BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Audioverso: Me First and the Gimme Gimmes

Que o universo da música é tão apaixonante quanto o da literatura, o cinema e as artes ilustradas não há dúvidas! Portanto ele também merece seu espaço aqui no Multiverso X. A seção Audioverso é onde buscamos apresentar novos artistas e bandas, dando um pequeno aperitivo daquilo que de melhor eles têm a oferecer, bem como valorizar a sua arte e contribuir para o seu reconhecimento ao indicar e recomendá-los para um novo público.

E hoje a recomendação é a banda californiana de covers em punk rock Me First And The Gimme Gimmes. Criada em 1995 por integrantes de bandas relativamente bem conhecidas no cenário punk, a Me First and the Gimme Gimmes tinha como pretensão servir apenas como uma válvula de escape para seus membros. A ideia era de que eles pudessem gravar versões punk de canções populares de outros gêneros musicais como uma forma de diversão. Mas a brincadeira acabou indo longe e hoje eles já contam com cinco álbuns de estúdio, todos lançados pela gravadora independente Fat Wreck Chords e continuam se apresentando nos períodos em que suas bandas principais estão paradas.
A banda é formada pelo vocalista Spike Slawson (baixista da banda Swingin’ Utters), Chris Shiflett (guitarrista do Foo Fighters), Fat Mike (baixista e vocalista da NOFX), Joey Cape e Dave Raun (respectivamente vocalista e baterista do Lagwagon) e seu o repertório conta com versões de clássicos de artistas como Simon & Garfunkel, Billy Joel, Beach Boys, John Denver, Whitney Houston, Bob Dylan, Beatles, Prince, além de temas de clássicos do cinema e do teatro e músicas tradicionais de diversas culturas.
A Me First and the Gimme Gimmes toca exclusivamente músicas covers, sendo a grande maioria sucessos de décadas passadas e cada álbum traz uma seleção musical focada num único tema.
Em Have a Ball, álbum de estreia lançado em 1997 temos sucessos dos anos 60 e 70, entre elas Rocket Man cover de Elton John, I Am a Rock de Simon & Garfunkel, Uptown Girl de Billy Joel e Sweet Caroline de Neil Diamond.
No excelente Are a Drag de 1999 a banda traz versões punk de canções famosas de peças teatrais e filmes, entre elas Over the Rainbow de O Mágico de Oz, Don't Cry for Me Argentina de Evita, It's Raining on Prom Night de Grease e Phantom of the Opera Song de O Fantasma da Ópera.
Já em Blowin’ in the Wind o foco fica nos grandes hits da década de 60. Temos desde Blowin' in the Wind de Bob Dylan, até San Francisco (Be Sure to Wear Flowers in Your Hair) de Scott McKenzie, passando por All My Lovin' dos Beatles e Who Put the Bomp (In the Bomp, Bomp, Bomp) de Barry Mann.
Enquanto Take a Break de 2003 resgata o R&B da era de ouro da Motown com I Believe I Can Fly de R. Kelly, I'll Be There do Jackson 5, Nothing Compares 2 U do Prince e Where Do Broken Hearts Go da Whitney Houston, Love Their Country de 2006 homenageia a música Country americana com Jolene de Dolly Parton, (Ghost) Riders in the Sky de Johnny Cash, Desperado de The Eagles e Lookin' For Love de Johnny Lee.
E se você ainda tem dúvidas da versatilidade da banda, o álbum mais recente da Me First, Are We Not Men? We Are Diva!, lançado em 2014, traz como mote Divas covering Divas. Ou seja versões punk de clássicos aclamado de divas pop tais como I Will Survive de Gloria Gaynor, Believe de Cher, On The Radio de Donna Summer, I Will Always Love You de Dolly Parton, além de Madonna, Lady Gaga, Celine Dion e muitas mais!
Em 2017, a Me First lançou Rake It In: The Greatestest Hits, um compilado com alguns dos maiores sucessos da banda em mais de 20 anos de carreira reunidos num único álbum. Merecem menção também o compilado anterior, de 2008, Have Another Ball e os EPs Turn Japanese de 2009, e Go Down Under e Sing in Japanese ambos de 2011 com covers de canções populares australianas e japonesas respectivamente e cujos lançamentos coincidiram com a passagem da banda nestes países durante uma turnê da mundial.
Já com uma longa carreira, e encarando a banda como um divertido hobby sem contudo pecar na qualidade de suas produções, é impossível ouvir e não se divertir e se empolgar com a energia contagiante da Me First and the Gimme Gimmes em cada faixa ou álbum! Escolha um com suas músicas favoritas e delicie-se ouvindo as suas versões punk!
Você pode conferir uma pequena amostra nos vídeos abaixo e ao longo da postagem e conhecer mais visitando o Site Oficial e os perfis da banda no Facebook, Twitter, YouTube e Last.fm. Os álbuns, e singles podem ser adquiridos em formato digital no próprio site da gravadora e também na iTunes, Playstore e Bandcamp e estão disponíveis também para audição em plataformas de streaming como o Spotify.