BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Star Wars: Manual do Império

O mais novo livro da série Jedi/Sith/Caçador de Recompensas chegou!
O Império tomou conta da galáxia, e oficiais de alto escalão de cada setor das forças armadas registraram em O Manual do Império: Guia do comandante diretrizes táticas e procedimentos, além de relatos de missões e documentos confidenciais para todos os comandantes recém-promovidos. Este guia abrangente revela detalhes sigilosos das táticas imperiais de batalha, medidas aceitáveis para punir traidores e o plano de longo prazo do Império para a dominação militar da galáxia. Depois da Batalha de Endor, este manual ultra- secreto caiu nas mãos da Aliança Rebelde. Com anotações bem-humoradas escritas à mão nas margens das páginas, conhecidas figuras da Rebelião desafiam em seus comentários a propaganda oficial do Império.
Título: Star Wars - Manual do Império
Autor: Daniel Wallace
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2014
Páginas: 160


O Lado Sombrio da Força vai além de Vader e dos Sith, o Império prospera graças a extenção de seu braço armado. Marinha, Exército e Stormtroopers, homens leais ao impérador e com uma organização muito mais do que você conhece...
Star Wars: Manual do Império segue a mesma premissa dos demais livros da série - O Caminho Jedi e Livro dos Sith - e expande o que é conhecido sobre o funcionamento do Império e das Forças Imperiais na forma de um manual com o intuito de instruir os comandantes sobre os detalhes internos da organização imperial. Diferente dos livros sobre as ordens Jedi e dos Sith, este segue um formato pragmático e militar de trazer as informações com maior impessoalidade possível, apesar da admiração e respeito visível pela figura do Imperador Palpatine. Além disso o livro contém diversos detalhes sobre as forças imperiais (que muitos julgam se tratar de uma coisa única), a formação do império, o trato com o senado, a divisão da galáxia, a descrença na Força, seu código de conduta e seus precedimentos, hierarquia e divisões internas, equipamentos, treinamentos e locais de interesse. Tudo isso organizado em cinco capítulos especias, ordenados como um manual deve ser. Uma coleção de informações que somente os mais aficionados em Star Wars alegará já ter conhecimento!
As tradicionais anotações também se fazem presentes. São anotações e analises feitas oficiais do alto escalão da Aliança Rebelde, como Wedge Antilles, do Esquadrão Rogue, a Comandante-Chefe Mon Mothma, além das de Han e Leia, cheias de personalidade.  
Assim como os outros livros Star Wars: Manual do Império é graficamente impecável, apesar de não possuir o mesmo charme dos livros dos Jedi e Sith (o que está longe de ser algo negativo). Da capa dura ao tipo do papel, do corte das páginas e ilustrações e detalhes como esses acima, tudo é excelente qualidade. Novamente a edição nacional da Bertrand Brasil não deixa ABSOLUTAMENTE NADA a dever para a americana.
Vale ressaltar mais uma vez a seguinte questão: várias anotações no livro levam em consideração o material publicado no universo expandido (livros e também quadrinhos), que não é mais considerado canônico (parte da cronologia oficial), e com a chegada do sétimo filme - O Despertar da Força - muito disso poderá ser modificado ou desconsiderado. Por sorte, esse material referenciado está, após mais de 20 anos de sua última publicação, voltando a ser lançado pela Editora Aleph e nos quadrinhos pela Planeta DeAgostini. Mas ainda existe muita coisa perdida por aí, quem tiver interesse deve correr atrás!
O Manual do Império é mais um livro obrigatório para quem curte Star Wars! Mesmo que não seja considerado canônico, existe muita informação complementar e diversas informações que ainda são válidas e podem, ou poderão, ser aproveitadas em outras obras. Desbravar a história dos inimigos da Força é com toda certeza fascinante, mas por mais tentador que o livro do Lado Negro seja, meu coração será sempre Jedi. ;)