BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Tempestade de Sangue

Durante o último ataque de mitológicos à Fortaleza Negra, Sasha sofreu perdas irreparáveis. Agora, só o que ela quer é juntar os cacos e seguir em frente. Mas, quando menos espera, ela se depara com um esquema de tráfico de sangue dentro da Fortaleza e resolve usar essa informação para se aproximar de Klaus, o líder dos Mestres vampiros. Enquanto isso, Mikhail viaja na companhia dos irmãos numa caçada aos mitológicos, e está concentrado em encontrar seus inimigos e dar fim ao grupo que atacou a Fortaleza. Mal sabe ele que enquanto isso, Sasha está se arriscando para desvendar todo o mistério que envolve o tráfico de sangue, ao mesmo tempo que tenta se reaproximar do cientista Blake Campbell e descobrir mais sobre a Exterminator, a arma criada para exterminar os mitológicos, mas que também pode ser uma grande ameaça para os vampiros. Será que Blake está tramando contra os Mestres? Sem que imagine, as investigações de Sasha a levam a percorrer um caminho sem volta que acaba se transformando no seu pior pesadelo.
Título: Tempestade de Sangue
Série: Trilogia Fortaleza Negra - Volume 2
Autora: Kel Costa
Editora: Jangada - Grupo Editorial Pensamento
Páginas: 304



Pouco mais de um ano depois da leitura do primeiro volume, voltei a visitar a série escrita pela carioca Kel Costa. A Fortaleza Negra já havia vencido a minha resistência ao gênero e me agradado bastante, mas esse segundo volume da trilogia veio para reforçar a minha opinião sobre essa ser uma série uma série que deve conquistar vários fãs por todo Brasil.
-
Aleksandra Baker está de luto após os acontecimentos finais de A Fortaleza Negra, mas algo mais está mexendo com sua cabeça: Mikail, seu mestre apaixonante, está fora caçando os responsáveis pelo terrível ataque. Sasha se sente abalada, abandonada, impotente, e mais do que nunca precisa arrumar algo para ocupar a mente. É claro, atrevida e impetuosa como é, isso irá levá-la a se meter em novos problemas. É certo que os mitológicos voltarão a atacar, mas as ameças não estão apenas fora dos muros da fortaleza...
-
Mais uma vez, é através de uma narrativa em primeira pessoa que acompanhamos os desdobramentos da trama, mas dessa vez contamos com uma divisão maior do protagonismo. Sasha mantém seu papel de guia, nos levando consigo a cada descoberta sobre si, sobre o mundo e sobre as tramas, mas os vampiros Mikail e Klaus também nos ajudam a enxergar todo o universo de maneira mais ampla. O mistério e da ação que senti falta no primeiro volume pude encontrar em altas doses em Tempestade de Sangue. Apesar da relação de Sasha e Mikail ainda ser um dos principais elementos, o foco da trama agora é outro, algo maior!
-
Sasha continua uma personagem em constante mudança como boa adolescente, mas o inicio da fase adulta já mostra seus efeitos, e a responsabilidade começa a aparecer de leve em sua vida. Mas uma constante se mantém intocada: sua capacidade de se meter em confusão e ser irritante (caso queira saber o quanto, eu respondo: MUITO). Sorte - e o fato de ser a protagonista da história - é o que a mantém viva, pois não são poucas as vezes que seu senso de justiça e boca grande a deixam perto da morte. Os amigos de Sasha - Kurt e Lara - mantém seu papel de alivio cômico, mas de maneira mais comedida, e se destacam como grandes companheiros e ponte para novas confusões (como se ela sozinha não encontrasse problemas suficientes). Os mestres vampiros ganham mais espaço para terem suas relações e seu passado mais trabalhados (algo que me agradou bastante), mas o destaque novamente recai sobre Klaus e Mikhail, deixando os outros um pouco mais ocultos. Os outros personagens da trama tem apenas pequenas participações e destaque; isso inclui os antagonistas.
-
A escrita da Kel - elemento que muito me agradou desde o primeiro livro - se mantém em alto padrão; rica em detalhes e extremamente fluida, capaz de prender o leitor do início ao fim. Romance, dramas adolescentes, relações de amizade, mistérios, ação e sexo; elementos presentes no primeiro livro estão de volta. O cenário anteriormente apresentado é expandido e explorado com maior amplitude mostrando tanto o alcance atual da influência vampírica, quanto algumas de suas ações no passado e também um pouco mais sobre os mitológicos.
-
Uma coisa que me incomodou durante a leitura do primeiro volume voltou a me incomodar: a produção cultural continuar inabalada naquela realidade. Sim, é uma grade bobagem que não irá atrapalhar em nada a sua leitura, e que provavelmente passará em branco a muitos outros leitores, mas ao meu ver tira um pouco da consistência do cenário. Novamente levando em conta que a política mundial e diversas outras coisas foram alteradas com a presença dos vampiros e os ataques do mitológicos, e que somos influenciados e afetados pelo que nos cerca - guerras e ataques terroristas que deixaram de acontecer, pessoas que deixaram de nascer e morrer,  escândalos políticos e lutas socais - a produção cultural também deveria ser alterada.
-
A programação visual do livro é muito bem feita - desde a capa à diagramação - não há em que por defeito. Só senti falta das ilustrações feitas pelo Ralph Damiani anexadas ao fim do livro como no anterior. ;P
-
Volto a repetir o que disse ao finalizar  a resenha do livro anterior da série: a Trilogia Fortaleza Negra irá deixar deixar uma legião de fãs enlouquecidos no aguardo das sequências, fandoms surgirão aos montes e logo várias moças e rapazes irão querer um vampiro sedutor para si. Sucesso é apenas uma questão de tempo. Digo isso sem a menor sombra de dúvida. Se não conhece ainda, corra para conhecer!