BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Audioverso: Metric

Que o universo da música é tão apaixonante quanto o da literatura, o cinema e as artes ilustradas não há dúvidas! Portanto ele também merece seu espaço aqui no Multiverso X. A seção Audioverso é onde buscamos apresentar novos artistas e bandas, dando um pequeno aperitivo daquilo que de melhor eles têm a oferecer, bem como valorizar a sua arte e contribuir para o seu reconhecimento ao indicá-los para um novo público.
Hoje falaremos de Metric, uma banda canadense formada em 1998 em Toronto por Emily Haines (vocal e sintetizador), James "Jimmy" Shaw (guitarra, vocal e teremim) Josh Winstead (baixo) e Joules Scott-Key (bateria) e cujas músicas ecléticas englobam e se aventuram em elementos de synth pop, new wave, dance-rock, e música eletrônica.
O estilo musical da Metric é constantemente descrito como indie rock e os sons gerados por sintetizadores são proeminentes em suas canções. O som e o estilo musical da banda evoluíram e mudaram ao longo dos anos, partindo do downtempo em seus primeiros EPs e do álbum “Grow Up and Blow Away” (2001), para o new wave em “Old World Underground, Where Are You Now?” (2003), seguido do hard rock de “Live It Out” (2005) e do indie rock de “Fantasies” (2008) e finalmente para as batidas eletrônicas de Synthetica (2012). Algumas de suas músicas (como "IOU", "Succexy", "Combat Baby", "Monster Hospital") trazem mensagens pacifistas e anti-guerra.
A banda também já gravou e apresentou versões cover de canções de Bob Dylan, Pink Floyd, Pet Shop Boys, The Church, Blondie e muitos outros, bem como diversas versões acústicas de suas próprias músicas disponíveis em algumas versões de luxo dos seus álbuns. Metric também já teve diversas músicas usadas em trilhas sonoras de games (Rock Band 3, FIFA 2010, FIFA 2013...), séries de TV (House, Grey's Anatomy, CSI, One Tree Hill...) e filmes, tais como a faixa “Black Sheep” em Scott Pilgrim Contra o Mundo e “Eclipse (All Yours)” tema de encerramento de Eclipse, o terceiro filme d’A Saga Crepúsculo.
Além disso a banda e os seus álbuns já foram diversas vezes nomeados e premiados como reconhecimento de sua qualidade e trabalho. Entre os mais expressivos estão inclusos os títulos de Grupo do Ano e os de Álbum Alternativo do Ano de 2010 e 2013 por "Fantasies" e "Synthetica" durante o Juno Awards, uma das mais importantes cerimônias de premiação da indústria da música canadense.
“Pagans In Vegas”, o álbum mais recente e o sexto na carreira da banda foi lançado em setembro de 2015 e já tem como singles as músicas "The Shade", "Cascades", "Too Bad, So Sad", "Fortunes" e "The Governess". O álbum mantém a pegada de indie rock com a forte presença dos sintetizadores e retoma as batidas eletrônicas contagiantes de “Synthetica” enquanto explora toda potencia vocal de Emily em suas faixas.
Você pode conferir algumas das músicas da Metric nos vídeos abaixo e conhecer mais visitando o Site Oficial e os perfis da banda no Facebook, Youtube, Twitter e Instagram. Os álbuns, EPs e singles podem ser adquiridos em formato digital tanto na iTunes quanto na Playstore e estão disponíveis também em plataformas de streaming como o Spotfy e o Soundcloud.