criação do autor Estus Daheri durante a trama. 
Crônicas de Senhores de Castelo: Efeito Manticore é um livro bacana e muito divertido, recomendado para quem está a procura de uma leitura ágil, leve e sem compromisso, ideal para encarar aquela ressaca deixada por uma leitura mais dura. Novamente, o amigo Gustavo deixou seu recado: o terceiro, que será lançado em breve, será melhor que o segundo. E eu posso garantir que alguma forma eu sei que novamente ele está certo e vale a pena confiar.