BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Império das Tormentas



Em um império fragmentado, circundado por mares selvagens, dois jovens de culturas diferentes se unem por uma causa comum. Uma menina de 8 anos é a única sobrevivente do massacre de sua vila por biomantes, uma das mais poderosas forças do imperador. Batizada com o nome de seu vilarejo para nunca se esquecer do que perdeu, Bleak Hope é treinada em segredo por um mestre guerreiro para se tornar um instrumento de vingança. Um estranho garoto de olhos vermelhos fica órfão nas esquálidas e sujas ruas de Nova Laven, mas é adotado pela pior pessoa que o destino poderia lhe apresentar: Sadie Cabra, uma das criminosas mais infames do submundo. Batizado como Red, ele é treinado para ser um exímio atirador de facas – além de ladrão, mentiroso e trapaceiro. Quando um senhor do crime estabelece um acordo de poder com biomantes para tomar o controle do submundo de Nova Laven em troca da miséria da população, as histórias de Hope e Red finalmente se cruzam. Seja por honra ou vingança, essa improvável aliança os levará para a maior batalha da vida deles. Jon Skovron marca aqui o início da trilogia Império das Tormentas, uma fantasia embalada por uma espadachim habilidosa, piratas, vigaristas, jogos de poder e revolução.
Titulo: Império das Tormentas
Título Original: Hope and Red
Série: Império das Tormentas

Autor (a): Jon Skovron
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 368

Não julgar um livro pela capa: está aí uma coisa difícil! Quando vemos aquela capa que de alguma forma incendeia a sua curiosidade é quase impossível impedir que isso se transforme em vontade de ter e ler o tal livro. Foi o que me aconteceu quando vi Império das Tormentas pela primeira vez. Não cheguei nem a conferir a sinopse e já estava garantindo o meu. Uma atitude arriscada? Talvez. Mas será que me arrependi?
Império das Tormentas é o primeiro volume de uma trilogia de fantasia escrita por Jon Skovron. Neste primeiro volume acompanhamos as aventuras e desventuras de dois jovens de realidades distintas que tem suas vidas modificadas pelas presenças um do outro. 
Ela, Bleak Hope, é a única sobrevivente do massacre dos habitantes de uma ilha inteira causado por Biomantes, uma ordem mágica e científica inescrupulosa a serviço do Imperador. Encontrada pelo capitão Sin Toa, Hope é levada até o Ermo dos Ventos e deixada aos cuidados de Hurlo, O Esperto, Grão-Mestre da Ordem dos Vichen, um grupo de monges guerreiros mortais que servem ao Império. O mosteiro e a ordem não recebem mulheres, mesmo para trabalhos servis como os que são dados a Hope, mas Hurlo intercede a seu favor. Vem dele também a decisão de treiná-la em segredo nos ensinamentos de sua ordem, na esperança de dar um propósito a escuridão crescente e dor dentro da jovem. Com o passar dos anos, a jovem se torna uma guerreira formidável e isso não passa desapercebido aos olhos dos outros membros da ordem, que movidos por ciúmes trazem mais dor e tragédia para a vida de Hope. 
De volta ao mundo, Hope se prende a única coisa que ainda lhe resta: o desejo por vingança contra o Biomante responsável pela dizimação de todo seu povoado. Suas viagens a bordo do navio Gambito da Dama, do Capitão Carmichael, irão levá-la até Nova Laven, onde seu caminho cruzará com o de Red.
Ele, Rixideteron, filho da pintora Gulia Pastinas, uma jovem família abastada que abandoou tudo para viver como uma artista pintando quadros que logo se tornou viciada em pó coral e um prostituto, de uma família com legado de prostituição. Perdeu a mãe para a droga e uma intoxicação devido as tintas com que trabalhava, e pouco depois o pai para um misto de tristeza e alguma doença adquirida na profissão. Assim como Hope, aos 8 anos Red, como passou a ser conhecido por causa de seus olhos vermelhos consequentes do abuso de coral durante sua gestação, passou a viver na rua por conta própria.
Como era de se esperar, as coisas não seriam fáceis. Um dia foi capturado e estava prestes a ser "sulizado" quando conheceu Sadie Cabra, uma ladra famosíssima no Círculo do Paraíso, que por ventura teria o mesmo destino. Trabalhando juntos, mudaram a situação a seu favor e voltaram a Nova Laven. Com Sadie como sua tutora do crime, e com suas habilidades com as mãos, seja para pintar, roubar ou  arremessar facas, Red logo se tornou um vigarista de fama no Círculo, aprontando diversas confusões com seu fiel amigo Rolha e a afrontosa Urtiga. Apesar dos altos e baixos na "carreira", as coisas estavam tranquilas na vida do jovem até a chegada de Bleak Hope a Nova Laven.
Uma grande confusão envolvendo o senhor do crime, Drem Insensível, e uma suposta ligação com os Biomantes, faz como o caminho dos dois jovens se cruze. Uma aliança é formada, e uma jornada por vingança e justiça se inicia, levando os protagonistas por caminhos perigosos e destinos muito além do planejado.
Jon Skovron nos entrega uma história ágil narrada em terceira pessoa através de capítulos curtos que acompanham de forma intercalada ora Hope, ora Red, e por vezes um misterioso terceiro personagem. A trama repleta de ação e personagens interessantes é muito bem amarrada, com foco na construção dos protagonistas, justificado suas posturas, motivações e atos. A combinação desses elementos resulta em uma leitura fluida e envolvente, principalmente após nos acostumarmos com os termos e gírias de Nova Laven.
O cenário e outros elementos, como pirataria, golpes e sindicatos do crime, fazem lembrar dos Nobres Vigaristas de Scott Lynch, mas não a ponto de retirar os méritos da construção de Skovron. O autor une diversos conceitos e os retrabalha para dar uma base a sua história, dando-o vida através de citações, lendas, tecnologias e sociedade, sem se aprofundar desnecessariamente em detalhes supérfluos à trama. Desta forma, acaba por despertar a curiosidade no leitor, entregando elementos que podem ou não ser trabalhados futuramente, mas ainda mantendo-o focado no que interessa para o livro em questão.
Um dos principais acertos do autor está em seus personagens, tanto os protagonistas quanto os coadjuvantes e antagonistas. É impossível não se envolver um pouco pela escuridão, senso de honra e vingança de Hope, pela malandragem e sagacidade de Red, pelo companheirismo de Rolha, pela postura forte de Urtiga ou mesmo pelas peculiaridades de Sadie Cabra.
Por fim é preciso voltar ao questionamento aberto no primeiro parágrafo e dizer sem medo que não me arrependi nem um pouco da minha decisão. Império das Tormentas é uma deliciosa fantasia com tom adulto, temperada com tragédias, juras de vingança, adoráveis golpistas, formidáveis guerreiras, e magias aterradoras. Uma leitura cativante e arrebatadora com tudo para agradar os amantes da boa e velha fantasia.