BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Audioverso: Cro


Que o universo da música é tão apaixonante quanto o da literatura, o cinema e as artes ilustradas não há dúvidas! Portanto ele também merece seu espaço aqui no Multiverso X. A seção Audioverso é onde buscamos apresentar novos artistas e bandas, dando um pequeno aperitivo daquilo que de melhor eles têm a oferecer, bem como valorizar a sua arte e contribuir para o seu reconhecimento ao indicar e recomendá-los para um novo público.
E hoje vou falar um pouco de Cro, um jovem rapper alemão que descobri totalmente por acaso, enquanto ouvia rádio (sim! ainda há quem faça isso regularmente). Cro define o estilo musical adotado em suas produções como uma mistura de pop e rap, abreviando-o como Raop, sendo este também o título de seu primeiro álbum lançado pela gravadora independente Chimperator em 2012. Raop ficou por cinco semanas no topo das paradas alemãs e rendeu a Cro dois discos de platina, além de um Echo, o mais importante prêmio da indústria fonográfica alemã, na categoria Revelação Nacional.

O homem por trás da máscara de panda se chama Carlo Waibel e nasceu em 1990 em Aalen, no sul da Alemanha. Suas primeiras músicas foram gravadas cedo, ainda aos dez anos de idade. A máscara foi definitivamente incorporada ao seu visual em 2011, quando então ele adotou o nome artístico de Cro e lançou suas primeiras mix tapes. O clipe da canção Easy, desde então já foi visualizado mais de 50 milhões de vezes no YouTube e Cro caiu nas graças do público.
Raop ganhou versões de luxo e exclusivas, com ainda mais faixas e originou também alguns EPs, tendo ao todo seis singles: Easy, Du, King Of Raop, Meine Zeit, Einmal um die Welt e Whatever. Em 2014 ele lança Melodie, seu segundo álbum de inéditas e novamente chega ao topo das paradas na Alemanha, Áustria e Suíça com os singles Traum, Bad Chick e Hey Girl. Melodie foi elogiado tanto musicalmente quanto pelas letras inteligentes, ousadas e cheias de jogos de palavras. Hey Girl usa comparações criativas para falar de amor, Intro - I Can Feel It fala de ganhar respeito entre os que não consideram Cro um verdadeiro artista de hip hop enquanto Never Cro Up usa de rimas bobas e infantis para falar sobre não querer crescer. Assim como Raop, Melodie foi quase inteiramente composto e gravado pelo próprio Cro num estúdio no porão da casa de sua mãe. Já seu álbum mais recente é uma produção acústica ao vivo da série MTV Unplugged impulsionado pelo single Bye Bye.
Boa parte de suas músicas é sobre como a vida é boa, falam de festas e amor de forma enérgica e contagiante. Cro afirma em entrevistas não ver problema algum nisto, que seu intuito principal é entreter e que ele se considera um companheiro de seus ouvintes aos quais busca divertir da melhor maneira possível.
Sua marca registrada são as máscaras de panda que usa em todas as apresentações, há um certo mistério em torno de seu rosto e vê-lo sem ela é uma raridade. Seu rosto provavelmente passaria despercebido nas ruas, apesar dele ter se tornado o rapper mais bem sucedido da Alemanha nos últimos anos. Sobre a máscara, Cro afirma numa entrevista "É um pouco como usar uma fantasia de uma mascote gigantesca. Posso fazer o que quiser quando estou mascarado. Posso até ficar pelado, que não faz diferença, já que ninguém me reconhece. É como um escudo de proteção. Sem a máscara, eu não poderia ficar tão tranquilo como fico no palco. Nem todo mundo é simpático comigo quando estou sem a máscara, mas assim que percebem quem sou, ficam empolgados."
Se você gosta de rap, hip hop e uma boa música pop, daquelas ideais para levantar o astral, das que te acompanham no dia a dia e para agitar a rotina, não terá dificuldade de apreciar o trabalho de Cro, ainda que não entenda uma palavra sequer em alemão (eu também não entendo, hahah). Você pode conferir uma pequena amostra nos vídeos abaixo e ao longo da postagem e conhecer mais visitando o Site Oficial e os perfis do artista no Facebook, YouTube, Twitter e Instagram. Os álbuns, EPs e singles podem ser adquiridos em formato digital tanto na iTunes quanto na Playstore e estão disponíveis também para audição em plataformas de streaming como o Spotfy e o Deezer.