BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Magisterium - O Desafio de Ferro

Amigos e Inimigos. Perigo e Magia. Morte e Vida.
A maioria dos garotos faria qualquer coisa para passar no Desafio de Ferro. Callum Hunt não é um deles. Ele quer falhar.
Se for aprovado no Desafio de Ferro e admitido no Magisterium, ele tem certeza de que isso só irá lhe trazer coisas ruins. Assim, ele se esforça ao máximo para fazer o seu pior... mas falha em seu plano de falhar.
Agora, o Magisterium espera por ele, um lugar ao mesmo tempo incrível e sinistro, com laços sombrios que unem o passado de Call e um caminho tortuoso até o seu futuro.
Magisterium: O Desafio de Ferro nasceu da extraordinária imaginação das autoras best-sellers Holly Black e Cassandra Clare. Um mergulho alucinante em um universo mágico e inexplorado.
Título: O Desafio de Ferro
Série: Magisterium
Editora: Novo Conceito - Selo Editorial: #Irado
Autor (a): Holly Black & Cassandra Clare
Número de Páginas: 384


A série Magisterium chegou com grande comoção e mobilização entre os fãs das autoras e os bookaholics. Tivemos #MagisteriumDay em todo o país, ou quase isso. Tivemos Hangout com as autoras. Mas nada disso ainda tinha sido suficiente para me convencer sobre a qualidade.
-
Não, eu ainda não havia lido nada das duas autoras. Julguem se quiserem.
-
Esperei a passagem da hype e fui aos poucos conferindo resenhas para saber o que me aguardava. Confesso que não gosto de histórias com protagonistas muito jovens, pois a maioria tende a exagerar suas habilidades físicas de forma ridícula e a esquecer os defeitos e regras estabelecidas dentro de suas próprias "realidades". Saber que o protagonista era manco fez minha curiosidade ampliar. Defeitos tornam personagens mais interessantes e uma boa execução faz toda diferença durante a leitura.
-
Quando perdeu sua esposa no Massacre Gelado, Alastair Hunt teve que lidar duas difíceis situações: a mensagem deixada por ela no gelo e cuidar sozinho de seu filho recém nascido Callum Hunt. Traumas e mistérios envolvem o fatídico dia. O mago abandona tudo para criar seu filho longe da magia esperando que nunca chegasse o dia em que o garoto tivesse que ir ao Magisterium.
-
Call Hunt é um garoto cercado de problemas. Ainda bebê sofrera um acidente que o deixara manco para o resto de sua vida. Para provar não ser inferior, o garoto toma uma postura agressiva diante da vida sendo sempre impulsivo e arredio. Seu pai havia dito tudo que precisava saber sobre o quão perigosa é a magia e a instituição chamada Magisterium. Quando fosse posto a prova precisava usar todo seu lado encrenqueiro para falhar na prova de admissão e se livrar de vez da ameaça da magia.
-
Como não poderia deixar de ser, nem todo pensamento negativo é suficiente parar livrar o garoto da escolha, mesmo tendo o pior resultado entre todas as outras crianças. Callum é escolhido pelo Mestre Rufus junto com outros dois alunos, Tamara e Aaron, as duas melhores notas do teste. Para desespero do pai o jovem é levado ao Magisterium onde irá começar o primeiro de seus cinco anos de treinamento e descobertas envolvendo seu passado, presente e futuro.
-
O Desafio de Ferro é apenas o primeiro de muitos em uma longa jornada.
-
Magisterium é obra de narrativa bastante ágil e temperada por jovialidade em todo o texto, não há complicações linguísticas e termos complicados. Há um grande trabalho em torno de amizade, autodescoberta, um pouco de flerte (apesar da pouca idade dos personagens), confusão e aventura. A leitura flui a ponto de não parecer ter quase 400 páginas, mas é claro que a diagramação e tamanho da fonte também contribuem para isso. Isso sem falar no trabalho gráfico belo desde a capa até as ilustrações no inicio de cada capítulo. Toda essa mistura faz desse um livro perfeito para os jovens (os pequenos, os nem tão jovens assim e aqueles de espírito) e que cumpre com o que é prometido: entretenimento, diversão e magia.
-
As personagens embora trabalhadas muito rapidamente em alguns casos possuem personalidades marcadas singularidades, com defeitos e qualidades que os fazem únicos e humanos. Não invencíveis, não insensíveis, apenas humanos. Humanos com algo mais, e cada um deles tenta a todo instante mostrar porque está na trama. Mas o destaque fica por conta do protagonista e sua luta por aceitação, não só como parte de um grupo, mas como indivíduo útil apesar de suas falhas físicas e mentais.
-
É claro, apesar de considerar a obra muito boa dentro do que se propõe não posso deixar de falar do que me fez falta. Sou apaixonado por cenários bem construídos - os elementos que compoem a ambientação da história - e me frustou um pouco não conhecer mais sobre o mundo mago de Magisterium. Assim como o não aprofundamento e a criação de um mistério em torno de vários personagens. Contudo, ainda teremos outros livros para que isso ocorra.
-
Magisterium - O Desafio de Ferro certamente é um livro que indico sem pestanejar a quem busca uma aventura boa, bem escrita, leve e que possa ser feita em pouco tempo. Um bom livro para uma leitura descompromissada com garantia de diversão.