BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Trilogia do Mago Negro: O Clã dos Magos


Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam.
Enquanto a multidão é expurgada da cidade, uma jovem garota de rua, furiosa com o tratamento dispensado pelas autoridades a sua família e amigos, atira uma pedra ao escudo protetor, colocando nisso toda a raiva que sente. Para o espanto de todos que testemunham a ação, a pedra atravessa sem dificuldades a barreira e deixa um dos mágicos inconsciente.
Trata-se de um ato inconcebível, e o maior medo da Clã de repente se concretiza: uma maga não treinada está à solta pelas ruas. Ela deve ser encontrada, e rápido, antes que seus poderes fiquem fora de controle e destruam a todos.
Título: O Clã dos Magos
Série: Trilogia do Mago Negro
Autor: Trudi Canavan
Editora: Novo Conceito - Páginas: 448
Lançamento: 2012 - ISBN: 
9788581630007

O Clã dos Magos é o primeiro livro da Trilogia do Mago Negro escrito pela Australiana Trudi Canavan. Porém a impressão que ele passa ao leitor é que se tratam de dois livros em um e vou explicar a razão.
-
Durante a primeira parte da obra conhecemos Sonea e a dura realidade enfrentada pelos moradores da periferia de Imardin. Junto com ela conhecemos os magos do Clã, os poderosos daquela sociedade e os "perigos" que eles representam. E é durante a Purificação que uma confusão acontece. Sonea encontra alguns amigos de longa data em confronto direto com os magos e, no meio de tudo isso os poderes mágicos da jovem despertam ao atirar uma pedra imbuída de raiva contra um mago. Os magos revidam por instinto e acabam matando um jovem, mas alguns perceberam que não fora ele o responsável pela magia.
-
A partir desse ponto o livro se foca em mostrar a fuga de Sonea, pois o Clã dos Magos não aceitam que exista um mago fora dele e que possa usar seus poderes contra a instituição. Em contra ponto a isso somos introduzidos a capítulos com a visão dos magos e sua busca, e descobrimos que eles não são tão malvados quanto a jovem pensava. Essa primeira etapa do livro tende a se prolongar e se arrastar em um esquema para introduzir com consistência o enredo, o que acaba sendo difícil de ultrapassar. Mas as coisas mudam na segunda etapa do livro.
-
Sonea passa a aprender e controlar os poderes durante a segunda parte por conta da ajuda que recebe, não irei e não poderei entrar nos detalhes dessa parte sem estragara leitura de quem se interessar. Contudo posso garantir que a segunda etapa vale a lentidão da primeira. O aprendizado e os detalhes sobre o tão falado Clã  dos Magos são descritos de forma com que surja no leitor o mesmo interesse que surge na jovem Sonea. E o mistério sobre a figura do Mago Negro completa o serviço.
-
O livro é todo narrado em terceira pessoa e mostra as duas faces da moeda daquela realidade fantástica expondo as mazelas da realidade distópica com base na "magocracia". Os personagens são bem construídos e conseguem sua conquistar sua simpatia a partir de suas singularidades. Existe uma inclusão e repetição de gírias - algumas inventadas especialmente para a obra e mais algumas reais - para dar um ar mais comum que incomoda um pouco, mas não prejudicam a leitura de forma alguma.
-
O Clã dos Magos está longe de ser um livro perfeito, mas ainda sim é um livro muito bom de se ler ao passar os obstáculos. É importante não desistir durante a lenta primeira parte para poder aproveitar o livro como um todo. O livro termina com a promessa de que a trilogia tem muito para contar sobre os mistérios que rondam o Clã, o Mago Negro, a real extensão dos poderes de Sonea e o como a sociedade é afetada pela existência de um mago saído do povo. Algo que nunca houve antes.
-
Mas, dos outros livros falaremos nas próximas semanas.