BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Perdido em Marte - O Filme


O astronauta Mark Watney (Matt Damon) é enviado a uma missão em Marte. Após uma severa tempestade ele é dado como morto, abandonado pelos colegas e acorda sozinho no misterioso planeta com escassos suprimentos, sem saber como reencontrar os companheiros ou retornar à Terra.
Título: Perdido em Marte
Título Original: The Martian
Lançamento/Duração: 2015 - 144 minutos
Gênero: Aventura/Drama/Comédia/Sci-Fi
Direção: Ridley Scott
Roteiro: Drew Goddard - Baseado na Obra de Andy Weir
Elenco: Matt Damon, Jessica Chastain, Kristen Wiig, Jeff Daniels, Michael Peña, Sean Bean, Kate Mara, Sebastian Stan, Aksel Hennie, Chiwetel Ejiofor.



Quando disse ao fim da resenha do livro - postada minha coluna no blog da minha noiva, o Coisas de Meninas - que terminei a leitura e fui correndo ver o filme não foi apenas força de expressão. Perdido em Marte foi um livro que me prendeu do inicio ao fim, é obvio que minhas expectativas para a adaptação cresceram por conta disso. Além disso todas as críticas positivas e indicações à premiações me diziam que não dava para esperar mais.

Respeitando o roteiro criado por Ady Weir, mas acrescentando seu toque pessoal à obra, o diretor Ridley Scott, nos entrega mais um filme com seu tradicional padrão de qualidade. Embora seja linear e previsível em certos pontos, a história transcorre o mais realista possível. Todo o clima que torna o livro tão contagiante e envolvente está presente, com um pouco menos detalhes sobre as soluções científicas que o tornam pouco atrativo para algumas pessoas.
-
As personagens presentes na trama são construídos e apresentados de maneira rasa, mas é dado ao expectador o suficiente para sentir o peso do drama e tensão envolvendo toda a questão. Os atores desempenham e muito bem seus papeis, mas sem algum destaque realmente digno de um prêmio. Os núcleos tem seus momentos e a divisão de tempo de tela facilita para que a narrativa não seja unilateral.
-
As principais modificações em relação ao livro são cortes (muitos perrengues ficaram de fora) e adaptação da estrutura narrativa. Os diários de Whatney existem, mas são bem reduzidos. As partes da terra e tripulação são reorganizadas para dar maior dinâmica, e há um final após a conclusão dada no livro. Um único personagem sofre alterações físicas que é o Venkat Kapoor. De indiano, tornaram-no Vincente Kapoor, um homem negro que tem ascensão Hindu.

Como já é de esperar, os efeitos visuais do filme são extremamente bem trabalhados e isso inclui toda a parte prática e digital. O trabalho de fotografia é primoroso e nos entrega belas imagens a todo o instante. A trilha sonora do filme é bastante marcante, tanto a OST (Original Soundtrack - Trilha Original) quanto a Trilha Musical.
-
Não é de se espantar que Perdido em Marte tenha recebido sete indicações ao Oscar dada a qualidade técnica e empenho em manter a obra fiel ao original. Ridley Scott e sua equipe fizeram um excelente trabalho entregando um filme  bem humorado, inteligente, cientificamente plausível como precisava ser. Em suma; um filme altamente recomendado.