BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Portas do Éden

O livro Portas do Éden é do quadrinista argentino Pablo Holmberg, que assina sob o pseudênimo Kioskerman. Valendo-se da estrutura dos quadrinhos, Kioskerman experimentou e inovou na linguagem, que se afasta do humor e se aproxima da poesia. As tiras abordam questões humanas e profundas, por meio de cenas, personagens e elementos de um mundo mágico, o Éden.
As tiras foram originalmente publicadas no site do autor (www.kioskerman.com.ar). Ao ler a série inteira no livro, é possível encontrar elementos em comum e mergulhar nas diferentes camadas de significados que a obra propõe.
Título: Portas do Éden
Editora: Lote 42
Autor: Kioskerman
Ano: 2015 / Número de Páginas: 120


Provavelmente as tirinhas são o tipo de quadrinho mais lido e consumido diariamente na internet sobretudo através da disseminação e engajamento proporcionados pelas redes sociais. Diria que é impossível não ver (e ler) pelo menos uma delas por dia em sua timeline. Mafalda, Peanuts, Turma da Mônica, Calvin e Haroldo e Garfield dividem espaço diariamente com Dr. Pepper, Sarah Andersen, André Dahmer e Laerte além de inúmeras outras tiras de artistas independentes e alguns até anônimos. Foi exatamente através desse caos e aleatoriedade da internet que tomei conhecimento das tiras de Kioskerman pela primeira vez e tão logo foi possível adquiri o compilado com algumas delas publicado pela editora Lote 42.
Kioskerman, na verdade um pseudônimo do argentino Pablo Holmberg, publica suas tiras na internet desde 2004, época em que ainda as enviava semanalmente por e-mail aos seus seguidores sob o nome de El Señor del Kiosko (O senhor da banca). Em 2006 ele inicia a publicação da série de tiras Éden, que posteriormente seriam compiladas e lançadas como livro na Argentina e teriam seus direitos de tradução vendidos para diversos países. Portas do Éden é o segundo livro do quadrinista, lançado em 2013 na Argentina e ganhando sua primeira edição internacional no Brasil pela Lote 42 em 2015.
Dotadas de uma linguagem própria, mais distanciada do humor cartunesco e mais próxima da poesia gráfica, as tirinhas de Kioskerman valem-se de um domínio apurado da arte sequencial pelo autor que consegue de forma concisa, em apenas quatro quadros, nos transmitir mensagens profundas, reflexivas e carregadas de emoção.
Ambientadas no Éden, as tirinhas utilizam todos os elementos disponíveis nele como ingredientes da sua composição: seres humanos, animais, plantas, deuses, astros, ideias, absolutamente tudo se transforma em personagem e muitos deles são recorrentes, tais como O Rei e A Rainha! Há no Éden algo de onírico e platônico que rapidamente percebemos como familiar e inerente a nós mesmos. Através de sua atmosfera bucólica e fantasia arquetípica sutil, o autor nos proporciona uma visão da sua própria percepção do mundo, de seus sentimentos e da sua sensibilidade artística.
Com temas que flertam desde o cotidiano mais simples, até a espiritualidade, o amor,a filosofia, o medo, a angústia e a poesia, as tirinhas de Kioskerman transcendem os quatro quadros nas quais são ilustradas e vão além, levando o leitor a refletir, mesmo que por alguns instantes, sobre aquilo que acabou de ler num exercício de olhar para seu próprio interior, buscando significar e correlacionar todos estes elementos inerentemente humanos e comuns a todos nós.
A edição da Lote 42 reúne mais de cem tirinhas publicadas entre os anos de 2010 a 2013 em um álbum com um excelente acabamento gráfico, caprichado nos mínimos detalhes, desde o miolo em papel de alta gramatura, passando pela gravação em hotstamp dourado na capa, até as abas mais longas que dão firmeza e resistência ao volume e ainda escondem uma ilustração (e uma história) extra. A tradução foi realizada pela editora e jornalista argentina Cecilia Arbolave. Um outro compilado de tirinhas de Kioskerman já havia sido publicado no Brasil em 2010 pela editora Zarabatana e estou muito curioso para lê-lo também. Vale mencionar que as tirinhas são independentes e não seguem uma linearidade definida podendo ser lidas aleatoriamente e sem que o leitor possua ambos os compilados.
Apreciei demais a leitura! Algumas das tiras me impressionaram mais pelos seus grafismos criativos, outras pela beleza poética de seu texto, algumas pelo humor sutil de canto da boca e quase todas por uma combinação genial disso tudo. Pelo seu tom mais reflexivo elas vão conversar de maneiras diferentes com leitores diferentes, dependendo das experiências pessoais e do momento de vida de cada um, de modo que é um tipo de arte que vai estar sempre em mutação, assim como o seu público. O compilado é ideal para deixar sempre a mão, para folhear, redescobrir e se surpreender novamente a cada nova olhadinha. Recomendo muito para fãs de quadrinhos como arte e como entretenimento em geral e também para apreciadores de poesia e de obras que falam mais de nós mesmos do que delas em si.
Kioskerman continua publicando tirinhas, que tanto podem ser conferidas em espanhol no site oficial ou através de suas redes sociais. Você também pode visitar o hotsite da Lote 42 sobre o compilado e ler uma pequena amostra delas logo abaixo.