BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Promessa de Fogo (Abismo - Livro Um)






“Aqueles atraídos pelo Abismo estão destinados a encontrá-lo”.
Alicia é uma fazendeira de vida simples. Seus únicos sonhos são passar a vida ao lado de seu noivo e cuidar das tarefas do campo.
Sonhos que são despedaçados quando mercenários atacam seu vilarejo e deixam um rastro de fumaça, cinzas e sangue.
Algo acorda dentro de Alicia. Uma sede de vingança a domina e exige morte para se saciar.
Em seu caminho pavimentado pelo ódio, Alicia enfrentará os dinossauros que assolam o Norte, golems avançados, soldados corruptos e uma conspiração envolvendo demônios, necromantes e a magia de sangue proibida no reino.
Mas sua maior luta será para manter a própria humanidade enquanto mergulha no Abismo.
Promessa de Fogo é o primeiro livro da série Abismo.Título: Promessa de Fogo
Série: Abismo
Autor: Thiago d'Evecque
Editora: Publicação Independente
Ano: 2017 / Páginas: 240


Ataques noturnos por grupos de mercenários assombram o cotidiano outrora pacato dos moradores duma propriedade rural em Timóteo, um pequeno povoado dos reinos do Norte. Mas felizmente eles têm como se defender, Alicia e Bento são hábeis espadachins e Matilda não erra um disparo com suas flechas e unindo esforços eles expulsam com facilidade esta primeira leva de invasores.
Este ataque além de deixar os moradores preocupados e em perpétuo estado de alerta também levantam dúvidas sobre o que estaria por trás deles. Em busca de respostas e de reforços Alicia parte de lá montada em Bela, seu gastornis, uma espécie de sáurio dócil, pouco depois de ter a mão pedida em casamento por Bento rumo a propriedade de sua tia Charlotte, a comandante da Guarda Real. Enquanto está fora a propriedade é novamente atacada e dessa vez com mais força e sem chances para seus familiares e amigos revidarem, as baixas são enormes e seu pai Alfredo foi levado pelos mercenários.
Ao se deparar com o cenário de completa destruição, Alicia jura vingança, sente seu peito queimar com a injustiça, é tomada de ódio e de algo mais, uma irresistível sede de sangue também se apossa de nossa protagonista. Ela parte em busca de vingança contra sua principal suspeita, Olga, uma mulher influente e poderosa, mas cujos reais objetivos são um mistério para todos!
Esse é o mote principal de Promessa de Fogo, o primeiro romance da série Abismo de Thiago d'Evecque, escritor e jornalista carioca e autor também de Limbo, um excelente romance de estreia que não canso de recomendar pela qualidade. Embora as propostas de Limbo e Promessa de Fogo sejam bem distintas é impossível não comparar algumas de suas semelhanças: ambos são complexos, são carregados de referências e mesclam elementos dos mais diversos em suas tramas com extrema habilidade.
Se em Limbo tínhamos uma trama focada no místico e onírico em que o principal personagem parecia ser o lugar e não tanto seu protagonista numa jornada de autodescoberta enquanto cumpria uma missão compulsória, em Promessa de Fogo a trama acontece num mundo de fantasia palpável e sua principal personagem é uma mulher de carne e osso motivada por um intenso desejo de vingança após ser afetada por uma tragédia pessoal sem precedentes. Uma das minhas primeiras impressões foi a de que estava diante de um novo cenário, tão complexo quanto o Limbo e tão diverso e cheio de lugares, lendas, mitos e organizações para serem exploradas e conhecidas juntamente com seus personagens. O clima de aventura prevalece, às vezes sendo carregado de drama e tragédia, com direito a combates que me remeteram ao Japão feudal dos samurais, mas com elementos típicos da fantasia medieval clássica, enriquecidos com a presença de artefatos de pólvora e armas de fogo mais complexas.
Há uma inusitada quebra de expectativa com relação aos demônios. Um dos mitos deste mundo diz que eles foram expulsos do Norte para o Abismo por titãs montados em sáurios, abrindo espaço para a colonização humana. Contudo há humanos que defendem e cultuam religiosamente esses demônios. Segundo eles a Terra é posse deles e eles voltarão para clamar o que lhes é devido por direito. Particularmente não sei qual lado tomar, e acredito que não há mocinhos ou bandidos claramente definidos neste ponto.
Os saurios merecem menção. É incrível o que a presença de dinossauros faz com nossa imaginação numa obra de fantasia. Adorei ler sobre eles, uns possuem penas e são criados em fazendas servindo principalmente de montaria, como os gastornis, outros são treinados de forma um tanto cruel pela Guarda Real para servirem de montaria de combate e há ainda os que vivem em estado selvagem, uma preocupação a mais para os humanos. Contudo a maioria é herbívora e ainda que sejam enormes e assustadores, eles temem a humanidade tal como nós tememos as baratas. As espécies maiores e mais selvagens vivem em áreas distantes e pouco exploradas e não são tão bem conhecidas.
