BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Agatha Christie no Meitantei Poirot to Marple

A Jovem Mabel West é filha do escritor de mistérios Raymond West, que quer que ela leve uma vida normal. Rebelando-se contra isso, Mabel quer ser uma grande detetive e parte para Londres para se tornar assistente de ninguém menos do que Hercule Poirot, o grande detetive belga que reside lá. Ela finalmente ganha a aprovação relutante de seu pai, e embarca em uma excitante vida de mistério e suspense - sua única exigência é que ela, ocasionalmente, passe algum tempo com sua tia-avó, Jane Marple, na pequena aldeia de St. Mary Mead.                                                                                                                                                                                                                                                     
Agatha Christie no Meitantei Poirot to Marple
Lançamento: 2004 Duração: 25 Min/Episódio
Gênero: Trhiller/ Detetive
Produção: 
Oriental Light and Magic

Queridos viajantes do Multiverso, vejam como é estranha a vida. Certa vez estava eu em meu quarto assistindo Avatar: A lenda de Aang, quando a minha irmã surge à porta com uma pergunta: "Agatha Christie não é aquela escritora lá que Neyla (minha noiva) gosta?" Sem entender respondi: "É sim por quê?" E ela me responde: "Acabei de ver um anime que leva o nome dela alí."
-
Minha reação na hora foi pensar o que Agatha Christie tinha a ver com desenhos japoneses. Decidi conferir para saber do que se tratava aquilo, e eis que descubro: Os Grandes Detetives de Agatha Christie: Poirot e Marple (tradução livre) e me surpreendi bastante com a obra.
-
Agatha Christie no Meitantei Poirot to Marple, titulo original da animação, é uma adaptação em anime das histórias de Agatha Christie que usa seus mais conhecidos personagens Hercule Poirot e Miss Marple. Uma nova personagem chamada Maybelle West, sobrinha-neta de Miss Marple, quer se torna assistente junior de Poirot, e é usada para ligar os dois detetives. Maybelle é filha de Raymond West, um conhecido escritor inglês, que queria dar a filha uma educação tradicional. A garota, no entanto, sonhava em construir o próprio futuro e lutava contra as imposições do pai, mesmo sabendo o quanto ele a ama. A série, adaptando várias das mais conhecidas histórias de Poirot e Marple, foi transmitida no japão entre 2004 e 2005 em um total de 39 episódios. A série de mangá sob o mesmo título foi lançada apenas em 2005.

A série de TV é uma adaptação fiel às histórias originais e tive a sorte de comprovar isso logo no primeiro episodio, o qual era um conto que eu havia lido dentro do livro Poirot Investiga. Geralmente as histórias curtas, como contos, são adaptadas em um episódio de 25 minutos, enquanto as maiores são divididas entre dois e quatro episódios.
-
Apesar de ser uma moderna adaptação japonesa, o cenário e o espaço temporal original são mantidos. A mudança mais óbvia é a adição de Maybelle West e seu patinho de estimação, Oliver. Entretanto a presença dela não altera substancialmente o desenvolvimento do enredo. Outras mudanças são em geral de menor importância e ocorrem por conta da pronúncia japonesa ao inglês, como por exemplo, o Inspetor Japp se torna "Inspetor Sharpe" - embora ainda seja traduzido com o nome original. O significado de alguns detalhes ligados ao idioma inglês é adaptado, embora as pistas ainda levem ao mesmo fim.
-
Agatha Christie no Meitantei Poirot to Marple, é a minha dica para os amantes de literatura apreciarem um bom anime, e para os fãs de anime conheceram depois a literatura. O desenho é facilmente encontrado na internet, bastando apenas uma busca e é possível ser assistido online. O lado ruim é que está no idioma original(japonês) e legendado, mas isso é fácil abstrair quando a diversão é posta em primeiro lugar. Espero que aproveitem a dica e investiguem a fundo mais esse caso.