BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

CRÔNICAS DOS SENHORES DE CASTELO - O PODER VERDADEIRO


Sinopse: A paz há muito conquistada fica ameaçada quando a princesa guerreira Laryssa, e seu companheiro androide, tentam reativar a magia ancestral do Globo Negro, um artefato de grande poder. Em meio a perseguições por seres grotescos e por um temí­vel feiticeiro, o caminho da princesa cruza com o de dois poderosos Senhores de Castelo: Thagir, um pistoleiro com braceletes mágicos, e Kullat, um cavaleiro que manipula energia. Tem iní­cio então uma eletrizante jornada, em que habilidades de guerra, magia e tecnologia decidirão o destino de todo um planeta. "Uma missão, dois Senhores de Castelo e incontáveis perigos..."                                                                       -
Série: Crônicas dos Senhores de Castelo
Livro I - O Poder Verdadeiro
Autor(a): G. Brasman e G. Norris
Editora: Verus - Páginas: 236 
Lançamento: 2010 - ISBN: 9788576861058


Um cavaleiro manipulador de energia, uma princesa com um servo robô, um pistoleiro, isso não te faz recordar algo? De cara lembra isso lembra Star Wars. Se tratando de uma aventura espacial a semelhança fica maior ainda. Mas você se engana ao achar que as referências a cultura pop ficam por aí. Há um Multiverso repleto de planetas, seres e criaturas, algumas delas até mágicas. É isso mesmo que entendeu: criaturas mágicas. A base de referências dos brasileiros G. Brasman e G. Norris não fica apenas na ficção cientifica. O Senhor dos Anéis, Harry Potter entre outros também estão presentes. Magia, tecnologia, mitologia própria e inovador, infinitos mundos e seres espetaculares. Se tudo isso não te convenceu a ler, a agilidade do desenvolver da historias com certeza irá.
-
O Poder Verdadeiro é o primeiro de uma série e cumpre perfeitamente o papel de introduzir um incrível cenário multifacetado dos Senhores de Castelo. Por ser um livro dinâmico não espere que os primeiros capítulos sejam do blá-blá-blá introdutório costumeiro. O livro é ágil e logo na primeira pagina apresenta a razão dos protagonistas Kullat e Thagir estarem no reino de Agas’B. Essa velocidade tem sua desvantagem: em primeiro momento tudo parece um tanto quanto raso e você só passa entender e gostar dos personagens com o tempo. Porém é impossível deixar de gostar quando os conhece e entende que aquela agilidade toda serve para instigar a curiosidade do leitor, para que desta forma sua curiosidade faça-o retornar ao multiverso na aventura seguinte em busca de respostas mais profundas. Além disso o livro possui um trabalho gráfico louvável, uma diagramação bacana e ilustrações internas muito bem feitas.

Os personagens são bem desenvolvidos e únicos, mesmo com a já citada agilidade, tornando impossível confundi-los, principalmente Azio, o autômato com personalidade própria. O cenário rico em espécies distintas e nomes exóticos pode tornar a leitura confusa em alguns pontos, tornando difícil recordar de alguns detalhes menores 4 ou 5 capítulos após lê-los. Isso não desmerece a obra, nem prejudica a leitura. Ao contrário: enriquece-a em detalhes. Mas para o leitor a tarefa de guardar nomes alienígenas não é simples. Ao menos para os menos acostumados. Embora o enredo seja em determinados momentos previsível, a narrativa é muito bem amarrada tornando a leitura bastante agradável e as reviravoltas na historia empolgantes.
-
Crônicas dos Senhores de Castelo é uma leitura recomendada pra quem curte tanto fantasia quanto ficção cientifica, e uma boa oportunidade pra quem não curte começar a desbravar. Para quem curte RPG então, o Multiverso é um prato cheio devido a liberdade que a variedade de mundos e possibilidades de histórias garante.
-
Qual nota dou ao livro? Não gosto desse tipo de coisa. Cada um classifica uma leitura de acordo com suas experiências, dar uma nota seria injusto. Portanto tirem suas conclusões. Mas adianto que comecei a ler sem muita expectativa, levado pela curiosidade e terminei esperando pela continuação: Fui pego na teia tecida pelos autores. Foi uma grande surpresa, e uma grande conquista para a literatura nacional. Confira o site da série e acesse os extras, curiosidades, ilustrações, baixe o primeiro capítulo: senhoresdecastelo.com.brO segundo livro Efeito Manticore já foi publicado (resenha em breve) e o terceiro livro Maré Vermelha (Titulo Temporário) sairá ainda esse ano.





Ps. Essa resenha foi originalmente publicada no blog Coisas de Meninas na coluna Um Toque Masculino em 2012.