BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Audioverso: The Baseballs

Sem dúvidas o universo da música e das produções audiofônicas é tão apaixonante quanto o da literatura, o cinema e as artes ilustradas e portanto também merece seu espaço aqui no Multiverso X. A seção Audioverso é onde buscamos apresentar novos artistas e bandas, dando um pequeno aperitivo daquilo que de melhor eles têm a oferecer, bem como valorizar a sua arte e contribuir para o seu reconhecimento ao indicá-los para um novo público.
E hoje falaremos de uma banda alemã que bebe em muita nostalgia trazendo à vida versões quase anacronicas de hits atuais da música pop mas com uma roupagem totalmente retrô remetendo a artistas como Elvis Presley e Jerry Lee Lewis e às origens do mais clássico estilo de rock, o rockabilly dos anos 1950 e 1960. Vem comigo!
Formada pelos amigos Sam (Sven Budja), Digger (Rüdiger Brans) e Basti (Sebastian Raetzel) quase que por obra do acaso em Berlin no ano de 2007, a banda cujo nome faz referência ao esporte mais popular nos EUA na década de 1950, já conta com cinco álbuns lançados, incluindo um especial de Natal e um álbum e DVD Ao Vivo. Quem diria que entre as rimas de rap e da melodia quase plastificada do pop atual cabem muito bem três acordes vocais harmoniosos e empolgantes e solos de guitarra acompanhados de bateria e contra-baixo espetaculares e dançantes?
-
Seu álbum de estreia, “Strike” de 2009, figurou entre os mais vendidos em países europeus e ganhou o prêmio ECHO na categoria Revelação Nacional na Alemanha. Os singles/covers “Umbrella” de Rihanna e "Hot n Cold" de Katy Perry ainda são os maiores sucessos da banda e possibilitaram um relançamento do álbum em 2010, “Strike Back!”, e uma turnê pela Europa com o novo single “Chasing Cars” original da banda Snow Patrol além de trazer outras cinco músicas inéditas como extras.
-
O segundo álbum, “String ‘n’ Stripes”, trouxe uma pegada mais sessentista e é fortemente inspirado na banda “The Beach Boys”. Lançado em 2011, “String ‘n’ Stripes” foi seguido de uma versão “Live” em 2012 disponível também em DVD e trouxe como singles os covers “Candy Shop” de 50 Cent e “Hello” de Martin Solveig, além de versões para “Paparazzi” de Lady Gaga, “Quit Playing Games” dos Backstreet Boys, “Tik Tok” da Ke$ha, “Torn” de Natalie Imbruglia, “I’m Yours” de Jason Mraz, “Bitch” de Meredith Brooks e muitas outras!
-
Ainda em 2012, os garotos lançam “Good Ol’ Christmas” um álbum especial de Natal que traz covers de grandes sucessos como “Let It Snow”, “Little Drummer Boy”, “Driving Home For Christmas”, “Rocking Around The Christmas Tree”, “Silent Night” além de canções de autoria própria da banda como “Ring Ring (A Lovely Sound)”, “Dry Your Tears” e “Father To A Child”.
-
Em seu trabalho mais recente, “Game Day” de 2014 eles aumentaram consideravelmente a quantidade de composições próprias com faixas como “Let It Go”, “Goodbye Peggy Sue”, “Retrospect”, “My Baby Left me For A DJ”, “Lucky Guy”, “Sun On A Black Sky” e “Mo Hotta Mo Betta”, o primeiro single oficial. Mas a marca registrada do The Baseballs, as covers também estão presentes com sucessos como “Royals” da cantora Lorde, “Video Games“ da Lana Del Rey e “Diamonds” da Rihanna.
-
Os garotos da The Baseballs não se limitam a simplesmente cantar e tocar como nos anos efervescentes do rockabilly anos 1950. Eles literalmente entram nos personagens e trazem toda uma estética vintage para o palco e também para as suas roupas, penteados e clipes, sendo boa parte deles em preto e branco, além de terem toda uma preocupação com os objetos em cena: você verá desde lambretas, lanchonetes e eletrodomésticos retrô, até os cinemas drive in e multidões de fãs enlouquecidas no melhor estilo da beatlemania!
-
Há a promessa de lançamento de um novo álbum para 2016 e a banda segue fazendo shows principalmente pela Europa e já conta com uma base de fãs organizada no Brasil. Você pode conferir algumas das músicas dos The Baseballs nos vídeos abaixo (ou nos links espalhados no texto) e conhecer mais sobre eles visitando o Site Oficial e seguindo os perfis da banda no Facebook, Youtube, Twitter, Google Plus e Instagram. Os álbuns e singles podem ser adquiridos em formato digital na iTunes e também na Playstore e também estão disponíveis em plataformas de streaming como o Spotfy.