BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Garota Exemplar


Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?
Título: Garota Exemplar
Editora: Intrínseca
Autor: Gillian Flynn
Número de páginas: 448


Não foram poucas as vezes em que me deparei com comentários elogiosos sobre Garota Exemplar, principalmente após a estreia de sua adaptação cinematográfica. Frequentemente listado como um thriller psicológico sobre um relacionamento em crise, com narradores dúbios, suspense e muitas meias verdades, logo o best-seller de Gillian Flynn despertou meu interesse.
O livro começa sua narrativa quando Nick Dunne e Amy Elliott Dunne, o casal de protagonistas, estão prestes a completar cinco anos de relacionamento. Como acontece todos os anos naquela data, Nick se prepara psicologicamente para mais uma tradicional caça ao tesouro preparada por sua esposa, em que uma pista sobre algo importante que apenas ela parece se lembrar, leva a outro local onde estaria a pista seguinte, e assim sucessivamente, até que o presente de aniversário de casamento fosse encontrado. Contudo, naquele ano, algo diferente acontece: Amy simplesmente desaparece, pouco depois de Nick sair para o trabalho, pela manhã.
O caso logo chega ao conhecimento da polícia, que se depara com uma cena de crime forjada e uma série de evidências de um casamento conturbado, levando a crer que Nick matara a esposa e se livrara do cadáver. Apenas a convicção de Nick de que jamais agredira Amy e de que as pistas encontradas foram convenientemente deixadas para incriminá-lo sustentam a sua inocência, mas é díficil crer nisto pois ele mesmo se contradiz e se comporta de maneira suspeita…
É dentro deste cenário perturbador de suspense, com reviravoltas e segredos pipocando a todo instante que Gillian Flynn nos conduz numa trama eletrizante, enquanto desenvolve as personalidades de Amy e Nick. A autora realmente construiu personagens críveis e palpáveis, com qualidades e defeitos, que erram e acertam e nos fazem vibrar de expectativa pelo que acontecerá nas páginas seguintes. Os coadjuvantes também encontram o seu espaço, sendo bem construídos e caracterizados. Temos Margo (apelidada de Go), a irmã gêmea de Nick; os pais de Amy que fizeram fortuna com uma série de livros inspirados em sua filha, Marybeth e Rand; a detetive policial Rhonda Boney; o advogado de Nick, Tanner Bolt; o aficionado por Amy, Desi Collings; e até mesmo as apresentadoras de TV Ellen Abbott e Sharon Schieber.
O livro ainda aborda em suas entrelinhas temas atuais e pertinentes como o feminismo, com a presença de uma personagem feminina marcante tanto pela suas próprias convicções quanto por suas ações e postura na trama, o espetáculo e a exploração midiática sobre casos de grande comoção social e as crises financeiras como um dos grandes pivôs das crises conjugais.
Apenas a escolha daquele final me deixou em dúvida. Enquanto parecíamos ser conduzidos por um caminho, uma nova maquinação é posta para funcionar e ocorre mais uma virada corajosa e inesperada por parte da autora. Após tudo o que vimos anteriormente é difícil se convencer de que apenas essa tal virada seja suficiente e se sustente. Estarei errado? O livro termina de forma vaga com relação ao futuro, mas também não deixa de dar algumas boas motivações para que aceitemos o que acontece ali. Não há furos, mas sobram brechas para especulação.
Me aprofundar mais sobre a trama e seus personagens poderia revelar detalhes do enredo e tirar grande parte do fator surpresa que sem dúvida é um dos pontos mais fortes do livro. Quanto menos você souber deles, melhor será sua experiência de leitura. Como raramente leio suspenses e policiais, gostei do livro, da estrutura e comprei grande parte do que me foi contado, mas tenho consciência de que algumas das opções narrativas talvez já não sejam novidade para os mais aficionados pelo gênero, assim como a jornada do herói não é para quem gosta de histórias de fantasia.
Estruturalmente Garota Exemplar é dividido em três grandes Partes, pautadas por momentos de grande virada na trama principal, que vai se alternando em capítulos curtos, narrados por Amy e Nick, a princípio em tempos verbais diferentes. Tal escolha, muito acertada por sinal, faz com que tenhamos as visões particulares de cada um deles sobre o relacionamento e a personalidade do outro. Aos poucos vamos moldando a imagem de cada um dos personagens e tomamos partido de um dos lados para no momento seguinte duvidar do seu caráter. São tantas reviravoltas que não raro perdemos o ar enquanto tentamos desvendar o mistério que cerca o desaparecimento de Amy e descobrir quem está mentindo afinal. O livro possui uma boa diagramação e um ritmo ágil, favorecido tanto pela prosa fluida da autora, quanto pelos capítulos curtos já citados, sendo considerado por isto um page turner genuíno. A tradução ficou a cargo de Alexandre Martins e o livro ganhou uma reimpressão recentemente, além de possuir também uma edição com a capa do filme de 2014.
Garota Exemplar expõe de forma visceral a fragilidade das relações humanas encobertas pela fachada de um casamento bem sucedido com boas doses de sadismo e suspense, numa trama inteligente e intrigante, com personagens densamente construídos e que inevitavelmente vão deixá-lo chocado em algum momento. Para quem gosta de personagens quebrados e histórias levadas às últimas consequências, Garota Exemplar é um prato cheio e faz jus ao sucesso alcançado tanto do público quanto da crítica.