BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

#deumlivrodepresente - Indicações do Multiverso X

Da crise no mercado editorial e demais problemas que não valem a pena serem mencionados aqui, surgiu uma coisa muito bacana que é a campanha #deumlivrodepresente. Presentear alguém é algo que tem tudo a ver com o clima de confraternizações e festas de fim de ano, e se o presente é livro a coisa fica melhor ainda (mas não me dê auto-ajuda, obrigado).
Estimulados por todo esse espírito e trazendo a campanha consigo, os parceiros da AVEC Editora tiveram a bela ideia de produzirmos uma postagem com indicações de obras bacanas para se dar de presente, incentivando a leitura e, por tabela, o mercado nacional. Particularmente achei a ideia fantástica e não dava pra deixar passar, então convoquei a tripulação para fazer sua seleção de livros justificando as escolhas. O resultado ficou bem diverso, com obras estrangeiras e nacionais, e você confere abaixo!

Camila Loricchio

Designer, assistente editorial, revisora, tradutora, escritora da Trilogia das Cartas e da HQ Desenredos.

Partindo de cordel, passando por crianças, histórias fantásticas e indo até uma pousada em Paraty, minha seleção é um pouco do que li e reli nesse ano super distópico, foquei em livros nacionais e xuxus de pessoas incríveis que estão aí fazendo e resgatando histórias.

- Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordeis, Jarid Arraes (SKOOB - LINK DE COMPRA)
- Piscina Já!, do Luiz Antonio Aguiar (SKOOB - LINK DE COMPRA)
- Mensageira da Sorte, Fernanda Nia (SKOOB - LINK DE COMPRA)
- Namida: as lágrimas de uma princesa, Heloisa Prieto e Victor Scatolin (LINK DE COMPRA)
- Me Leve Quando Sair, Jessica Groke (SKOOB - LINK DE COMPRA)

Airechu

Colunista e Podcaster do Multiverso X

Os livros que escohi para o desafio talvez digam mais de mim do que das pessoas às quais se destinam, mas entendam que essa é uma forma de também me doar para o outro, são todos livros que de algum modo me tocaram e mexeram comigo de forma positiva.
Da imersiva e emotiva fantasia infantil de O Oceano no Fim do Caminho, passando pela intensidade dos versos e sonetos de Florbela Espanca, pela experiência de vida e sabedoria de Amanda Palmer, pelas infinitas possibilidades e particularidades do Limbo até o diálogo franco sobre arte e solidão estabelecido por Olivia Laing, talvez o que eu busque ao presentear com estes livros, antes de tudo, seja a criação de um vínculo autêntico, de proximidade verdadeira, de conexão uns com os outros.
Torço de verdade para que a lembrança duma boa história, de um parágrafo bem escrito, das reflexões que eles despertarem e todo o arcabouço de sensações provenientes da leitura, façam a pessoa, além de muito feliz, maravilhada e satisfeita, se lembrar também um pouquinho de mim!

- O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman (SKOOB - LINK DE COMPRA)
- Limbo - Thiago Devecque (SKOOB - LINK DE COMPRA)
- A Arte de Pedir - Amanda Palmer (SKOOB - LINK DE COMPRA)
- A Cidade Solitária - Olivia Laign (SKOOB - LINK DE COMPRA)
- Antologia Poética - Florbela Espanca (SKOOB - LINK DE COMPRA)

Diogo Fernandes

Jornalista e Colaborador do Multiverso X

Entre Meio Sol Amarelo, Uma Confraria de Tolos, Olhos de Centauro e Toda Luz Que Não Podemos Ver há tanta diferença que a sua única semelhança se destaca como um farol. São de uma qualidade exemplar. Necessários, diria. Cada um em sua área; cada um em seu tema; cada um perfeitos de se desembrulhar como um presente. Eu queria poder esquece-los apenas para poder lê-los novamente com o mesmo ineditismo da época. Não posso fazê-lo, mas posso recomenda-los para você ter essa mesma experiência e passar para frente a maldição do livro bom.

- Olhos de Centauro - Lady Sybylla (SKOOB - LINK DE COMPRA)
- Meio Sol Amarelo - Chimamanda Ngozi Adichie (SKOOB - LINK DE COMPRA)
- Uma Confraria de Tolos - John Kennedy Toole (SKOOB - LINK DE COMPRA)
- Holocausto Brasileiro - Daniela Arbex (SKOOB - LINK DE COMPRA)
- Sangue, Suor e Pixels - Jason Schreier (SKOOB - LINK DE COMPRA)
- Toda Luz que Não Podemos Ver - Anthony Doerr. Esse nem acabei mas já considero pacas (SKOOB - LINK DE COMPRA)

Julio Barcelos

Podcaster do Multiverso X

Minhas indicações estão baseadas em livros que me marcaram e que eu acho que passam uma boa ideia do que eu acho que são tramas marcantes. Acabei escolhendo gêneros diferentes de acordo com o tipo de livro que eu compraria para dar de presente para alguém. Espero que as indicações sejam de utilidade e conquistem mais leitores mundo afora :D

- Fantasia/infantil: O Hobbit - Tolkien (SKOOB - LINK DE COMPRA)
- Leitura pra todos AKA não sei classificar esse livro: Em algum lugar nas estrelas - Clare Vanderpool (SKOOB - LINK DE COMPRA)
- Suspense/Policial: Não conte a ninguém - Harlan Coben (SKOOB - LINK DE COMPRA)
- Dramão: O guardião de memórias - Kim Edwards (SKOOB - LINK DE COMPRA)

Ace Barros

Colunista, Host e Editor do Podcast Multiverso X

Esse para mim foi um ano onde conheci ou revisitei o trabalho de diversos artistas nacionais e a minha lista não poderia ser de outra forma senão divulgando e incentivando você a conhecer alguns destes também.
Alguns ainda não li, mas são obras que fiz questão de comprar por me chamarem muito a atenção por conta de sinopses, resenhas e indicações de terceiros.

- Guanabara Real: A Alcova da Morte - A.Z.Cordenonsi, Enéias Tavares e Nikelen Witter (SKOOB - LINK DE COMPRA)
- Desafiadores do Destino: Disputa por Controle - Felipe Castilho, Mauro Fodra e Mariane Gusmão (SKOOB - LINK DE COMPRA)
- Sherlock e os Aventureiros: O Mistério dos Planos Roubados - A.Z.Cordenonsi (SKOOB - LINK DE COMPRA)
- Araruama: O Livro das Sementes - Ian Fraser (SKOOB - LINK DE COMPRA)
- A Joia da Alma - Karen Soarele (SKOOB - LINK DE COMPRA)
- A Orden Vermelha - Felipe Castilho (SKOOB - LINK DE COMPRA)
- O Auto da Maga Josefa - Paola Sivieiro (SKOOB - LINK DE COMPRA)
- As Boas Damas - Clara Madrigano (SKOOB - LINK DE COMPRA)
- Lobo de Rua - Jana Bianchi (SKOOB - LINK DE COMPRA)
- Desenredos - Camila Loricchio (SKOOB - LINK DE COMPRA)
Além de tudo isso, vale a pena lembrar que a AVEC decidiu seguir essa linha para voltar com a promoção na AVEC Store - http://bit.ly/AVECNatal - em que em qualquer compra na loja ganha um livro surpresa! Você não entendeu errado: você compra um presente, e é presenteado por eles com outro surpresa. E não para por aí: o frete está com preço fixo de R$10,00, e muitos dos livros com 25% de desconto! Mas as compras são válidas só até dia 20 (até para chegar antes do Natal!), então corre!