BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

20 Deuses

Em muitos lugares, os deuses são seres distantes, indiferentes aos assuntos dos mortais.O mundo de Arton não é um desses lugares!
Por longos séculos, Valkaria foi aprisionada pelo crime de criar a Tormenta — o grande mal que ameaça tudo e todos. Agora, a Deusa da Humanidade parece disposta a fazer algo a respeito. Ou melhor, levar um novo herói a desafiar esse flagelo.
Aqui começa a jornada de Mateo em busca das Medalhas dos Aspectos, que invocam o poder dos vinte deuses. Uma jornada através de Arton, um mundo de problemas que apenas os deuses podem resolver. Ou causar!
De Marcelo Cassaro e Rafael Françoi, 20Deuses é o novo mangá no mundo de Tormenta RPG, mesmo lar de Holy Avenger, O Inimigo do Mundo, Ledd, DBride e outras grandes aventuras! Inclui material de bastidores inédito.
Título: 20 Deuses
Roteiro: Marcelo Cassaro / Arte: Rafael Fraçoi
Editora: Jambô
Páginas: 144

Acabamento: 20,5 x 27,5 cm, capa dura
 
Por anos um dos segredos mais bem guardados sobre a história do Panteão artoniano permaneceu guardado pelos seus autores. Valkaria, a deusa da ambição, dos aventureiros e da humanidade havia sido punida e transformada em estátua por um crime cometido durante o que ficou conhecido como a Revolta dos Três. Foi um choque saber que ela estava diretamente envolvida com a criação daquilo que se tornaria o maior dos perigos que assola este mundo. Recentemente liberta de sua punição e cativeiro, ela está atuando diretamente na luta contra a Tormenta, a tempestade anti-natural que aos poucos devora Arton. Em nosso post do Novembro Tormenta de hoje falaremos sobre uma HQ que narra um destes esforços de Valkaria em por suas crias, os humanos, contra um perigo abominável apenas para vê-los triunfar vitoriosos.
-
20 Deuses teve sua estreia em 2011 nas páginas da revista Dragon Slayer nº 36, na qual permaneceu sendo publicada ao longo de mais 4 edições. Com o fim da revista em banca, a publicação migrou para a plataforma de mangás online no próprio site da Jambô, ao lado de Ledd e Khalifor. Após um hiato ela foi compilada e lançada com mais dois capítulos até então inéditos num encadernado no início de 2015. Este é apenas o primeiro volume do que promete ser mais uma longa saga em Arton.
-
A história se inicia em Callistia, que é tido como o Reino menos popular do Reinado. Lar de gente simples e pacata que encontra na pesca de água doce a sua principal atividade e fonte de renda o reino de Callistia não lida bem com aventureiros. Recentemente a ameaça dos Tiranos das Águas, seres aquáticos monstruosos que saem das profundezas dos rios e saqueiam as pequenas vilas em suas margens, têm feito a presença de aventureiros ser mais constante e tolerada neste reino.
Nosso protagonista, Mateo, é o típico herói improvável, e embora seja muito talentoso, reluta como pode o seu destino como aventureiro, preferindo a vida calma como pescador. Tudo muda quando Val surge diante dele. Ela é a presença provocante que o incita a ir além, a ser mais e a ter ambição (quase sempre de uma forma 'falha' mas quem ganha com isso somos nós os leitores).
-
Convencido por Val e tendo a aprovação de sua mãe, Mateo resolve então partir em busca de seu pai, outrora um grande herói e um dos responsáveis pela libertação da deusa Valkaria, que há muito também havia partido e deixado filho e esposa para combater a causa por trás dos ataques dos Tiranos das Águas: a Tormenta.
-
Assim como em Dungeon Crawlers, o casal de protagonistas nos levam às gargalhadas pelas brigas acaloradas e pelas personalidades conflitantes. O divertido e instigante roteiro de Marcelo Cassaro consegue te deixar com a pulga atrás da orelha enquanto entrega alguns detalhes sobre o mundo, a história e os mistérios que conduzirão toda a trama: Afinal, quem é a Val? O que são e de onde vieram as Medalhas dos Aspectos? Quem é aquele cara de armadura invocada? Por quê todos portam armas exóticas? etc.
-
A escolha do roteirista em trabalhar com elementos pouco convencionais e populares entre os fãs, tais como os minauros, o próprio reino de Callistia e o herói relutante, além do desafio óbvio, trouxe um uma riqueza criativa e um frescor de novidade únicos para essa história.

A arte é outro ponto forte em 20 Deuses! Rafael Françoi dá vida a tudo isto com traços curvilíneos, esguios e dinâmicos no melhor estilo mangá, sem pecar em originalidade! Ouso dizer que uma rápida folheada no encadernado já é o suficiente para convencer da compra. O design atraente dos personagens, com suas roupas e armas exóticas, além dos bem trabalhados cenários rurais ou urbanos são irresistíveis!
-
Ao optar por fazer um encadernado de luxo, a Jambô acerta mais uma vez em entregar uma ótima história com o máximo de qualidade gráfica. Como extras temos uma galeria de esboços dos personagens comentada, algumas páginas de roteiro originais e o perfil dos autores. Vale destacar o formato maior das páginas do encadernado comparadas às da revista, além da bela capa dura com verniz localizado. 
-
Tormenta é uma fonte inesgotável de ótimas histórias, tanto as contadas nas mesas de RPG quanto as das obras derivadas e 20 Deuses é mais uma destas. Há em suas entrelinhas uma poderosa mensagem sobre ser o você quiser, sobre almejar o impossível e sobre ousar ir além. Some a isto um enredo divertidíssimo, personagens carismáticos e uma arte caprichada e você tem em mãos um trabalho de primeira, um deleite digno da ambição daquela que é a mais humana das Deusas do Panteão.