BEM-VINDO VIAJANTE! O QUE BUSCA NO MULTIVERSO?

Hellboy: 20 Anos do Vermelhão


Amanhã, dia 22 de Março o Hellboy completa 20 anos. Apesar de gostar bastante do personagem, li muito pouco, meu primeiro contato foi com os filmes no cinema. Mas fiquei fascinado por suas aventuras combatendo o mal enfrentando ameaças tão diversas como vampiros, lobisomens, fantasmas, monstros, antigos deuses da noite, ladrões de túmulos, golens, etç.  Por fim os mais importantes inimigos: nazistas, o espírito imortal de Rasputin e a bruxa lendária Baba Yaga.
Para quem não conhece, o personagem foi criado pelo quadrinista Mike Mignola sob o selo da Dark Horse Comics. Juntando o demônio fanfarrão descoberto pelo Professor Trevor Bruttenholm, que cuidou da criatura como um filho, a pirocinética Liz Sherman e Abe Sapien, o Icthyosapiens, formou a equipe de investigação paranormal mais bizarra e simpática dos quadrinhos. O personagem tornou-se mais conhecido após os filmes do Guillermo Del Toro, protagonizados pelo Ron Pearlman onde é tratado de forma um pouco diferente da sua origem. Os fãs mais caxias muito reclamam. Particularmente acho os filmes muito bacanas, mas o próprio Del Toro produziu uma solução para essa questão: as animações.
Mais fiel aos quadrinhos, mas mantendo o mesmo elenco das telonas (como dubladores) as animações são a minha recomendação para essa comemoração. O clima soturno de investigação bem diferente da de fantasia dos longas e o design cartunesco, de certa forma mais grotesco, dão forma a duas histórias bem legais. Dá para assistir as duas em uma mesma tarde com a família sem problemas, pois apesar de tudo essa não é uma animação adulta carregada de violência. O sobrenatural é só o plano de fundo para as aventuras. Busque as animações e não deixe de conferir. 
Hellboy: A Espada das Tempestades - Um professor universitário lê um documento proibido e é possuído por dois demônios, o do trovão e o da luz. Agora, os demônios querem invadir o mundo humano e despertar seus irmãos, os dragões. Hellboy e seus companheiros viajam para o Japão para investigar o caso. Ao chegar lá, o herói encontra a espada das tempestades que o fará conhecer e viajar bem de perto pela mitologia japonesa.

Hellboy: Sangue e Ferro - Em 1939, um jovem professor destruiu Erzebet Ondrunsko, uma vampira que atacou muitos inocentes com o intuito de se manter jovem. Agora, alguém do interior de Nova York está tentando trazê-la de volta à vida, e o velho professor decide investigar e proteger sua cidade. Junto com ele estarão Hellboy e a equipe do Bureau contra vampiros, monstros, lobisomens, fantasmas, harpias e bruxas - enfim, a velha guarda do horror. 





                                                                                                                                                                                              
E pra quem ficou curioso e/ou curte o personagem fique sabendo que tem comemoração oficial no Brasil: a Quanta Academia de Artes (Rua Doutor José de Queirós Aranha, 246, Vila Mariana), em São Paulo/SP, participará do Hellboy Day. Essa iniciativa acontecerá a exposição Hellboy 20 Anos. A partir das 18h, acontecerá um bate-papo com Fábio Moon, Marcelo Braga e Marcelo Campos, além de sorteio de pôsteres, adesivos e coleções dos quadrinhos do personagem.
_
Além disso, a editora Dark Horse lançará duas novas histórias, escritas pelo próprio Mignola e desenhadas pelo brasileiro Fábio Moon e por R. Sikoryak. Elas estarão em um especial que contará ainda com as republicações de The Goul e Another Day at the Office.
E Parabéns Vermelho!