BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Planeta do Tesouro






A história conta sobre o jovem Jim Hawkins, um adolescente problemático que traz apenas dor de cabeça e problemas a sua mãe, a dona de uma pequena estalagem. O garoto encontra um raríssimo mapa para um fabuloso tesouro caçado por todos os navegantes espaciais. Mas neste instante, os tais piratas teriam invadido a estalagem e tacaram fogo na mesma, onde muito mal Jim e sua mãe conseguiram se salvar. Agora, o que o garoto mal podia esperar era que o embrulho seria um mapa até as lembranças das histórias de quando era criança. O mesmo levaria até o "butim de mil galaxias", o tesouro de Flint, um temido pirata espacial escondido no Planeta do Tesouro. A caçada começa com Jim, o Doutor, a Capitã Amélia e uma tripulação bastante suspeita comandada por John Silver, um ciborgue mal humorado que cuida da cozinha do navio.
ElencoJoseph Gordon-Levitt/Peterson Adriano, Brian Murray/Mauro Ramos, Hyde Pierce/ Júlio Chaves, Emma Thompson/Guilene Conte, Martin Short/Marco Ribeiro, Laurie Metcalf/Maíra Góes, Roscoe Lee Browne/Roberto Lopes, Patrick McGoohan/Isaac Bardavid
DublagemDelart - Rio
Direção, Tradução e Adaptação: Garcia Júnior
RoteiroRon Clements, Robert Louis Stevenson (Livro)
DireçãoRon Clements, John Musker

A Disney sempre nos presenteia com animações que despertam as mais variadas emoções. Rimos, choramos, nos divertimos pra valer com as aventuras que nos são trazidas. Porém algumas delas não recebem devido destaque ou nem mesmo chegam a ser conhecidas pelo grande público. Acredite você ou não o indicado ao Oscar de Melhor Animação - O Planeta do Tesouro - é um desses.
-
A 42ª  animação em longa metragem, apesar de críticas positivas, não conseguiu recuperar seu orçamento nas bilheterias. Soterrado na atenção do público por outras animações do mesmo ano como a Viagem de Chihiro, Lilo & Stich e Spirit o próprio filme tornou-se um pequeno tesouro perdido.  A trama é uma adaptação em formato de ficção científica do romance clássico A Ilha do Tesouro de Robert Louis Stevenson. Nessa nova roupagem a aventura sai dos mares para a imensidão do cosmos substituindo a ilha por um planeta. O que torna tudo mais interessante.



Eu sempre gostei muito dos filmes da Disney, principalmente os mais aventureiros. Não sou daqueles que se incomoda com as músicas como tem por aí. Para falar a verdade acho que esse seja um dos pontos mais fortes deles. Mas além da boa trilha O Planeta do Tesouro vem com uma pegada Disney diferente: Um adolescente inquieto que parte pra aventura atrás da vida que ele sempre quis, do universo que ele tanto desejava ver. Nada muito diferente dos desejos de muitos adolescentes por aí: Uma aventura  de descobertas, do mundo e de si mesmo.
-
Embora seja um jovem rebelde, Jim se importa muito com as pessoas. Em especial a sua mãe que perde tudo que lhe resta quando os piratas invadem sua estalagem em busca do mapa de Flint. É uma relação forte e bem construída, assim como é a relação com Long Jhon Silver. O pirata, antagonista da trama, e o jovem tem uma relação bem diferente do que estamos acostumados a ver nesses casos. O suposto vilão e o mocinho se gostam e se respeitam mesmos nos piores momentos onde precisam se enfrentar.
-
A forma como tudo se desenrola chega a ser um tanto devagar e parada em alguns momentos, mas o conjunto da obra compensa os por menores. Arrependo-me de não ter apreciado essa viagem pelo infinito mais cedo, pois muito me agradou. Gostei muito também da sutil homenagem e respeitosa feita a obra original. O nome do navio em que Jim Hawkins embarca para sua jornada, "R.L.S. Legacy", é uma referência ao autor do livro ao qual Planeta do Tesouro foi baseado.
-
O Planeta do Tesouro é um filme bacana para se assistir naquela tarde em família, ou mesmo sozinho em último caso. O importante é aproveitar a viagem e tudo que ela tem a ensinar.