BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Audioverso: Pentatonix

Essa não é uma sessão que dá muito as caras aqui no blog, mas não se assuste se vez ou outra encontrar uma postagem como essa. Já utilizamos esse espaço em outras oportunidades para falarmos de podcasts, mas Universo da música e produções audiofônicas é tão apaixonante quanto o da literatura, do audiovisual e das artes ilustradas, e portanto merece também o seu espaço no Multiverso X.
Tal qual na sessão Ilustraverso o artista e sua arte tem vez e reconhecimento aqui na Audioverso. O artista é na verdade um quinteto vocal que ganhou muita popularidade ao vencer um programa na TV americana. Conheçam o trabalho do Pentatonix!

Pentatonix é um grupo estadunidense a cappella composto por cinco vocalistas: Scott Hoying, Kirstin "Kirstie" Maldonado, Mitchell "Mitch" Grassi, Avriel "Avi" Kaplan e Kevin "KO" Olusola, formado na cidade de Arlington, Texas. O grupo venceu a terceira temporada do programa The Sing-Off, da rede de televisão norte-americana NBC em 2011, cantando um arranjo a cappella da canção "Eye of the Tiger", originalmente gravada pela banda de rock Survivor como sua canção da vitória. O Pentatonix ganhou US$200.000 e um contrato de gravação com a Sony. Seu EP de estréia saiu em 2012, PTX Vol. 1, alcançou o 14º lugar na Billboard 200, e sua versão de 2013, PTX Vol. 2, estreou em 10º lugar na Billboard 200. Eles já venderam mais de 500.000 cópias.
O trabalho do grupo já lhes rendeu diversas indicações e vitórias em premiações de importância internacional, sendo talvez o principal o Grammy de Melhor Arranjo Instrumental ou A Cappella em 2015 e 2016.
A popularidade do grupo é tamanha que alguns críticos afirmam que o Pentatonix ajudou a empurrar o estilo A Cappella ainda mais para o pop e para os holofotes. O canal do no Youtube já tem mais de 10 milhões de inscritos e quase 1 bilhão e meio de visualizações. Pouca coisa, né?
Você pode conferir uma amostra do trabalho do grupo aí embaixo e mais no Youtube e também no Spotfy.