BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Bento Alves & O Ataque ao Templo Positivista

Em maio de 1896, o aventureiro profissional e caçador de recompensas Bento Alves é contatado pela sociedade secreta Parthenon Místico. Seus integrantes revelam a ele que a demoníaca Ordem Positivista gaúcha raptou a médium indígena Vitória Acauã para experimentos desumanos e odientos testes pseudo-científicos. Conseguirá o herói invadir o laboratório subterrâneo e resgatar a jovem vítima dos algozes da Ordem e do Progresso? Releitura dos heróis de Raul Pompeia e Inglês de Souza, este conto deu origem ao universo de Brasiliana Steampunk, série ganhadora do prêmio Fantasy! (Casa da Palavra/LeYa, 2014) com o livro A lição de anatomia do temível dr. Louison.
Brasiliana Steampunk Contos é uma coleção de seis contos interdependentes que trazem por protagonistas os heróis do universo criado por Enéias Tavares. Indicado para aventureiros do oculto e damas ousadas, este conto apresenta aventura, suspense & robóticos ameaçadores, entremeados à carta que Bento Alves escreve ao seu antigo amigo do colégio Ateneu, Sergio. Esta edição conta com apresentação do escritor Felipe Castilho - série Legado Folclórico -, posfácio do autor, edição de Fabio Brust e Inari Jardani Fraton, capa de Poliane Gicele e ilustrações exclusivas de Karl Felippe.
Título: Bento Alves & O Ataque ao Templo Positivista
Autor (a): Enéias Tavares
Editora: EPIC Group - Kindle Unlimited
Número de páginas: 48


Antes de falar sobre o conto em si é preciso informar que apesar de funcionar como uma história independente que irá te proporcionar o entretenimento desejado de sua leitura, o conto aventuresco steampunk carrega em suas entrelinhas um pouco de um universo maior. Caso nunca tenha ouvido falar, ou não tenha lido a sinopse fugindo de algum possível spoiler não-intencional, permita-me apresentar Brasiliana Steampunk, um universo que reinterpreta grandes personagens da literatura brasileira do século dezenove, tal qual uma Liga Extraordinária, a partir de uma roupagem Steampunk. Nas palavras retiradas do site oficial: Nele, as criações fantásticas de Álvares de Azevedo, Inglês de Souza, Raul Pompéia, Aluízio de Azevedo, Machado de Assis e Lima Barreto, entre outros, são realocadas num universo onde a linha divisória entre o real e o ficcional é borrada pelo vapor futurista, Zeppelins cortam o céu esfumaçado de uma decadente Porto Alegre art nouveau.
Introduzo-te no texto dessa forma não para afastá-lo da leitura do conto, muito pelo contrário: quero que fique ciente que há mais para se ler do que apenas um conto caso esteja disposto a isso, mas também quero que fique ciente de que a obra NÃO te obriga a ler mais do que ela para compreender o conteúdo e aproveitá-la. Peço desculpas caso tenha dado a entender o contrário, não foi minha intenção.
Dito isso, podemos ir ao que interessa...
Um aventureiro é contatado por um grupo secreto para invadir um laboratório subterrâneo bem guardado por soldados mecânicos de uma ordem ocultista e resgatar uma jovem vitima de experimentos doentios. Uma trama de ação contada através de uma carta amorosa. Sim, a nossa trama nos é entregue em forma de correspondência, uma carta escrita pelo protagonista Bento Alves a seu amado Sergio e nela, ele nos detalha seu contato com a sociedade de pessoas peculiares do Pathernon Místico e uma de suas aventuras na cidade de Porto Alegre dos Amantes; Para ser mais especifico, a invasão da sede de uma sociedade secreta conhecida como O Templo Positivista e o resgate da jovem Vitória Acauã. 
A proposta de Enéias nos transporta para a linguagem dos tempos de outrora, mas sem grandes dificuldades para compreensão e/ou problemas com ritmo. A leitura é ágil e agradável, te mantem preso na leitura de início ao fim. O formato de carta e a informalidade entre os interlocutores permite que a narrativa mantenha a agilidade pedida para uma história de ação e aventura, mas mantenha o psicológico do personagem narrador sempre próximo e em destaque. 
No posfácio Enéias conta que o conto foi originalmente escrito durante o processo de desenvolvimento do romance A Lição de Anatomia do Temível Doutor Luison, numa estratagema que envolvia submetê-lo a publicação em antologias e revistas literárias como meio de apresentar ao leitor um pouco daquele material que estava por vir. Apesar disso não ter acontecido a priori a produção serviu para que o autor se atentasse para novos elementos e técnicas narrativas que facilitaram o processo de escrita e deixaram o primeiro volume da série de romances mais enxuto. Mais tarde Bento Alves & O Ataque ao Templo Positivista foi disponibilizado gratuitamente no site oficial da série e possuiu capas diferentes da disponível hoje na Amazon (a versão gratuita não se encontra mais disponível, mas seu custo atual é irrisório).  
Um ponto bacana a ser relembrado, é que - como destacado na sinopse da obra - o conto é apenas o primeiro da série de seis contos independentes que trazem como protagonistas os heróis de Brasiliana Steampunk e expandem o universo criado por Enéias Tavares além da série principal. O segundo conto já foi publicado, sobre ele falarei em uma próxima oportunidade, mas que conferir a obra e se interessar pelo universo pode ficar ciente que o universo de Brasiliana Steampunk não deve ficar restrito apenas as páginas dos livros.
A aventura de Bento Alves & O Ataque ao Templo Positivista faz mais do que nos apresentar a este novo universo - ou complementar para aqueles que tenham conhecido Brasiliana Steampunk através do livro A Lição de Anatomia do Temível Doutor Luison. O conto instiga àqueles como eu, traumatizados pelos mais variados motivos, a conhecer um pouco mais sobre a literatura brasileira do século 19; E também a acompanhar os trabalhos do autor para conferir até onde os elogios sobre a sua escrita e versatilidade são verdadeiros, e talvez, quem sabe um dia, unir-se a esse coro. O que é algo que não está muito longe de acontecer...