Além dos demônios e sáurios, como contraponto, há ainda a presença de mercenários, guardas corruptos e uma forte tensão política no Reino do Norte. Chamam a atenção também os mecas, golens construídos artificialmente de matéria comum animada com magia de sangue, a necromancia, criados com os mais diversos objetivos, desde cumprir tarefas braçais simples, até servirem de guardas e até os complexos Exterminadores, máquinas hábeis e mortais, munidas de armas de fogo calibre doze para, ironicamente, manter a paz. É curioso que seres animados por magia perambulem livremente por um reino onde a sua prática é proibida...
Isso tudo por mais incrível que pareça fica ofuscado pela originalidade e carisma das protagonistas: Alicia, Matilda e Charlotte. Alicia de cabelos negros, olhos lilás e pele morena, mas de sorriso difícil é uma habilidosa guerreira ambidestra, uma esgrimista notória capaz de cortes mortais com sua lâmina. Matilda é uma hábil arqueira, adora fumar calmamente em cima dos telhados, já foi namorada de Charlotte e está um pouco fora de forma, o que convenhamos não a torna nem um pouco menos letal. Charlotte é tia de Alicia e é comandante da Guarda Real, uma líder nata, alta e robusta que empunha uma enorme e pesada espada como poucos. É pouco comum vermos mulheres protagonizando tramas de fantasia e sendo a maioria em grupos de aventureiros e tal escolha aqui não poderia ser mais positiva! Elas são mulheres fortes por si mesmas e pelas suas atitudes, com personalidades muito distintas e nada convencionais cada uma é trabalhada de modo a percebermos suas qualidades e peculiaridades individuais e a dinâmica entre elas nos conquista por nem sempre ser tão harmônica, há pontos de atrito graves que podem levá-las a conflitos e rompimentos sérios a qualquer instante por mais que torçamos para que elas continuem apoiando-se mutuamente até o fim.
Fiquei particularmente interessado na personalidade da protagonista Alicia. Enquanto lia sobre seu desespero e dor tendo que lidar com a perda e o luto de tudo que tinha e de tudo que amava ela desperta um lado obscuro que nem ela mesma conhecia em si. Sua história carrega consigo uma metáfora sobre lançar-se em abismos pessoais quando nos encontramos por algum motivo fragilizados que cabe bem ao conceito da personagem e dialoga duma maneira perturbadoramente familiar também comigo. Temo que mais do que uma heroína habilidosa no manejo de espadas com as duas mãos, Alicia também seja uma personagem trágica, enredada por uma trama maior de interesses poderosos em que a individualidade dela seja o que menos conta! Mas acho que já estou especulando demais aqui, é a ansiedade por descobrir o que será dela futuramente!
O livro é estruturado em 30 capítulos curtos, com descrições ágeis e precisas que se aprofundam apenas o necessário para que compreendamos o mundo imaginado pelo autor. Há ainda muito o que ser explicado, mas haverá espaço pra isso nas continuações que já espero ansiosamente! Os momentos de virada no enredo parecem seguir a clássica estrutura de três atos e funcionam muito bem, ficamos cada vez mais tensos e apreensivos conforme ele avança, seja por enfrentar as consequências das mudanças na vida dos personagens ou por descobrir que a pouca certeza dos fatos que tínhamos sobre tudo pode não significar nada na página seguinte. Aliás, sempre sou surpreendido pelas tramas do autor e isso é muito positivo num nicho em que o mais do mesmo costuma ser a tônica.
A maestria de Thiago para incluir e trabalhar harmonicamente referências tão destoantes em suas obras merece elogios não só por extrapolar os clichês do gênero de fantasia, mas também por abrir seu mundo para novas, diversas e infinitas possibilidades! Em Promessa de Fogo, ele entrega muito mais do que um cenário fascinante, um grupo de personagens diverso ou um épico sobre busca por vingança. Abismo promete ser uma saga grandiosa, cumprindo uma demanda por mais que Limbo havia deixado ao seu término, mas com uma proposta muito diferente e ainda mais ousada, mantendo as qualidades do texto do autor agora enriquecidas com a experiência adquirida desde o seu primeiro romance. Recomendo o livro para amantes de tramas de fantasia, mas Promessa de Fogo tem um potencial para agradar qualquer tipo de leitor, não é difícil se identificar com o drama vivenciado pela protagonista ao mesmo tempo em que é impossível ficar indiferente ao fascínio exercido pelo seu mundo ou encantado com suas personagens e curioso pelo que nos aguarda na sequência.