BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Mensageiros da Morte

O Chefe, dono da maior empresa de armamentos do mundo, passando por dificuldades financeiras, percebe que uma guerra em nível mundial é tudo que ele necessita para que seu império se recupere. Com a maestria de um especialista, aguça a ganância e o ódio nas pessoas certas, preparando terreno para um grande confronto armado. Com uma rede de intrigas e compra de favores entre os altos escalões dos principais governos do mundo, o Chefe age como um fantasma, derrubando mitos, espalhando terror e derramando sangue inocente a cada passo dado. Porém, em toda grande teia, sempre há um traidor. Será que alguém terá coragem de desafiar um dos homens mais poderosos do mundo? Quantas peças desse quebra-cabeça terão de ser arrancadas para evitar o pior? Em um livro repleto de mortes e sangue, Marcos de Sousa apresenta o melhor e o pior de cada pessoa. O amor e o ódio se entrelaçam, formando uma corrente indestrutível. O fim do mundo como conhecemos se aproxima e só uma questão é essencial: quantas almas você é capaz de ceifar por ganância?
Título: Mensageiros da Morte 
Autor: Marcos de Sousa 
Editora: APED 
Páginas: 168 

Há algum tempo atrás tive o prazer de divulgar a publicação do livro do querido amigo e parceiro Marcos de Sousa e pouco tempo depois recebi um exemplar para leitura. Após terminar, entrei em contato com ele para discutirmos abertamente e de forma sincera, o que eu tinha achado do livro. O Marcos obviamente já sabe, hoje é a vez de vocês conhecerem a minha opinião sobre Mensageiros da Morte.
-
O mundo é surpreendido por uma série de atentados terroristas em locais de grande importância em diversos países, incluindo o Brasil. Os países afetados buscam os culpados pelos atos terroristas e preparam-se para uma guerra eminente e inevitável. O homem conhecido como o Chefe está secretamente por trás de tudo, e manipula tudo e a todos para lucrar com a guerra e chegar ao seu maior objetivo. É em meio a esse cenário que os personagens são introduzidos e a cada peça inserida, o quebra-cabeça vai tomando forma, e mostrando que suas dimensões são maiores que qualquer especulação criada pelo leitor.
-
Marcos nos entrega uma trama instigante, madura e com bastante crítica em meio ao mistério que move a trama e a ação frenética da guerra que cerca os personagens. Embora esses sejam os principais pontos da trama há muito mais conteúdo e subtramas explorados nos curtos capítulos do livro. São diversas histórias que se cruzam para compor a teia tecida ao redor da guerra e envolve personagens de diversos níveis e escalões indo de policiais do BOPE ao Presidente Americano, passando por diversas outras figuras como empresários, políticos, jornalistas e militares.
-
A narrativa do autor é muito agradável e dinâmica com foco na construção da trama e nas motivações dos personagens, embora tenha precisado descartar um pouco de verosimilhança para aproveitar por completo a história. Existem algumas coisas difíceis de crer, mas sendo uma obra de ficção pura você releva e viaja na trama. Os primeiros capítulos, fora de ordem cronológica, dificultam um pouco a entrada na leitura e causam certa confusão, mas passado eles a leitura corre fácil e ágil. Porém a agilidade que favorece a ação, desfavorece um pouco identificação com os personagens. Gostei da forma como Marcos mantém vivo o mistério e como não poupa escrúpulos durante o livro para criar um cenário duro e cruel, expondo os defeitos do ser humano de forma palpável. Vale destacar a construções dos diálogos, mantendo-os próximos da linguagem falada, mas sem o empobrecimento do português. 
-
Não posso omitir o fato de que a parte gráfica produzida pela editora é bem ruim, um balde de gelo na obra. Não digo pela simplicidade, mas pela falta de zelo nos detalhes chegando a escrever na lombada o nome do livro errado: Mensageiros da Maorte. O próprio Marcos está ciente disso e pretende mudar de editora para uma segunda edição.
-
Além de um autor com futuro, preciso falar sobre a humildade que o autor teve ao ler atentamente as críticas, debater e reconhecer as falhas para poder melhorar. Isso não é algo tão comum quanto deveria, e só faz reforçar meu desejo pela continuação e também por uma segunda edição ainda melhor.
-
Mensageiros da Morte é um livro que vai prender sua atenção com bastante ação e mistério em uma trama intrincada e inteligente que, mesmo em poucas páginas, o deixará satisfeito com o entretenimento. Se tiver a oportunidade não deixe de conferir, pois vale a pena.