BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Os Assassinos do Cartão-Postal

Jacob Kanon, um detetive da divisão de homicídios do Departamento de Polícia de Nova York, está muito longe de casa. Em sua longa viagem, já conheceu as mais belas cidades da Europa. No entanto, não é a paisagem que o atrai. Para ele, cada café, catedral ou museu é uma pista dos assassinos de sua filha.
A filha de Jacob, Kimmy, é apenas uma peça de um doentio e intricado quebra-cabeças. Amsterdã, Copenhague, Madri, Paris... Em toda a Europa, jovens casais são encontrados mortos com a garganta cortada. Os assassinatos não parecem ter qualquer conexão, além de cartões-postais enviados para os jornais locais dias antes da descoberta de cada crime.
Numa tentativa de salvar as próximas vítimas, Jacob vai se unir à jornalista Dessie Larsson, que acaba de receber um cartão-postal em Estocolmo. O que eles não imaginam é que os crimes têm um propósito bem diferente do que pensavam.
Título: Os Assassinos do Cartão-Postal
Editora: Arqueiro
Autor (a): James Patterson e Liza Marklund
Número de Páginas: 304 


James Patterson é o responsável por eu usar seguidas vezes o termo "figurinha carimbada" no Coisas de Meninas, e isso está muito perto de se repetir aqui. Pra começar vamos falar de uma parceria que deu super certo com a escritora sueca Liza Marklund. Os outros parceiros de Patterson que me desculpem, mas a química entre esses dois resultou em um thriller de primeira.
-
Dois assassinos sedutores escolhendo suas vitimas pela Europa, e mandando cartões postais e fotos de seus "trabalhos" para a imprensa. Um pai à beira do abismo, buscando os assassinos de sua filha antes de ser vencido pela vontade de se juntar a ela. Uma repórter pega no olho do furacão em um mundo de mortes brutais e mentes doentias. Até onde um pai deve ir para fazer justiça? Até onde uma repórter pode se envolver com a notícia? Quão doentia a mente de um assassino pode ser? São várias perguntas a serem respondidas em meio a uma caçada frenética onde as respostas estão nos lugares menos prováveis.
-
Com uma trama de fácil compreensão, ágil e repleta de elementos excitantes (ação, sedução, sexo, perseguições e violência) Os Assassinos do Cartão-Postal é uma grande caçada com elementos de investigação. Desde os primeiros momentos conhecemos as identidades dos criminosos e aos poucos vamos nos aprofundando em seu comportamento e motivações: o grande mistério está no porque e não no quem. Enquanto isso Jacob Kanon e Dessie Larsson se unem numa parceria para desmascarar e provar a identidade dos assassinos, além de ter que lidar com uma tensão sexual arrebatadora entre eles.
-
A narrativa empregada segue o padrão dos romances policiais de James Patterson: capítulos curtos (as vezes uma única página), diálogos ágeis, linguagem facilitadora e envolvente. Fora o "estrangeirismo", os termos e nomes em línguas diversas que são utilizados para localização geográfica da história, tudo no texto colabora para uma imersão rápida e profunda. Os personagens são bem aproveitados e aprofundados na medida certa para não serem apenas corpos vazios e também não atrapalhar o andamento da história com viagens ao passado demoradas. O livro pode ser lido em uma tarde, ou se lido pausadamente de 2 a 3 dias no máximo, tão ágil e empolgante a leitura é.
-
Sem sombras de dúvidas esse foi o trabalho de Patterson que mais gostei. Espero que a parceria com Liza Marklund se repita e nos traga outros livros com a mesma qualidade, quem sabe novas histórias avulsas como essa que nos apresente boas tramas, bons personagens, sem a necessidade de uma série longa.