BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Review | Navio Dragão

Em Dezembro de 2019, durante a CCXP, entre os anúncios e lançamentos previstos para a maior feira nerd da América Latina, os parceiros da Jambô Editora estreou um novo selo editorial com propósito publicar literatura e quadrinhos de autoria de mulheres e minorias: o Bast!
O selo de nome inspirado na deusa egípcia das batalhas e protetora das mulheres nasceu encabeçado por Flávia Gasi, Rebeca Puig e Nami Teruya, e fez sua estréia com o lançamento de quatro títulos. Um deles foi o fofíssimo e divertido Navio Dragão, da Rebeca Prado!

Navio Dragão é uma coletânea de tirinhas sobre uma pequena Viking chamada Lif e seu fiel escudeiro, o cãozinho Carne. A ruivinha Lif é dotada de bastante sagacidade, inteligência, interesses peculiares, uma língua afiada e zero paciência. Alguns diriam que ela é anti-social, mas eu diria que ela estava preparada para o isolamento social antes de tudo isso. Sempre direta e sem freios, Lif está constantemente criando situações ácidas e bem humoradas (pelo menos para quem está fora da tirinha) que incluem desde referências a cultura pop até assuntos super atuais, como o empoderamento feminino, sempre arrancando sorrisos com enorme facilidade.
Há toda uma leveza e beleza que circundam as tirinhas, as páginas duplas e as aventuras do cãozinho Carne que nos transportam para um lugar melhor (e mais do que nunca, estamos precisando). O traço da Rebeca traz para Lif uma fofura que de longe supera o seu mau humor e, complementados por suas aquarelas, nos deixa encantados. Contudo, é com certeza a acidez da personagem que conquista aquele lugar especial no coração! Quem nunca teve vontade de ligar a sinceridade no máximo e falar umas verdades para aquele ser inconveniente? Quem nunca quis com todas as forças ficar sozinho no seu canto naqueles dias ruins? As vezes tudo que a gente quer é cuidar da nossa coleção de escalpos com nosso cãozinho e aproveitar o dia. Não? Ninguém?

Se você é uma pessoa atenta ao mercado independente de quadrinhos e a financiamentos coletivos, pode reconhecer tanto a autora quanto o título. Em 2015, a autora conseguiu publicar de forma física as tirinhas da pequena Lif, anteriormente uma webcomic, e hoje é um item raro e de colecionador. Mas não dá para ficar triste tendo à disposição a nova edição, com seu formato luxo e em capa dura, todas as histórias já publicadas sobre Lif, além de novas tirinhas, aventuras do Carne, e com o aval de Gail Simone, pesquisadora e roteirista conhecida por seu trabalho em Aves de Rapina, Mulher-Maravilha e Deadpool, na quarta-capa. Será que a Rebeca tem moral? Eu acho muito merecido, afinal é impossível não se apaixonar por suas aquarelas e o jeito especial de Lif, pouco importa se você uma quadrinista internacional ou um leitor descompromissado.
Navio Dragão é uma obra leve, extremamente divertida, que traz uma personagem que vai brigar para entrar no seu hall de favoritos - sério, não duvide dessa viking e seu machado - e sem dúvidas tem a minha recomendação.
Aquele(a) que ousar dizer que mau humor não pode trazer alegria está tremendamente enganado(a)!

Título: Navio Dragão | Autor: Rebeca Prado 
Ilustrador: Rebeca Prado | Editora: Jambô Editora - Bast Editorial
Ano: 2019 | Gênero: Tirinhas - HQ