BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Dracomics: HQs Online da Editora Draco



Que o mercado editorial Brasileiro vem crescendo e se desenvolvendo todos nós Exploradores do Bookverso - o Universo Literário - sabemos de cór, mas poucos sabem é que o mercado de quadrinhos nacionais vem também em uma crescente desde o final da última década (ou até um pouquinho mais). Isso se reflete no tanto de quadrinhos em financiamento coletivo e também nos quadrinhos online, não independentes como também apoiados por editoras como é o caso dos Mangás Online da Jambô sobre os quais falamos em outra postagem.
-
Talvez você ainda não saiba é que essa iniciativa não é exclusiva. A Editora Draco também entrou nesse mercado com o Dracomics, seu site de quadrinhos online completamente gratuito! Com nomes consagrados e novos talentos, essa é mais uma iniciativa para fortalecer a cultura pop nacional. Participando do crescimento do mercado nacional de histórias em quadrinhos com coletâneas e graphic novels, esse projeto é a realização de um antigo sonho, levar o quadrinho brasileiro aos leitores sem custos. Com seu foco principal em mangá, a editora publicará séries mensais, minisséries e one-shots, que depois deverão ser impressos em álbuns encadernados. Chega mais, aqui é quadrinho bom e de graça, e sempre 100% BR.
-
Confira abaixo alguns títulos que já estão no ar!
Mangá mensal que inaugura o site em grande estilo. Em um mundo habitado por elfos, orcs, anões, gnomos e outras criaturas, o reino de San Paolo é repleto de problemas. A Milícia Pública combate o crime e tenta manter a ordem, mas quando alguém precisa resolver um problema, é melhor chamar um Zika!
Conheça Barone, um orc cansado de ser apenas um ajudante geral de um boteco na periferia do reino e que com a ajuda do anão hipster Muralha, da orc cabeleireira Latiffa e do gnomo Jay, pretende ser o maior Zika que já se viu!
Escrita pela dupla Alessio Esteves (Gibi Quântico) e Raphael Fernandes(Imaginários em Quadrinhos, Apagão, Ditadura no Ar), e com arte de Junior Ferreira (Imaginários em Quadrinhos), Zikas trata de maneira divertida os problemas de vida na cidade grande. Inspirada na cultura urbana das grandes metrópoles brasileiras com raças e classes sociais que seriam cômicas se não fossem trágicas, vivencie batalhas épicas ao som de funk ostentação, explore masmorras que são shoppings e aprenda a lidar com as autoridades. Humor, aventura e muito jeitinho brasileiro!
Essa é uma história de superação e amizade entre o descendente de uma família de aviadores Baltazar Drumont e o espirituoso pato dourado Colombo. O mangá foi um dos vencedores do concurso BMA da editora JBC e fez sua estreia na Draco pelo selo Contraversão, que publica histórias fechadas de 20 e poucas páginas com capa cartonada e preços camaradas.
Baltazar é o mais novo de uma lendária família de aviadores. Sua vida de covardice e bundamolice parece ter chegado ao fim graças a sua amizade com o patinho zoeiro Colombo, que é daqueles que perde o amigo, mas nunca uma trollagem. Não bastasse seu humor peculiar, o bicho tem poderes incríveis e misteriosos, olha só!
Entre aventuras pra pagar as dívidas ou conseguir o que comer, os dois amigos se metem nas mais absurdas presepadas e acabam devendo mais do que ganham. Será que vão conseguir quitar todas as dívidas com o agiota? Seria Quack uma metáfora da vida de seu autor, atualmente falido? Só essas páginas poderão responder.
Escrita e desenhada pelo talentoso Kaji Pato, Quack traz as mais absurdas loucuras, risadas e diversão, mas é acima de tudo uma história de aventura, amizade e que traz o espírito livre da imaginação.

Uma bizarra e intensa oneshot sobre um grupo de guerreiros fanfarrões que será confrontado por uma turba de conservadores insuportáveis. O resultado é uma luta de proporções cósmicas entre quem acredita que a vida deve ser curtida e quem quer garantir uma carreira de sucesso e uma aposentadoria tranquila.
Escrita e desenhada pelo inesgotável Raphael Salimena (MAD, Linha do Trem), Ôch foi publicada originalmente em Imaginários em Quadrinhos v. 1.


Umas das obras ganhadoras do Brazil Mangá Awards 2014 de JBC, conta a história de Artie, um garoto que, na ânsia de ser inteligente, faz um pedido a uma estrela cadente e cria Starmind, o Guardião do Saber. Ele traz inteligência a todos, o problema é que só faz isso através da porrada! Isso traz diversas consequências, sejam boas ou más, e cabe a Artie e seus amigos enfrentá-las.

Sempre é bom saber sobre a valorização do produto nacional e de iniciativas assim que atinjam um público variado. E não ler em dispositivos móveis ou computadores não será uma desculpa aceitável, pois todos os quadrinhos deverão ser lançados em edições encadernadas para você ter o conteúdo impresso como parte da sua coleção. Assim o conteúdo online e gratuito funciona também como uma forma de atrair novos leitores, mas não exclui quem gosta dos quadrinhos em sua forma mais tradicional.
-
E aí, curtiu? Pode ter certeza que por aqui, nós curtimos muito. Quanto mais quadrinistas e editoras envolvidos em projetos como esse ou em qualquer outro formato, melhor para nós que amamos ler!